Conheça o aplicativo que pode salvar vidas com apenas 3 palavras

foto destacada jovem perdido
Seja para marcar um encontro ou para pedir socorro, conheça e saiba como usar o aplicativo que facilita o processo de geolocalização com apenas 3 palavras

Quem já teve uma entrega que ficou perdida no meio do caminho ou quem já foi parar em um local totalmente diferente por um endereço errado sabe a importância de ser claro e conciso na hora de passar um endereço. Assim, para promover uma melhoria na localização, a proposta de um aplicativo é fornecer seu local baseado em apenas 3 palavras. A vantagem é que ele pode, como um bônus, contribuir para salvar vidas.

Na verdade, encontrar uma localização atualmente é muito simples, de modo que deveria ser difícil ficar perdido. Afinal, apesar de não ser novo, o processo que usa coordenadas geográficas ficou muito prático com a tecnologia. Porém, transmitir as sequências de números das coordenadas pode ser complicado e está sujeito a muitos erros. Isso sem contar a ambiguidade de muitos endereços. Ou seja, ficar perdido ainda é mais fácil que deveria.

No entanto, esse problema parece estar com os dias contados. Não menos óbvio, o nome do aplicativo que pode ser a solução é what3words. Para criá-lo, os desenvolvedores dividiram o mundo em 57 trilhões de quadrados de 3 metros de lado e atribuíram a cada um deles três palavras (aparentemente bem aleatórias). Eles usaram cerca de 40.000 palavras.

aplicativo what3words pode salvar vidas
Cada quadrado é identificado com 3 palavras exclusivas no what3words (Imagem: what3words.com)

As vantagens são várias. Primeiro, você não precisa mais de endereços, números de coordenadas geográficas ou pontos de referências. A localização é feita somente com as três palavras, que são únicas para aquele quadrado. Um exemplo é que as coordenadas 51.520847 e -0.19552100 se transformam em ///filled.count.soap.

Não é possível escolher as três palavras do seu endereço e elas são fixas e únicas (adeus ambiguidade). Assim, ele fica padronizado. Ainda, o aplicativo considera apenas duas dimensões, ou seja, se você mora em um apartamento, é preciso passar as três palavras e o número do seu apartamento. Se você parar para pensar, o seu quarto pode ter três palavras específicas, já que ele deve ser do tamanho de um quadrado 3×3 metros.

Além de ser usado em situações emergenciais, o what3words pode ser usado para quando você não tem nenhum ponto de referência, como para marcar encontros em áreas abertas muito cheias (como parques e praias). Ainda, o uso de sistemas como esse aplicativo contribui para que as entregas sejam feitas com eficiência e seus pacotes não fiquem perdidos no limbo.

Na Mongólia, por exemplo, os endereços de código postal já foram substituídos por palavras. Isso aconteceu porque a infraestrutura postal do local era ineficiente, algo muito comum em vários países, principalmente nos mais pobres.

Ainda, quem tem muito problema com endereço pode usar e abusar dessa forma de localização que elimina muitos problemas. Vale destacar que o what3words não é recente e já é utilizado por empresas como Airbnb e Cabify, por exemplo.

Como o what3words pode salvar vidas?

O exemplo mais recente de como esse aplicativo contribuiu para um resgate é o de um grupo de caminhantes que estava na Hamsterley Forest, na Inglaterra, no último domingo (11). Eles ficaram perdidos e conseguiram achar um local com sinal de telefone, de onde ligaram para o serviço de emergência.

O aplicativo pode ser muito útil para equipes de resgate (Imagem: what3words.com)
O aplicativo pode ser muito útil para equipes de resgate (Imagem: what3words.com )

O atendente da emergência, então, solicitou que eles instalassem o aplicativo e passassem as três palavras. Felizmente, eles foram resgatados em segurança e de forma rápida. Parece uma situação simples, mas ficar perdido em uma floresta escura, durante a noite, molhado e com frio não é uma das melhores aventuras do mundo.

Claro que isso poderia ser feito com qualquer aplicativo de localização que usa coordenadas geográficas. Porém, a questão é a praticidade com a qual o processo é feito. Passar três palavras é muito mais simples que recitar as sequências de números das coordenadas, o que está muito mais sujeito a erros (principalmente se a pessoa estiver nervosa e a ligação estiver ruim).

Outro ponto é que você precisa de sinal para instalar qualquer aplicativo de localização. Sem ele não seria possível nem mesmo ligar para a emergência. Mas, quando a Lei de Murphy não age e o destino está a seu favor, tudo pode ser mais simples. Tanto que algumas autoridades estão recomendando a instalação do aplicativo.

Como instalar e usar o aplicativo?

O what3words está disponível para Android e iOS. A vantagem é que você pode usar a versão web no navegador e isso faz com que ele funcione mesmo que você envie sua localização para uma pessoa que não possui o aplicativo instalado.

Para instalar, você precisa fazer o download pela Google Play ou App Store. Uma vez instalado, você seleciona o idioma e pronto.

Então, é só jogar o endereço na localização e visualizar as três palavras. Para escolher o seu quadrado, você pode clicar nele (já que um endereço normalmente ocupa mais de um quadrado). Com a localização ativada, você nem precisa pesquisar, o aplicativo já te mostra a sua localização (e é bem preciso).

Para encontrar as palavras de um local basta colocar o endereço. Se a localização estiver ativada, ele já mostra seu local automaticamente.
Para encontrar as palavras de um local basta colocar o endereço. Se a localização estiver ativada, ele já mostra seu local automaticamente.

O what3words também oferece opções como compartilhar, explorar o local e salvar. Aviso: se você for um procrastinador nato, é provável que fique horas explorando as três palavras de vários locais, então, use com moderação.

Fontes: what3words; BBC; Interesting Engineering.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: