Google lança o Android 11 Developer Preview antes do esperado; confira novidades

O Android 11 Developer Preview foi lançado neste dia 19 de fevereiro de 2020 (Foto: Reprodução)
Previsto inicialmente para o dia 12 de maio, o Google pegou todos "de surpresa" e lançou o Android 11 Developer Preview neste dia 19 de fevereiro.

O Google lançou oficialmente (e bem antes do previsto) o Android 11 Developer Preview neste dia 19 de fevereiro, e já está disponível para download em seu Pixel 2, Pixel 3, Pixel 3a ou Pixel 4.

O Android 11 Developer Preview é a versão que inclui o que os desenvolvedores precisam para testarem seus aplicativos. Por se tratar de uma primeira versão, ela deve contar ainda com muitos bugs, que deverão ser corrigidos nas próximas semanas.

Sobre as novidades, o Android Central fez uma lista de dez coisas que podemos esperar para o lançamento da versão definitiva e que já estão sendo testadas no novo sistema operacional.

Janelas de chats

O chat bubbles permite que você leia e interaja com mensagens sem a necessidade de abrir o aplicativo (Foto: Reprodução)
As chat bubbles permitem que você leia e interaja com mensagens sem a necessidade de abrir o aplicativo (Foto: Reprodução)

O novo aplicativo para chats, chamados em inglês de “Chat Bubbles”, permite que você abra uma pequena janela para enviar e receber mensagens sem a necessidade de abrir o aplicativo inteiro.

Para ter acesso a todas as funções e configurações continuará sendo necessário abrir o app, mas para aqueles que querem enviar mensagens rápidas, o “bubbles” acaba sendo prático ao usuário.

Mensagens de vários aplicativos

O Android 11 mostra as mensagens de todos os aplicativos em um só lugar, indicando também da onde ele vem (Foto: Reprodução)
O Android 11 mostra as mensagens de todos os aplicativos em um só lugar, indicando também da onde ele vem (Foto: Reprodução)

Ainda sobre mensagens, o Android 11 traz uma nova sessão que unifica todos os aplicativos de mensagens.

Isso significa que mensagens vindas de diferentes aplicativos, como Telegram, WhatsApp e outros, são mostradas em uma única janela, facilitando ainda mais a troca de mensagens.

Enviar imagens pelas notificações

Agora será possível enviar imagens diretamente das notificações (Foto: Reprodução)
Agora será possível enviar imagens diretamente das notificações (Foto: Reprodução)

Outra novidade é que as pessoas poderão enviar imagens diretamente das notificações, sem haver a necessidade de abrir o aplicativo inteiro para enviar este tipo de mensagem.

Dentro deste Android 11 Developer Preview, ele funciona apenas com imagens copiadas dentro do aplicativo do Google Chrome. No entanto, a expectativa é que futuramente qualquer imagem possa ser compartilhada.

Permissão única e temporária

A permissão única é oferecida para pedidos considerados sensíveis (Foto: Reprodução)
A permissão única é oferecida para pedidos considerados sensíveis (Foto: Reprodução)

Um dos pontos mais importantes do Android 10 foi o novo sistema de permissões, sendo algo que o Google está aprimorando novamente no Android 11.

Dessa vez, será possível dar a certos aplicativos uma permissão temporária, que garante acesso a sua localização, microfone e câmera. Isso significa que quando você sair do aplicativo, as permissões são revogadas, garantindo maior controle ao usuário perante as informações adquiridas pelo app.

Smartphone fica mudo quando usa a câmera

No Android 11 o usuário não é interrompido quando a câmera está ligada (Foto: Reprodução)
No Android 11 o usuário não é interrompido quando a câmera está ligada (Foto: Reprodução)

O Android 11 deixa mudo o barulho de alarme, notificações e toques quando o aplicativo da câmera está aberto, apenas vibrando para indicar que alguém está telefonando.

Isso é ideal para não atrapalhar os usuários quando estão gravando vídeos ou tirando fotos.

Licenças de direção

O Android 11 também pretende digitalizar a carteira de motorista, facilitando a vida do usuário (Foto: Reprodução)
O Android 11 também pretende digitalizar a carteira de motorista, facilitando a vida do usuário (Foto: Reprodução)

Com as carteiras digitais, em que cartões de crédito, ingressos para shows e cartões de embarque são armazenados no seu telefone, ainda é necessário a carteira para guardarmos os documentos. Com o Android 11, será possível também ter a carteira de habilitação digital armazenada no sistema (lembrando que no Brasil já existe a carteira de habilitação digital em forma de aplicativo).

O sistema operacional agora dá suporte ao armazenamento de documentos sensíveis, incluindo o padrão ISO 18013-5 para carteiras de habilitação digitais. No entanto, o governo norte-americano ainda precisa fazer regulamentar o documento digital, o que significa que você ainda precisa do documento físico até que isso ocorra.

Scoped Storage facilitado para desenvolvedores

Google lança o Android 11 Developer Preview antes do esperado; confira novidades
A ideia é que o Android 11 faça a transição de aplicativos para o conceito de “Scoped Storage” mais facilmente (Foto: Reprodução)

No ano passado, o Android 10 apresentou ao mundo o conceito de “Scoped Storage”, prevenindo que aplicativos maliciosos acessem informações particulares. Apesar de ser bem recebido pelos usuários, os desenvolvedores precisaram ter muito trabalho para que seus aplicativos trabalhassem normalmente.

Com o Android 11, a ideia é facilitar a implementação do “Scoped Storage“. A informação oficial diz que o objetivo é trabalhar para continuar dando melhor proteção ao aplicativo e aos dados do usuário, e que os desenvolvedores consigam fazer a transição de seus aplicativos mais facilmente.

Biometria com mais níveis de segurança

A biometria passará a ter vários níveis de segurança (Foto: Reprodução)
A biometria passará a ter vários níveis de segurança (Foto: Reprodução)

O Android 11 levará a biometria ao “próximo nível” e dará suporte a três tipos de autenticadores: forte, fraco e credencial de dispositivo.

Isso significa que a segurança biométrica ajudará a dar ainda mais privacidade ao seu smartphone. O Google também aprimorou a API responsável pela biometria para melhorar a integração com os aplicativos.

5G é melhor no Android 11

O Android 11 permitirá ter um uso mais eficiente da tecnologia 5G (Foto: Reprodução)
O Android 11 permitirá ter um uso mais eficiente da tecnologia 5G (Foto: Reprodução)

Alguns smartphones com Android 10 já podem se conectar com a tecnologia 5G, mas com o Android 11 as mudanças farão com que a experiência seja melhor.

A mais notável é o API “Dynamic Meterdness”, que funciona caso você tenha conexão ilimitada com o 5G, sendo possível acessar vídeos e gráficos em alta resolução para tirar total vantagem dessa velocidade.

O Android 11 também introduz a API “Bandwidth Estimator”, um recurso que tornará mais fácil a visualização da velocidade de banda para a conexão 5G.

Melhor compatibilidade com displays pinhole e waterfall

Os smartphones com design "waterfall" ou "pinhole" terão melhor compatibilidade com os aplicativos no Android 11 (Foto: Reprodução)
Os smartphones com design “waterfall” ou “pinhole” terão melhor compatibilidade com os aplicativos no Android 11 (Foto: Reprodução)

Com o avanço das telas para as bordas dos telefones, os fabricantes foram integrando as câmeras para dentro das telas, criando os chamados notches. Este layout de tela começou a ter suporte a partir do Android 9.

Com a chegada do Android 11, a Google mostra seu compromisso com estas telas, adicionando suporte aos displays do tipo pinhole (com uma pequena abertura circular para câmera) e waterfall (com uma faixa no topo da tela, semelhante ao iPhone).

Estes layouts estão sendo adicionados à API existente, porém foi adicionada uma nova API que permite o uso de toda a tela, incluindo as laterais das câmeras. 

E você? Ansioso para o Android 11? Deixe sua opinião nos comentários!

Fontes: The Verge, Android Central, Droid-Life


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter