Conheça o app que faz diagnóstico de COVID-19 utilizando a voz

App que faz diagnóstico de covid-19
App que faz diagnóstico de COVID-19 utiliza tecnologia de IA usando apenas a voz e tem precisão média de aproximadamente 80%

Vocalis Health é o app que faz diagnóstico de COVID-19 a partir do som da voz do paciente, com acurácia comprovada de 80%. Seu algoritmo de Inteligência Artificial combina informações prévias sobre como é a voz de pacientes com e sem o coronavírus, combinando o conhecimento científico de como é possível estabelecer o diagnóstico de uma doença por este meio.

O diagnóstico de uma doença pela voz

Utilizar a voz como um meio para diagnosticar doenças não é necessariamente uma novidade. O cientista da computação Yuval Mor, CEO da Ummanu Health, é reconhecido internacionalmente pelos seus estudos no assunto. Em seu TEDx de fevereiro de 2020 ele já apresentava ao público o que considerava a maneira ideal de se diagnosticar um paciente.

“Imagine um sensor em que é possível fazer o diagnóstico do paciente remotamente, ou seja, sem necessariamente tocá-lo. Algo que nos dê dados específicos e não informações genéricas. E que possamos monitorar o paciente, comparando sua evolução através do tempo.”

Yuval Mor, pesquisador da Universidade de Tel Aviv, em seu TEDx sobre o uso da voz para diagnóstico médico

Ele argumenta que comumente algumas doenças já são diagnosticadas pela voz, principalmente as que envolvem o cérebro como o AVC, as fonoaudiológicas como a gagueira e até no campo da saúde mental como a depressão. Mas o desafio seria a detecção das chamadas doenças “invisíveis”, e foi nisso que seus estudos conseguiram comprovar a eficácia, com dados de detecção pela voz de doenças coronárias que poderiam vir a causar infartos.

Vocalis Health desenvolve app que faz diagnóstico de COVID-19 pela voz

App que faz diagnóstico de covid-19
Vocalis Check utiliza biomarcadores para comparar padrões na voz e realizar o diagnóstico

A Vocalis Health também tem origem israelense, com membros oriundos da Universidade de Jerusalém no conselho de administração e sua sede em Tel Aviv. Ela se apresenta como uma empresa de tecnologia em cuidados médicos que utiliza a inteligência artificial para, após analisar a voz do paciente, encontrar biomarcadores exclusivos de determinadas doenças. Com isso, a Vocalis Health consegue desenvolver plataformas especializadas para triagem de saúde personalizada com monitoramento remoto e continuo de saúde para doenças como insuficiência cardíaca e hipertensão.

Quanto ao app que faz diagnóstico de COVID-19, seu funcionamento é tão simples quanto lavar as mãos e colocar uma máscara. Através do aplicativo disponível para smartphones VocalisCheck, é solicitado que o indivíduo conte em voz alta e pausadamente de 50 a 70.

A partir da gravação desta contagem, o software cria uma imagem com 512 marcadores que, através de machine learning (aprendizado de máquina) realizam comparativos que estabelecem parâmetros de detecção capazes de estabelecer se o paciente está ou não com coronavírus.

Com este aplicativo COVID, a Vocalis Health espera auxiliar governos, universidades e empresas na retomada de suas atividades presenciais, já que o resultado é instantânea e a acurácia é de 80-81%.

Além deste app que faz diagnóstico de COVID-19 utilizando a voz do paciente, confira nossa matéria sobre outras inovações tecnológicas que auxiliaram ao longo da pandemia.

Fontes: Vocalis Health, The Next Web, Mashable e 9to5Mac

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário