Aplicativo do Gmail terá agendamento de mensagens

Aplicativo do Gmail terá agendamento de mensagens 4
Código encontrado dentro do aplicativo de testes para o Gmail no Android revela nova função de agendamento de e-mails

Uma versão de teste do aplicativo de e-mail do Google, o Gmail, para Android revelou que um novo recurso pode aparecer em breve: o agendamento de mensagens. As evidências foram encontradas dentro do código do novo aplicativo, onde foi detectado o seguinte comando: “menu_schedule_send” (tradução:  “menu_agendamento_enviar”).

Mais uma novidade

Aplicativo do Gmail terá agendamento de mensagens 5

No começo do ano, os usuários que possuem conta no Gmail tiveram uma surpresa com a repaginada do serviço, com o intuito de deixar o app mais similar com os outros aplicativos do Google. Esse novo visual possibilitou um acesso mais limpo e simples e trouxe algumas funções extras, como novas ferramentas offline, uma ferramenta de criação de tarefas integrada com o G Suite e acesso facilitado a extensões Gmail, entre outros.

Agora a novidade chega na forma da possibilidade de agendar e-mails para serem enviados em determinada data e horário. Embora pareça ser um prato cheio para spams, esse tipo de serviço pode ser bastante útil em muitas situações. Por exemplo, o usuário pode querer enviar a mensagem em um horário em que o destinatário a verá mais rápido, ou até mesmo caso ele seja de outro país com um fuso horário diferente. Também existem aquelas ocasiões em que determinadas informações não podem ser reveladas até certo momento.

Opções extras

Vale lembrar que esse serviço já é visto no Outlook da Microsoft. Para isso basta escrever a mensagem, selecionar o “Mais opções”, “Opções de entrega” e “Não entregar até”. A partir daí é só escolher um dia e horário em que a mensagem poderá ser enviada. No Gmail, atualmente as únicas formas de conseguir esse recurso é instalando extensões ou aplicativos de terceiro como do Boomerang.

Aplicativo do Gmail terá agendamento de mensagens 6

O Google ainda não anunciou o recurso de agendamento de email de forma oficial, então não é possível saber exatamente quando ele começará a funcionar em uma nova atualização. A versão de teste onde o código foi encontrado é a 8.7.15, porém a função ainda não pode ser testada nela, ou seja, ainda não foi liberada nem pro aplicativo. Por enquanto tudo que se tem é o código.

Receba Notícias por E-mail:

Share via