App Mudamos+: democracia com tecnologia para mudar o Brasil

App Mudamos+: democracia com tecnologia para mudar o Brasil; mudamos; democracia
Fácil como bater panela, mas tão representativo quanto ir às ruas: conheça o app que une tecnologia e democracia, o Mudamos+

Lembra daquela vez que a população brasileira finalmente aprovou um projeto de lei depois de juntar milhões de assinaturas? Pois é, nunca aconteceu. Somente 4 projetos de iniciativa popular viraram lei em nossa história, e não foram, de fato, por meio de assinaturas (a Câmara dos Deputados afirma não ter condições de verificar se as milhões de assinaturas desses projetos são autênticas); esses projetos dependeram da adoção de parlamentares, como se fossem de autoria própria.

Agora, depois de termos recolhido 2,2 milhões de assinaturas de eleitores apoiando as 10 Medidas Contra a Corrupção, estamos tão perto, mas tão longe. O status do projeto – que foi apresentado em 29 de Março, do ano passado – se encontra como Aguardando Apreciação pelo Senado Federal: a tramitação pode ser acompanhada no site da câmara.

A fim de prevenir fraudes, as assinaturas e os respectivos títulos devem ser auditados individualmente a fim de serem validados. Essa história já sabemos como termina.

App Mudamos+: democracia com tecnologia para mudar o Brasil
Sua assinatura está em algum lugar por ali?

Porém recentemente começamos a ver nossa tecnologia dar uma pequena surra na corrupção, como vimos no caso da inteligência artificial Rosie. E agora, temos outra tecnologia recente dando melhores chances para a justiça brasileira:

O tema blockchain só cresce aqui no site; é forte tendência. E seguindo essa tendência que foi concebido o App Mudamos+, que nos possibilita como cidadãos a assinar e também propor projetos de lei – em nível municipal, estadual e federal – com nossas assinaturas autenticadas via blockchain.

App Mudamos+: democracia com tecnologia para mudar o Brasil; mudamos; democracia
Interface do app Mudamos+, uma nova fase da democracia no Brasil

O app está entre os líderes das lojas de aplicativos. Já são mais de 200 mil assinaturas. É item indispensável para todo cidadão atualizado, especialmente se você já se indignou e sentiu desmoralizado diante da falta de poder sobre nossa política. Sim, o reconhecimento do meio eletrônico de assinaturas como oficial é válido constitucionalmente.

O aplicativo Mudamos é uma iniciativa do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), premiada e financiada exclusivamente pelo prêmio Desafio Google de Impacto Social, vencido em 2016.

Usabilidade do app: extremamente fácil

app celular mudamos ficha limpa
Pra você, e eu e todo mundo mudar junto

Testamos o app e olha, tá lindo demais. Um show de UX e UI. Seria inútil relatar aqui como utilizar, por ser tão intuitivo. O app ainda conta com uma função de redirecionamento integrada para o site do TSE para aqueles que não tem o título eleitoral em mãos para checar – é inclusive bem mais cômodo por esse caminho.

Depois de incluir seus dados você já pode escolher entre alguns projetos de lei para apoiar – em algumas cidades, de acordo com o tamanho, apenas cerca de 500 assinaturas são suficiente. De momento não há projetos de minha cidade ou estado, mas com apenas alguns cliques, me inteirei sobre e assinei 2 projetos de lei nacionais.

Uma pequena atitude, porém com grande impacto na escala macro; fácil como bater panela, mas tão representativo quanto ir às ruas.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail