Conecte-se conosco
Captura de Tela 2013 05 14 às 17.30.53 - Aplicativo evita perda de tempo no ponto de ônibus

Apple

Aplicativo evita perda de tempo no ponto de ônibus

Existe coisa mais chata do que esperar por muito tempo no ponto? O aplicativo ” Onde está meu ônibus?” mostra a localização dos veículos que rodam em SP.

Captura de Tela 2013 05 14 às 17.29.431 - Aplicativo evita perda de tempo no ponto de ônibus

Existe coisa mais chata do que esperar por muito tempo no ponto de ônibus? Dependendo da linha, é preciso ficar um bom tempo aguardando, muitas vezes embaixo de chuva ou passando calor. Cansado de esperar, o programador Gabriel Pacheco decidiu criar um aplicativo chamado “Onde está meu ônibus?”.

Através do aplicativo é possível visualizar onde estão os ônibus de uma determinada linha em um mapa da cidade de São Paulo. O app utiliza o sistema “Olho Vivo” da SPTrans que monitora via satélite a localização dos coletivos e calcula o tempo que ele vai demorar para chegar até um determinado local.

Mais de 15 mil veículos em mais de 17 mil pontos da cidade são monitorados por GPS. A informação de localização dos ônibus é atualizada via satélite a cada 85 segundos, em média.  O sistema acerta o horário do ônibus com exatidão em quase 70% das vezes.Com margem de erro de dois minutos o acerto acontece 90% das vezes.

Com base nestes dados, qualquer pessoa pode ficar de olho no mapa, evitando assim a espera no ponto. O estudante Gabriel Beltrami baixou o aplicativo e logo cedo monitora a linha que utiliza para ir até a faculdade.

Captura de Tela 2013 05 14 às 17.30.08 - Aplicativo evita perda de tempo no ponto de ônibus

“Antes esperava até quarenta minutos no ponto, agora aproveito este tempo em casa e só saiu quando sei que o ônibus está chegando no ponto próximo de casa”, comemora o estudante.

O aplicativo “Onde está meu ônibus?” também informa se o veículo está adaptado para deficientes físicos. Segundo o programador, os próximos passos são disponibilizar os trajetos das linhas e incluir a possibilidade de consultar mais de uma linha ao mesmo tempo.

Em menos de um ano, mais de 20 mil pessoas já baixaram o aplicativo que, por enquanto, está disponível apenas para quem utiliza o sistema iOS da Apple (iPhone e iPad).

Levando em conta que os paulistanos desperdiçam, em média, 3 dias por ano esperando por ônibus, a tecnologia se tornou uma importante aliada para otimizar o tempo e evitar a espera desnecessária.

Gostou? Faça agora o download do Onde está meu ônibus na App Store!

Continue lendo
Advertisement

Um jornalista curioso que adora viajar, comer em bons restaurantes e experimentar as novidades tecnológicas! Ex-correspondente da TV Bandeirantes na China e na África do Sul, atualmente é chefe de redação do BandNews TV.

Comentários
Subir