Smartphone messagin girl

Aplicativos de mensagens se tornam mais populares que redes sociais

Avatar de bruno martinez
Os Aplicativos de mensagens se tornaram mais populares que redes sociais de acordo com uma pesquisa realizada pelo BI Intelligence, confira os dados.

Aplicativos de mensagens

Assim como os telefones evoluíram, e hoje fazem mais do que “apenas” ligações telefônicas, os aplicativos de mensagens tiveram sua evolução.

Hoje eles não servem somente para enviar uma simples mensagem de texto para seus contatos, como faz o SMS. Eles conectam pessoas, empresas, marcas, e são portais de distribuição e consumo de conteúdo.

As formas de interação também cresceram bastante. As mídias básicas que podíamos enviar eram texto e imagens e hoje já temos mensagens de voz, vídeo, gifs, stickers, chamadas de áudio e vídeo, grupos e canais de conteúdo dentro dos aplicativos, além das APIs de cada um que possibilitam as mais variadas integrações entre plataformas.

Essa diversidade de conteúdo e recursos fez com que pela primeira, os aplicativos de mensagens superassem as redes sociais em popularidade, de acordo com uma pesquisa da BI Intelligence.

Pesquisa bi intelligence sobre aplicativos de mensagens

O relatório analisou os quatro maiores apps de mensagens e as quatro maiores redes sociais, e concluiu que no quarto trimestre de 2015 as redes sociais tiveram uma audiência de 2,5 milhões de usuários, enquanto os apps de mensagens passaram para 3 milhões de pessoas.

A queda de preço dos pacotes de dados, e até a oferta de dados gratuitos para WhatsApp, como o barateamento dos smartphones e a popularidade desses apps ajudou bastante nesse crescimento.

A pesquisa também relata que a primeira fase da revolução dos apps de bate-papo foi focada em crescimento, ou seja, construir uma base de usuários sólida, e o próximo passo é monetizar os serviços, que já são bastante atraentes para empresas e marcas.

Hoje empresas, marcas e serviços gastam seus recursos em redes sociais como Twitter e Facebook para alcançar seu público, mas isso deve mudar quando os apps de mensagens começarem a criar espaços para conectar pessoas e clientes, e não prevejo meras imagens pop-up pulando em nossas telas.

Em aplicativos como Messenger, Telegram e Skype, bots podem auxiliar usuários a tirar dúvidas sobre determinado produto, fazer pedidos, ou saber mais sobre determinada marca, e esses três apps citados já estão trabalhando para tornar isso possível.

Apps como WeChat e LINE tem tomado a iniciativa de encontrar formas inovadoras para manter os usuários envolvidos, e também construíram estratégias bem sucedidas para monetizar seus serviços.

E você, também usa bastante esses aplicativos? Gostaria de ver empresas e marcas conectadas com você nesses canais?

Fonte: Business Insider

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados