Ipad pro com smart keyboard

Apple desbanca Samsung na liderança global de vendas de smartphones em 2020

Avatar of bruno martinez
Impulsionada pelo lançamento do iPhone 12, Apple desbanca Samsung como líder do mercado de smartphones no 4º trimestre de 2020

Em relatório divulgado recentemente pela empresa especializada em pesquisas Gartner, a Apple desbanca Samsung no volume global de vendas no último trimestre de 2020 — feito inédito em quatro anos, visto que a empresa não figurava nessa posição desde 2016. Mesmo assim, a sul-coreana ainda é a líder de vendas se considerarmos o ano de 2020 em sua totalidade, apesar dela apresentar queda de 14,6% nesse aspecto.

Considerando que a Apple foi uma das únicas duas empresas a crescer neste difícil ano que se passou — a outra foi a Xiaomi — parece questão de tempo até que ela ultrapasse a concorrente sul-coreana em todos os sentidos. Entretanto, só o tempo dirá como será a batalha pelo mercado — principalmente agora, com novas variantes do coronavírus fazendo com que protocolos de quarentena sejam reestabelecidos e a falta de componentes fundamentais na criação dos aparelhos não tenha solução aparente.

Essa tendência pôde ser observada neste último trimestre de 2020, no qual a Apple desbanca a Samsung na quantidade de vendas, apresentando 14,9% de crescimento no setor, enquanto a concorrente teve queda de 11,8%. O fato desse crescimento estar restrito a somente duas empresas é fruto da crise econômica que acompanhou a pandemia — isso pode ser observado ao analisarmos os dados fornecidos pela Gartner, que indicam uma queda acentuada de 12,5% nas vendas de smartphones em 2020.

Apple desbanca Samsung, mas como ela conseguiu?

Apple desbanca samsung no quarto trimestre de 2020 nas vendas globais de smartphones
A tabela indica o posicionamento das 5 principais empresas que fornecem smartphones ao público no último trimestre de 2020. É possível ver, no gráfico, como a Apple desbanca Samsung. (Imagem: Gartner)

Uma das principais razões para o aumento das vendas da Apple nesse período foi o lançamento do iPhone 12 em outubro, dado que, dentre suas novidades, está a compatibilidade com a rede 5G. E ao contrário da Samsung, que precisou enfrentar concorrência forte de mercados locais, como a Xiaomi, Oppo e Huawei, a Apple não teve entraves mercadológicos neste sentido — o único problema foi a falta de micro componentes necessários para a produção do smartphone, problema este que, infelizmente, deve permanecer em nossas vidas por mais um tempo.

As vendas de mais smartphones com 5G, bem como as vendas de aparelhos básicos e intermediários, diminuiu o ritmo de declínio do setor no quarto trimestre de 2020. Apesar da contenção de gastos causada pela pandemia, alguns consumidores decidiram fazer um upgrade em seus dispositivos móveis, principalmente em busca de câmeras boas e compatibilidade com 5G […] Já em 2021, essa disponibilidade de serviços 5G, além de ferramentas melhoradas, será um fator decisivo para o mercado.

Anshul Gupta, pesquisador sênior na Gartner.
Apple desbanca samsung em vendas de smartphones no quarto trimestre de 2020, mas ainda perde a liderança ao considerar o ano inteiro
Esta tabela, por sua vez, mostra as vendas ao longo de todo o ano de 2020, além da variação de 2019 para 2020. Como mencionado anteriormente, a Apple desbanca Samsung somente no quarto trimestre de 2020 – na totalidade, ela fica em segundo lugar. Por enquanto. (Imagem: Gartner)

Além da Samsung, quem também teve uma queda brusca nas vendas foi a Huawei, muito em parte devido ao embate entre ela e o Google, consequência da proibição por parte do governo dos Estados Unidos do uso dos aplicativos da gigante da tecnologia em dispositivos Huawei. Lógico que esse bloqueio causou uma perda imensa nas vendas para a fabricante chinesa, apesar dela ainda estar em terceiro lugar na lista, com pouco menos de 20.000 exemplares de diferença da Apple.

Caso tenha ficado interessado no mercado de smartphones, não deixe de conferir também nossa matéria sobre como a falta de chips afeta a indústria.

Fontes: Gartner | 9to5 Mac | Forbes | MacRumors

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados