Apple anunciará instalação de fábrica no Brasil ainda este mês

ipad 2
Segundo informa a Veja, dentro de 15 dias o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deverá anunciar a instalação de uma fábrica de tablets da Apple no Brasil...
Anúncio
Apple anunciará instalação de fábrica no Brasil ainda este mês

Apple anunciará instalação de fábrica no Brasil ainda este mês

Segundo informa a Veja, dentro de 15 dias o Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, deverá anunciar a instalação de uma fábrica de tablets da Apple no Brasil.

Porém, a apressada chegada da empresa de Steve Jobs ao país tem um específico propósito: assumir a dianteira na fabricação de tablets antes que a brasileira Positivo Informática coloque seus tablets no mercado – e, possivelmente, feche contratos de fornecimento com o Governo Federal. “A Positivo está preparando o lançamento de um tablet com sistema Android para o meio do ano e a Apple quer chegar antes”, afirmou a fonte à Veja.

A ‘invasão’ da gigante americana deverá ocorrer por meio da fabricante chinesa Foxconn, que já tem três fábricas no Brasil – em Jundiaí, Taubaté e Indaiatuba, produzindo para diversas multinacionais instaladas no país, como a Motorola. Segundo informações, a Apple vem fazendo, desde o ano passado, um estudo sobre o sistema tributário nacional. Seu objetivo é avaliar se a instalação da fábrica compensaria ante a opção de continuar a importar os produtos da Ásia. “Eu cheguei a ver o estudo e eles reiteraram o forte interesse em vir para cá, pois praticamente todos os concorrentes estão fabricando aqui”, afirmou executivo brasileiro que esteve na China no ano passado visitando as operações da Apple.

A chegada a São Paulo seria acompanhada de um benefício tributário. De acordo com a fonte ligada à empresa, a contrapartida para a isenção seria o fornecimento de tablets com generoso desconto aos alunos das escolas estaduais. Seria o primeiro passo para um objetivo maior: fechar um contrato com o Governo Federal.

A relação da Positivo Informática com o governo remonta a 2006, quando passou a liderar a lista de fornecedores de equipamentos a órgãos federais, como o Ministério da Educação (MEC). Logo em seguida, a fabricante passou a vencer os leilões de fornecimento de computadores para programas sociais de inclusão tecnológica, como o “Computador Para Todos”. Para se ter uma ideia, a empresa respondia em 2010 por 42,6% do fornecimento de equipamentos ao governo – um número 7,5 ponto porcentual maior do que no ano anterior, quando já mantinha a liderança.

Desde o início deste ano, vem sendo discutida a aprovação de uma emenda à Medida Provisória nº 517, que prevê a isenção dos impostos PIS e Cofins aos tablets – o equivalente a 9,25% do preço do produto. Tal resolução seria uma primeira investida do governo para baratear o custo do aparelho a toda a população. A medida seria ainda um pedido da própria presidente Dilma Rousseff e deve fazer parte do pacote de desonerações que, no início de maio, será anunciado como a nova política industrial.

A instalação de uma linha de produção no Brasil deverá ser benéfica para a Apple não apenas em seus planos de fornecimento ao governo. A empresa sofreu graves problemas de distribuição no país no início de 2011, quando teve que direcionar a maior parte de sua produção de iPhones à operadora americana Verizon, que iniciava as vendas do aparelho nos Estados Unidos. Com a produção nacional, o abastecimento não só do país, como de toda a América Latina, será favorecido, pois deixará de depender da produção da China.

Fonte: Veja.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter