Microsoft prioriza Android e iOS mais que o Windows Phone?

windows_phone_store_wpblog_apps
A microsoft parece que está deixando os aplicativos para windows phone em segundo plano em relação as suas versões para iOs e Android o que você acha disso?

windows phone store wpblog apps 720x405 - Microsoft prioriza Android e iOS mais que o Windows Phone?

Usuários de Windows Phone vivem uma eterna espera por melhorias, aplicativos e recursos na plataforma da Microsoft. O WP é o sistema operacional mais novo existente no mercado, mas isso não é mais motivo para passar a mão na cabeça da Microsoft, afinal, já se passaram 5 anos desde o seu lançamento e muitas das reclamações de 5 anos atrás continuam presentes.

Nokia lumia800 600x413 - Microsoft prioriza Android e iOS mais que o Windows Phone?
Nokia Lumia 800, um dos primeiros Windows Phone

Antes que você pense que eu estou apenas “falando por falar”, queria dizer que uso Windows Phone desde 2011 e tive acesso a plataforma antes mesmo do inicio das vendas aqui no Brasil em um treinamento para desenvolvedores organizado pela Microsoft em meados de 2011. Nessa época o sistema ainda na versão Windows Phone 7.0 series não tinha a função copiar/colar.

De lá pra cá, muita coisa melhorou no sistema e mesmo com tantos baques, como a noticia de que os aparelhos com WP7 não atualizariam mais para o WP8, a pequena legião de fãs do sistema de tiles dinâmicas permaneceu firme.

A Microsoft vem fazendo um belo trabalho com o Windows 10 (W10), que vai unificar de vez o sistema em todas as plataformas (Windows, Windows Phone e Xbox), mas a filosofia do novo CEO, Satya Nadella parece não agradar muito os donos de WP.

Aplicativos para windows phone em segundo plano?

Há um bom tempo a estratégia de aplicativos melhores da Microsoft, e primeiramente lançados no WP, foi abandonada por uma estratégia de apps multi-plataforma, e que, por incrível que pareça, são melhores no Android e iOS.

Um exemplo é o pacote Office, liberado para iOS no começo do ano, que é muito superior ao pacote Office nativo do Windows Phone.

word wp ios - Microsoft prioriza Android e iOS mais que o Windows Phone?
Office Word no WP (esq.) e iOS (dir.)

A comparação entre os dois aplicativos chega a ser desleal, tendo em vista que o Word no iOS e Android tem mais funções que a versão do WP. O OneNote é outro aplicativo superior, com um visual mais organizado em suas versões para Android e iOS, deixa o OneNote do WP parecendo um patinho feio. O que era pra ser um atrativo para a plataforma, se torna motivo de piadas.

Outro aplicativo da própria Microsoft que recebe mais atenção em outras plataformas é o Skype.  Usar o Skype no Windows Phone foi por muito tempo uma dor de cabeça para quem é dono de Windows Phone, graças a uma atualização recente o aplicativo está respondendo mais rápido que antes, foram adicionadas funções, que antes só tinham nos apps para Android e iOS, mas ainda não é o suficiente.

Desde o WP7 a falta de aplicativos é uma das maiores reclamações de quem usa o sistema mobile da Microsoft, mas hoje a reclamação é por qualidade. A loja do Windows está cheia de aplicativos BETA, como o Instagram, que desde quando foi lançado não apresenta novas funções, deixando esse trabalho nas costas de Rudy Huyn e seu 6Tag – de longe, o melhor cliente de Instagram de todas as plataformas. Aplicativos como Dropbox chegaram a pouco tempo e jogos como Candy Crush e Crossy Road são novidades.

Mas claro, nem tudo é ruim no Windows Phone, jogos como Halo: Spartan Assault e Spartan Strike são destaques e até agora, exclusivos da plataforma, que tem um dos melhores assistentes pessoais, a Cortana, que saiu da franquia de jogos Halo para o sistema e vem fazendo sucesso. Mas já foi noticiado que, em breve, a Cortana também estará no Android e iOS, colocando o sistema Windows Phone numa situação desfavorável. Se eu posso ter tudo que o WP tem de ‘melhor’ no Android ou iOS, porque eu preciso de um WP?

Se a Microsoft não consegue fazer aplicativos que se sobressaiam em sua plataforma, como pode pedir mais empenho dos desenvolvedores? Será que o problema está mesmo nos desenvolvedores ou a própria Microsoft não faz por onde deixando seu próprio filho com as migalhas?

Tem uma opinião sobre esta história? Conte pra gente.

windows phone store wpblog apps - Microsoft prioriza Android e iOS mais que o Windows Phone?

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via