Os melhores aplicativos para ler quadrinhos no celular ou tablet

iPad Pro comics
Cansado de acumular pilhas de revistas e livros? É possível encontrar alternativas para ler quadrinhos no celular ou tablet, independente do dispositivo
Anúncio
Os melhores aplicativos para ler quadrinhos no celular ou tablet

Conforme os dias se arrastam nessa quarentena quase infinita, procuramos cada vez mais passatempos e atividades para nos distrair. A leitura é, sem dúvidas, uma das principais formas de passar o tempo, seja ela por mero entretenimento ou com um olhar mais crítico de determinada obra. Com muitas lojas fechadas, os aficionados puritanos por quadrinhos não têm mais onde arranjar material, ao menos não da forma tradicional. Tendo isso em mente, preparamos uma singela lista dos melhores aplicativos para ler quadrinhos no celular ou tablet

Os saudosistas dirão que isso não substitui a presença de uma revista ou de um mangá físico e, de fato, não substitui mesmo. Infelizmente, precisamos tomar decisões em algumas partes da vida em nome da praticidade e os meios digitais são muito importantes nesse aspecto. Já pensou quantas revistas você vai precisar embalar, desembalar e reorganizar numa eventual mudança?

Aplicativos de armazenamento e leitura online, nessa hora, são muito versáteis e te poupam tempo, esforço e paciência — o que também não quer dizer que você não possa ter os dois, físico e digital. Veja agora a nossa seleção:

Astonishing Comic Reader 

Interface de usuário do aplicativo para leitura de quadrinhos no celular ou tablet Astonishing Comics Reader, mostrando a biblioteca com alguns títulos variados posicionados lado a lado
Interface de usuário do Astonishing Comic Reader.

Seguindo uma lista em ordem alfabética, o primeiro dos melhores aplicativos para ler quadrinhos é o Astonishing Comic Reader, disponível para os sistemas Android (tanto celular como tablet). Ele é fácil de se usar, tendo uma interface bastante intuitiva e simples — é possível separar os tipos de arquivo na biblioteca (PDF, CBZ e CBR) e ele pode ser integrado a outros sistemas do Google, como o Drive, para detectar e armazenar as obras desejadas. 

Gratuito e de código aberto, o Astonishing Comic Reader é bastante customizável, cabendo ao usuário escolher qual o melhor método de passar as páginas. Ah, acima de tudo, ele é gratuito. É importante lembrar que ele facilita a visualização, mas não tem uma biblioteca própria como outros serviços da lista, como o da Marvel. Ele está disponível na Google Play Store.

Chunky Comic Reader 

Visualização do aplicativo Chunky Comic Reader e como os quadrinhos na biblioteca se parecem, com duas linhas de títulos e uma terceira com sugestões, enquanto que ao lado na mesma imagem há uma visualização de como o quadrinho em si fica durante a leitura
Exibição de quadrinhos na biblioteca e no leitor do Chunky.

Esse aplicativo para ler quadrinhos no celular nada mais é do que a versão para iOS do Astonishing. Também funciona como uma biblioteca para os arquivos que você já possui e, tal qual o já mencionado aplicativo para Android, ele está programado para conseguir abrir os tipos mais comuns de arquivo: PDF, CBZ e CBR. A interface é bastante simples de se usar e ele também se integra a outros serviços, como o Google Drive

A maior diferença está no fato de que o aplicativo, ao carregar um scan de quadrinho, faz alguns ajustes na imagem para que sua qualidade melhore. Isso ajuda bastante caso você tenha conseguido o seu objeto de leitura a partir de uma cópia física.

De qualquer modo, ele também é um leitor gratuito, e você pode encontrá-lo na App Store.

ComiXology

Imagem mostrando dois iPads, um de 12 polegadas e outro de 11, ambos com o aplicativo ComiXology rodando para ler quadrinhos em dispositivos online
Um iPad de 12 polegadas e outro de 11, ambos com uma leitura dentro do ComiXology.

ComiXology é o serviço para ler quadrinhos da Amazon — gratuito, ele serve como um leitor de fato, mais ou menos como o aplicativo do Kindle para o computador. Há alguns exemplares gratuitos, como HQ’s de autores independentes, os primeiros números de uma série ou afins, mas a qualidade do aplicativo é vista quando se é parte do público pagante. 

O usuário pode assinar um título em específico ou então se inscrever na plataforma para pagar mensalmente e ler o quanto quiser. O maior problema desse segundo caso é que o serviço ainda não está disponível no Brasil, então você vai precisar converter o valor em dólares e, bem, pagar quase o valor de uma casa nisso. Brincadeira, não é tão caro. Por enquanto. O valor da assinatura é de US$5,99, o que, convertendo em reais, dá R$32,21. 

É possível baixá-lo da Play Store ou da App Store.

Crunchyroll Manga 

Imagem de fundo branco mostra um exemplo de tablet na horizontal com cenas do mangá de Shingeki no Kyojin de exemplo
Aplicativo para leitura de mangás oficial, o Crunchyroll também oferece streaming de animes.

Se você, como eu, é mais inclinado ao mundo dos quadrinhos orientais, ou mangás para os mais chegados, a alternativa oficial é o Crunchyroll. A empresa é mais conhecida por seu trabalho como plataforma de streaming de animes, mas, ao assinar o serviço, você também ganha acesso aos mangás que lá se encontram. O catálogo não é o melhor, mas já ajuda caso o interesse seja acompanhar os mais recentes. Só cuidado ao ler quadrinhos orientais e confundir a ordem de leitura.

E, por falar em recente, as atualizações são bem rápidas, saindo simultaneamente aos lançamentos no Japão. Vale lembrar também que os títulos estão disponíveis em português, então não vai ser necessário fazer malabarismos linguísticos para aproveitar.

Funciona ainda pelo computador, pelo aplicativo na televisão ou num console. Também disponível na Play Store e na App Store.

DC Universe 

Plano de fundo azul com o logo da DC em cima e um celular à direita mostrando a interface de usuário do aplicativo DC Universe, dando ênfase numa publicação nova do Batman
O aplicativo para leitura de quadrinhos DC Universe ainda oferece atualizações sobre novos quadrinhos.

Tal qual a Marvel, que aparecerá em breve nessa lista, um dos melhores aplicativos para ler quadrinhos pertence à famosa DC Comics, chamado DC Universe. Ele também funciona por meio de pagamentos mensais e oferece muitos títulos da editora, ainda que não tantos quanto o serviço da Marvel – isso é um fato, não venham me apedrejar. 

O diferencial reside na diversidade: o aplicativo da DC também possui animações diversas do universo e, convenhamos, as animações feitas por eles são bem superiores. Dá para ver filmes e séries muito bons, como os do Batman. 

Disponível, por enquanto, na Play Store e na App Store.

Marvel Unlimited 

A imagem mostra como funciona a biblioteca do leitor de quadrinhos Marvel Unlimited no iPad, com duas linhas de títulos disponíveis, atalhos para a biblioteca, para procurar quadrinhos ou para o perfil do usuário
Interface do aplicativo Marvel Unlimited, um dos melhores para leitura de quadrinhos no celular ou tablet.

O todo poderoso universo da Marvel direto no seu bolso. São muitos quadrinhos disponíveis — muitos mesmo. Dos mais antigos aos mais novos, o usuário tem acesso a uma verdadeira infinidade de títulos e pode ler o quanto quiser ao pagar a mensalidade. A interface de usuário é relativamente fácil de se compreender e dá para salvar até 12 quadrinhos para aqueles momentos offline. 

Uma das funções mais úteis desse aplicativo para ler quadrinhos é a possibilidade de ler painel por painel! Especialmente importante quando você é detentor de um pequeno smartphone e precisa fazer aquele esforço extra pra tirar e colocar o zoom constantemente. A hipermetropia agradece!

Por fim, também disponível tanto na Play Store quanto na App Store.


Curtiu a nossa lista de aplicativos para ler quadrinhos? Já conhecia algum? Compartilhe conosco nos comentários, e aproveite também para ver a nossa lista com os melhores serviços de streaming no Brasil.

Fonte: TechRadar

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter