Android confirma liderança dos smartphones

Android confirma liderança dos smartphones 5
O sistema operacional Android confirmou o domínio no mercado de smartphones segundo dados de uma pesquisa da IDC.

Android-Minimalista

O gigante da internet Google e seu sistema operacional Android confirmaram o domínio no mercado dos smartphones no primeiro trimestre do ano, enquanto o Windows da Microsoft ficou com o terceiro posto atrás dos iPhone com sistema operacional iOS da Apple. Os dados são de uma pesquisa da IDC.

O sistema operacional Android, que é utilizado por diversos fabricantes, entre eles o sul-coreano Samsung, estava presente em 3 de cada 4 telefones no primeiro trimestre, o que constitui exatamente 75% do mercado, segundo as estimativas do escritório de pesquisas IDC.

Isso aumenta a distância entre seu principal rival, o grupo norte-americano Apple, que possui 17,3% do mercado com seu próprio sistema operacional iOS, utilizado no iPhone e no iPad.

A Microsoft, que tenta recuperar o terreno perdido com uma versão móvel mais adaptada de seu sistema Windows, conseguiu passar da quarta para a terceira posição, graças a um aumento de sua participação de mercado de 2,6% a 3,2%, devido aos aparelhos concebidos pela empresa finlandesa Nokia.

Isso fez com que o fabricante pioneiro de smartphones, o canadense Blackberry, caísse um posto (2,9% no primeiro trimestre). O IDC revelou, contudo, que a empresa conseguiu vender um milhão de seus últimos aparelhos, que acabam de ser lançados.

“A chegada do Windows Phone à terceira posição é uma notícia e valida a direção tomada por Microsoft e seu parceiro chave Nokia”, reconhece Kevin Restivo, analista de IDC.

“Visto o volume relativamente frágil gerado, o Windows deverá mostrar outros benefícios para consolidar seu status de alternativa ao Android ou iOS”, alerta Restivo.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail