Android 11 Beta foi liberado hoje pelo Google, conheça as novidades

android 11
Gravação de tela, desempenho melhorado e acesso por voz atualizado estão entre as novidades do novo Android 11
Anúncio
Android 11 Beta foi liberado hoje pelo Google, conheça as novidades

A versão Beta do Android 11, chamado também de Android R, está sendo lançada hoje, 10/06, pelo Google e abaixo contamos tudo que há de novo no sistema operacional mais usado no planeta!

A nova versão traz muitos recursos e os principais são voltados para comunicação, como mover todas as conversas de vários aplicativos de mensagens para um espaço exclusivo na área de notificações. Há também a possibilidade de gravar a tela do smartphone sem o uso de aplicativos de terceiros ou de modificações de sistema, como algumas empresas já vêm fazendo. O recurso é esperado há muito tempo, e vale lembrar que está presente nos iPhones desde o iOS 11, lançado em 2017.

Outro recurso presente nativamente em outros sistemas e que virá de fábrica — para quem usa o teclado GBoard, do Google — são as sugestões relevantes e automáticas para emoji e texto. Os teclados de Samsung e Apple já sugerem emojis ao digitar textos, como por exemplo ao digitar “cachorro” o teclado sugere o emoji de cachorro :cachorro_corpo:. Não é nada que faça alguém deixar de usar o Android, mas em algumas situações de descontração ou quando você precisa demonstrar algum sentimento ajudam bastante.

Confira aqui as principais novidades do Android 11.

Conversas em bolhas

Agora todos os aplicativos de mensagens poderão ser exibidos em bolhas, sem necessidade de alternar entre o aplicativo que você estiver usando e o app do mensageiro. É o mesmo esquema que já conhecemos desde 2012 com o Messenger do Facebook, mas agora para Telegram, Whatsapp e demais plataformas de mensagens.

O Android 11 Beta também moverá todas as suas conversas de aplicativos de mensagens para um espaço exclusivo dentre as demais notificações, gerando facilidade ao visualizar, responder e gerenciar suas conversas num só lugar. E a maior novidade aqui, é a possibilidade de marcar uma conversa como prioritária, para nunca perder uma mensagem importante. Essas conversas marcadas como importantes serão exibidas no tela de bloqueio inclusive quando a opção “Não Perturbe” estiver ativada. Agora as notificações ficarão mais organizadas e serão organizadas de acordo com o tipo, “conversas”, “alertas” e “silenciadas”.

Conversas em bolhas no Android 11 Beta

Player de música no menu

Sim, já tínhamos a possibilidade de trocar de música na aba de notificações, e agora ela estará acompanhada dos botões de Wi-Fi, Bluetooth e demais. E ficou bem mais simples escolher onde você quer que a mídia seja tocada, veja:

Player de música no Android 11 Beta

Facilidade ao controlar sua casa

A Internet das Coisas (IoT) está cada vez mais popular e presente no nosso dia-a-dia, e o Android 11 Beta já traz funções que te ajudarão — e muito — a gerenciar melhor todos seus dispositivos conectados. Agora, pressionando e segurando o botão de energia, será possível acessar e controlar rapidamente seus dispositivos inteligentes em um único lugar. Acender as luzes, temperatura, ou destrancar a porta da frente, agora podem ser realizadas com um simples toque, sem que seja necessário abrir diversos aplicativos.

Os controles dos dispositivos conectados aparecerão juntamente com outras coisas importantes, como, por exemplo, cartões de crédito e os métodos de pagamento ou cartão de embarque (será útil no fim da pandemia). A ideia é pensar como se fosse “bolso” mesmo.

Android 11 Beta foi liberado hoje pelo Google, conheça as novidades

Mais privacidade

O Android 11 possui novos controles de privacidade e segurança que dão ao usuário o poder de decidir como e quando os dados do seu dispositivo são compartilhados. E informações mais sensíveis possuem níveis maiores de segurança. Será possível determinar ou não se aplicativos terão acesso a sensores como microfone, câmera ou local apenas uma vez. Na próxima vez que o aplicativo precisar do acesso, será necessário solicitar sua permissão novamente.
E o mais prático: se você não usar um aplicativo por muito tempo, todas as permissões dadas a esse aplicativo serão redefinidas e você será notificado, teremos sempre o poder conceder novamente as permissões do aplicativo na próxima vez que abri-lo.

Para quem, em 2020, não está satisfeito com o robozinho verde, a nova versão do Android trouxe desempenho melhorado, acesso por voz atualizado, possibilidade de gravar a tela, facilidade de conversar com o Bubbles, central multimídia, player de música no lado dos botões de Wi-Fi, Bluetooth e demais opções e um menu de compartilhamento aprimorado que facilita o compartilhamento de conteúdo do seu smartphone.

O The Verge fez um demonstrativo bem bacana de muitos recursos que estão embarcados no Android 11 Beta

O Android 11 segue sem data revelada, mas seguindo o que aconteceu nos anos anteriores, ele poderá ser lançado entre agosto e setembro de 2020. Você pode encontrar esses e muitos outros recursos na versão Beta, disponível nos telefones Pixel 2+ a partir de hoje e em outros dispositivos, a partir das próximas semanas, de acordo com cada fabricante. Inclusive, já dá para baixar a imagem do sistema no site do Google para você testar as funcionalidades, segundo alguns usuários o sistema está apresentando alguns bugs, então esteja preparado. Para mais informações, você pode checar a página de desenvolvedores do Android. E aí, gostou das novidades?

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter