Quando o android 13 chegará aos smartphones da samsung?

Quando o Android 13 chegará aos smartphones da Samsung?

Avatar of otávio queiroz
Ansioso para a nova versão do sistema operacional do Google? Confira quando e quais smartphones da Samsung receberão o Android 13

O Android 13 ainda não foi lançado oficialmente, mas falta muito pouco para o novo sistema operacional chegar ao mercado. No início do mês, o Google lançou a quarta e última versão beta do SO. Agora, o próximo passo é o lançamento da versão final para o público, que deve acontecer em meados de agosto, se os principais rumores estiverem corretos. Com isso, a ansiedade bate na porta dos donos de smartphones Android, incluindo aqueles que ostentam o seu Galaxy no bolso. Mas, afinal, quando o Android 13 chegará aos smartphones da Samsung?

Atualmente, a sul-coreana está lançando a atualização One UI 4.1 baseada no Android 12 para os seus dispositivos Galaxy, incluindo smartphones e tablets. Enquanto isso, espera-se que a empresa inicie o One UI 5 Beta baseado no Android 13 entre o final de julho e início de agosto. Apesar da empresa ainda não ter divulgado um cronograma de atualização para o Android 13, a expectativa é de que isso aconteça ainda este ano, começando com os seus carros-chefe da série Galaxy S22.

O que há de novo na One UI 5, baseada no Android 13?

O que há de novo na one ui 5, baseada no android 13?
One UI 5 virá com reformulações nas telas de notificações, com ícones maiores e uma opacidade de plano de fundo diferente do visto na versão 4 (Reprodução/9to5Google)

Na metade de julho, o site 9to5Google obteve uma versão prévia da One UI 5 antes de todo mundo e conseguiu revelar algumas novidades que a Samsung está preparando para o Android 13. Obviamente, por não se tratar de uma versão oficial, é possível que alguns dos recursos de software não estejam, de fato, disponíveis no dia do lançamento.

A próxima geração da interface dos dispositivos Galaxy da Samsung virá com telas reformuladas, maior velocidade e ferramentas inéditas. Em termos visuais, de cara já é possível notar mudanças nas telas de notificações. Agora, elas ganham ícones maiores e uma opacidade de plano de fundo diferente, se compararmos com o atual One UI 4. Outra mudança está presente no menu pop-up de permissões. Agora, as caixas de diálogo surgem no meio da tela, diferentemente do que ocorre com a versão 4, onde elas utilizam a parte inferior.

One ui 5
Agora, as caixas de diálogo surgem no meio da tela, diferentemente do que ocorre com a versão 4, onde elas utilizam a parte inferior (Reprodução/9to5Google)

A segurança da One UI 5 também será aprimorada. A tela de Segurança e Privacidade foi reformulada para abrigar opções que antes ficavam distribuídas em outros menus. Na nova central, é possível encontrar tudo sobre contas, senhas, ferramentas de segurança e recursos de privacidade. Além disso, a One UI 5 ganha um novo recurso que permite executar uma varredura no smartphone em busca de apps que abusam das permissões concedidas. A ferramenta também traz configurações extras de segurança para habilitar e assim deixar o aparelho menos vulnerável.

O primeiro beta público da nova versão da interface da Samsung também adiciona o recurso de reconhecimento de texto em imagens (OCR) no app Galeria e no teclado do celular. Com isso, será possível copiar e colar textos detectados em fotos e compartilhá-los com facilidade em outros apps. Na seção Labs, é possível encontrar também duas novas opções de gestos: o de deslizar com dois dedos para multitarefa em tela dividida e o de deslizar a partir do canto para criar uma janela pop-up.

Ocr no one ui 5
Recurso de reconhecimento de texto em imagens (OCR) permite copiar e colar textos rapidamente (Reprodução/9to5Google)

Outra mudança interessante é a integração da assistente virtual Bixby como um recurso nativo da One UI 5. Anteriormente, o recurso vinha como uma alternativa opcional para quem não utiliza o Google Assistente. Com a chegada da nova versão, a Bixby passará a ser oficializada e precisará ser desativada manualmente, caso você não seja um fã dos comandos de voz.

Quais smartphones da Samsung receberá o Android 13?

Quais smartphones da samsung receberá o android 13?
Linha Galaxy S22 deve ser uma das primeiras a receber o novo Android 13 (Reprodução/Internet)

Normalmente, cada dispositivo Samsung é elegível para, pelo menos, duas grandes atualizações do Android, enquanto os intermediários e os carros-chefe mais antigos para três atualizações e os carros-chefe mais recentes e os intermediários selecionados para até quatro atualizações do sistema operacional. Confira, a seguir, quais smartphones da Samsung receberão o Android 13 inicialmente.

  • Série Galaxy S: Galaxy S22, Galaxy S22+, Galaxy S22 Ultra, Galaxy S21, Galaxy S21+, Galaxy S21 Ultra, Galaxy S21 FE e os próximos dispositivos da série S.
  • Série Galaxy Z: Galaxy Z Fold 3, Galaxy Z Flip 3 e os próximos dispositivos da série Z.
  • Galaxy A Series: Galaxy A53, Galaxy A73 e os próximos dispositivos da série Z.
  • Tablets Galaxy: Galaxy Tab S8, Galaxy Tab S8+, Galaxy Tab S8 Ultra e os próximos dispositivos da série Tab S.

Caso você não encontre seu telefone na lista mencionada acima, não entre em pânico! Há outros dispositivos que, certamente, receberão a atualização do Android 13 no futuro.

Quando o android 13 chegará aos smartphones da samsung?
Expectativa é que primeiros smartphones da Samsung recebam o Android 13 no último trimestre do ano (Reprodução/Internet)

Ainda não foi divulgado oficialmente pela Samsung quando o Android 13 chegará à linha Galaxy. No entanto, espera-se que a versão final One UI 5 chegue aos celulares no último trimestre do ano, possivelmente entre outubro e dezembro de 2022.

Veja também:

Em 2021, a Samsung vendeu 10 milhões de smartphones dobráveis, representando um aumento de 300% no setor. Saiba quais devem ser os próximos passos da sul-coreana em busca da maior fatia do mercado.

Fontes: Sammy Fans, 9to5Google.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados