Android: como compartilhar a senha do seu Wi-Fi via QR Code

8 1
No tutorial a seguir, aprenda a compartilhar sua rede Wi-Fi através de um QR Code e permita que amigos e família se conectem na sua casa sem precisar de senhas
Anúncio
Android: como compartilhar a senha do seu Wi-Fi via QR Code

Uma das novidades lançadas no Android 10 é a possibilidade de compartilhar sua rede Wi-Fi através de um QR Code ou Código QR, no termo em português. Embora pouco popular, a função evita que você precise decorar a sua senha – ou checá-la em algum lugar – sempre que alguém pedir para acessar a sua rede. Além disso, o recurso é especialmente útil para estabelecimentos que oferecem Wi-Fi aos seus clientes, visto que é possível imprimir o QR code gerado e disponibilizá-lo para o público que frequenta seu negócio.

No tutorial a seguir, veja como compartilhar sua rede Wi-Fi a parir de um QR Code e permitir que outras pessoas se conectem à rede sem a necessidade de senhas. Antes, no entanto, é válido ressaltar que a função só está presente em smartphones com o Android 10, a última versão do sistema lançada até então.

Passo 1. Abra as Configurações do seu Smartphone:

Android-Como-Compartilhar-Rede-Wi-Fi-Via-QR-Code-Código-QR-1

Passo 2. Acesse os ajustes de Conexões e/ou Redes:

Android-Como-Compartilhar-Rede-Wi-Fi-Via-QR-Code-Código-QR-2

Passo 3. Acesse os ajustes de Wi-Fi:

Android-Como-Compartilhar-Rede-Wi-Fi-Via-QR-Code-Código-QR-3

Passo 4. Toque no nome da sua rede Wi-Fi (aquela na qual o smartphone está conectado) ou, como no caso da imagem abaixo (em smartphones Samsung), toque no ícone de engrenagem à direita:

Android: como compartilhar a senha do seu Wi-Fi via QR Code

Passo 5. Você está agora na tela de detalhes da sua rede Wi-Fi. Logo abaixo é possível encontrar o ícone de Código QR (QR Code). Toque no ícone:

Android-Como-Compartilhar-Rede-Wi-Fi-Via-QR-Code-Código-QR-5

Passo 6. Pronto! O QR Code da sua rede já foi criado.

Android-Como-Compartilhar-Rede-Wi-Fi-Via-QR-Code-Código-QR-6

Conectando um smartphone à sua rede via QR Code

Agora que você já aprendeu a criar o QR Code da sua rede Wi-Fi, é importante também saber como seus amigos – ou clientes, se for o caso – devem se conectar à sua rede através dele. Para isso, veja o passo a passo a seguir:

Passo 1. Abra a câmera do seu smartphone Android ou iPhone e aponte-o para o código QR:

Como-conectar-ao-wifi-via-QR-Code-1

Passo 2. Aguarde até que a câmera reconheça o código e exiba uma mensagem na tela e, caso seja necessário, siga as instruções na tela;

Android: como compartilhar a senha do seu Wi-Fi via QR Code

Passo 3. O smartphone deverá se conectar à rede sem solicitar qualquer senha.

Pronto! Agora você já sabe como conectar um dispositivo à sua rede Wi-Fi através de um código QR.

Por fim, é válido lembrar que, em dispositivos mais antigos, a câmera pode não reconhecer códigos QR nativamente, sendo necessário ter um app para isso. Nesse caso, o Leitor QR é uma ótima opção, visto que ele consegue ler códigos de redes Wi-Fi, como o que criamos neste tutorial, e mesmo quando não consegue conectar o dispositivo automaticamente, como feito no passo a passo acima, permite copiar a senha da rede para que você possa inseri-la ao se conectar.

E aí, curtiu o nosso passo a passo? Conta pra gente utilizando o campo de comentários abaixo! Lembre-se também que você também pode interagir conosco por lá e em nossas redes sociais.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter