Aplicativo do SUS traz orientações e ajuda a identificar sintomas do novo coronavírus COVID-19

app coronavirus sus
Plataforma faz parte dos esforços para conter as notícias falsas sobre o novo coronavírus (COVID-19); veja como baixar o aplicativo
Anúncio
Aplicativo do SUS traz orientações e ajuda a identificar sintomas do novo coronavírus COVID-19

O Ministério da Saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde) lançaram recentemente um aplicativo com informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). A ferramenta concentra dicas úteis sobre como identificar os sintomas, encontrar postos de saúde próximos, bem como compartilhar procedimentos de como se prevenir.

No app Coronavírus – SUS, os cidadãos brasileiros poderão encontrar dicas para não cair em fake news (“notícias falsas”, em tradução livre). Ainda há medidas gerais de prevenção e etiqueta respiratória, explicação de como ocorre a transmissão do novo coronavírus (COVID-19), quais são sintomas e informações para quem for viajar. 

Ministério da Saúde
O aplicativo do Ministério da Saúde está disponível nos sistemas iOS e Android

Além desses itens, o aplicativo dispõe de um botão para você avisar caso não esteja se sentindo bem. Ao clicar nessa opção, você deverá responder um breve questionário, selecionando, por exemplo, se está com congestão nasal, cansaço, dor de garganta, febre, tosse, dor de cabeça, mal estar geral e outros. Também deverá responder se teve contato com alguém com suspeita de infecção. 

Como baixar o Coronavírus – SUS

Coronavírus - SUS
Veja como baixar o aplicativo Coronavírus – SUS

O Coronavírus – SUS está disponível gratuitamente para usuários dos sistemas iOS e Android. Para usá-lo, não é necessário criar login, porém o Ministério da Saúde pede que o usuário leia e aceite os termos de condições. 

Além do aplicativo, o próprio Ministério da Saúde fornece dicas úteis em seu site oficial (clique aqui para acessar). Ainda há dois outros canais para tirar dúvidas: saude.gov.br/fakenews, a fim de combater as fake news sobre saúde; e no WhatsApp, através do número: (61) 99289-4640.

Coronavírus no Brasil 

Brasil entrou para o nível 2 (perigo iminente) para o novo Coronavírus
Brasil tem 2 casos confirmados de Coronavírus

Por ora, o Brasil possui dois casos confirmados de pessoas infectadas com o coronavírus (COVID-19). Os dois pacientes são brasileiros, residentes no estado de São Paulo. Eles contraíram o vírus na Itália e, segundo informa o Ministério, os dois casos não apresentam vínculo entre si. 

Até o dia 28 de fevereiro de 2020, o Brasil havia registrado 182 casos suspeitos e 71 foram descartados. 

Ao todo, o Ministério monitora 16 países para casos suspeitos. São eles: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã.

Para agora, a principal recomendação dos agentes de saúde é higienizar bem as mãos com água e sabão, ou álcool gel. Não é necessário o uso de máscara, exceto para quem tem ou teve contato com uma pessoa infectada pelo coronavírus. Profissionais de saúde que tem contato com pacientes infectados também devem usar equipamentos de proteção individual adequados.

Mantenha-se informado: baixe agora os aplicativos para iOS e Android!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter