Conecte-se conosco

Android

Android Wear 2.0 chegou! Veja as novidades e smartwatches suportados

O Google entrou no mercado de relógios inteligentes em 2014, algum tempo depois de gigantes da tecnologia, como Sony e Samsung e até empresas pequenas como a Pebble, terem feito sucesso. A Samsung rodava em seu primeiro smartwatch uma versão adaptada do Android, já que não existiam opções de sistemas próprios no mercado.

Para suprir essa necessidade a gigante de Montain View apresentou um sistema para equipar os relógios de outras empresas, assim como disponibiliza o Android para smartphones. O Android Wear trouxe inovação para o mercado de wearables por contar com uma integração com os serviços do Google. O Now agora poderia ser usado no seu relógio, a integração com o smartphone e vários recursos tornaram o sistema popular.

O primeiro relógio inteligente com o sistema foi o LG G Watch que chegou ao Brasil em junho de 2014. De 2014 para cá, o sistema teve algumas atualizações, mas nada tão significativo e finalmente o Android Wear 2.0 chegou!

Seguindo a tradição, ele vai chegar primeiro nos novos smartwatches da LG, o LG Watch Style, que já mostramos aqui e o LG Watch Sport, mas não se preocupe, alguns dos modelos já lançados receberão a atualização. Você pode conferir a lista com os aparelhos que serão atualizados no fim do artigo.

Novidades do Android Wear 2.0

LG G Watch Style com Android Wear 2.0 (foto/reprodução: Tech Crunch)

LG Watch Style com Android Wear 2.0 (Imagem/Reprodução: Tech Crunch)

O Android Wear 2.0 foi apresentado pela primeira vez durante a Google I/O 2016, conferencia para desenvolvedores da empresa, e trouxe entre as principais novidades aplicativos que funcionam independente de um smartphone. Um dos exemplos é o Spotify, que vai funcionar direto do relógio conectado a um fone de ouvido Bluetooth.

Por conta da tela pequena dos relógios, a nova ferramenta Smart Reply (resposta inteligente) vai facilitar o envio de mensagens de texto, possibilitando inclusive a escrita à mão.

Recurso Smart Reply sendo demonstrado no LG Watch Sport (Imagem/Reprodução: The Verge)

Recurso Smart Reply sendo demonstrado no LG Watch Sport (Imagem/Reprodução: The Verge)

A parte de personalização de faces também ficou melhor. Agora, usuários podem personalizar as faces do relógio, alterar sua cor, adicionar informações relevantes, dados de aplicativos e acesso direto à eles. O sistema foi todo remodelado visando a usabilidade e uma nova forma de utilizar os apps foi implementada.

Além das novidades na interface, duas grandes novidades são o suporte para o Android Pay e Google Assistente nativo. Usuários poderão pagar por compras em estabelecimentos apenas com seu relógio, com conexão com internet e NFC, utilizando o sistema de pagamentos do Google.

O Google Assistente nativo vai facilitar a vida de quem possui um smartwatch, já que agora, ele o Android Wear 2.0 não precisa mais estar conectado à um smartphone para funcionar. Melhor que ter o Google na palma da mão é tê-lo no seu pulso.

Smartwatches que receberão o Android Wear 2.0

ASUS ZenWatch 3, relógio deve receber o Android Wear 2.0 em breve

ASUS ZenWatch 3, relógio deve receber o Android Wear 2.0 em breve

Segundo o Google, a nova versão do sistema chegará aos modelos suportados por meio de atualização. Confira na lista abaixo se seu smartwatch vai receber o Android Wear 2.0. Note que nenhum modelo da Samsung está na lista, pois eles são equipados com Tizen, outro sistema operacional.

  • ASUS ZenWatch 2 e 3;
  • Casio Smart Outdoor Watch;
  • Casio PRO TREK Smart;
  • Fossil Q Founder;
  • Fossil Q Marshal;
  • Fossil Q Wander;
  • Huawei Watch;
  • LG Watch R;
  • LG Watch Urbane e 2ª Edição LTE,
  • Smartwatches da Michael Kors Access;
  • Moto 360 2ª Geração;
  • Moto 360 for Women;
  • Moto 360 Sport;
  • New Balance RunIQ;
  • Nixon Mission;
  • Polar M600;
  • TAG Heuer Connected.

Com informações de pplware, Tech Crunch, The Verge

Continue lendo
Advertisement

Desenvolvedor web, técnico em eletrônica, geek desde criança, nerd e gamer caixista, ama Halo e Gears of War mas está esperando a SEGA lançar outro console porque é fã de Sonic. Entusiasta de tecnologia em geral, ama robôs e PC gaming.

Comentários
Subir