Apple libera primeiro beta público do iOS 13, iPadOS 13 e macOS Catalina; instale agora

Apple ioS 13
iOS 13, iPadOS e macOS Catalina chegam ao público pela primeira vez com diversas melhorias e otimização do sistema; instale agora

A Apple anunciou hoje, 24, que já está disponível o primeiro beta público dos sistemas operacionais móveis iOS 13 e iPadOS 13, além da versão do macOS Catalina para Mac. A atualização está disponível de modo oficial para os usuários no site da Apple.

Inicialmente, a Apple havia informado que a versão do beta público do iOS 13 estaria disponível para usuários apenas em julho. Porém, ao que parece, a atualização está estável o suficiente para ser testada agora. O único porém está no fato de que os usuários ainda devem se deparar com alguns erros e bugs, assim como problemas de desempenho, problemas de compatibilidade de aplicativos e baixa duração da bateria.

O iOS 13 inclui várias atualizações e melhorias. Há algumas muito aguardadas, como a adição do Dark Mode, assim como um novo aplicativo Lembretes, HUD de volume redesenhado, melhorias de desempenho, aprimoramentos de Memoji, um novo aplicativo Fotos e muito mais.

O Dark Mode é um modo muito esperado no iOS 13
O Dark Mode é um modo muito esperado no iOS 13

A Apple também anunciou o beta do macOS 10.15 Catalina antes do esperado, que seria em julho. Assim como no iOS 13 e no iPadOS, é esperado que a versão apresente alguns bugs, porém eles podem ser reportados à empresa.

O macOS 10.5 Catalina, que está em sua segunda versão beta para desenvolvedores, inclui inúmeras alterações, incluindo todos os novos aplicativos de Música, Podcasts, Livros e TV. Isso demonstrou claramente que a Apple decidiu dividir o iTunes nesses aplicativos para melhorar a experiência dos usuários. Outra mudança importante inclui um novo aplicativo “Find My” para usar o iPad como um monitor externo.

Por fim, iPadOS 13 também foi incluído no liberação da Apple. O novo sistema operacional bota um ponto final na dependência dos iPads com o iOS, adicionando recursos próprios aos tablets da empresa. Confira todas as novidades sobre o iPadOS 13 na nossa matéria especial no link abaixo:

Caso os usuários encontrem algum bug ou erro tendo acesso aos betas públicos do iOS 13 e iPadOS, podem reportá-los por meio do aplicativo Feedback Assistant incluído no dispositivo. O site beta da Apple ainda está off-line para muitos usuários, porém, quando ele estiver online novamente, será preciso que os usuários se inscrevam para ter acesso à versão beta, caso ainda não tenham feito.

iOS 13 e iPadOS 13

A Apple anunciou
A Apple anunciou o iOS 13 e o iPadOS 13 durante a WWDC 2019

Durante a WWDC 2019, a Apple anunciou que há novas grandes melhorias de desempenho no iOS 13, aumentando em 30% em comparação a versão anterior. Além disso, a velocidade de downloads subiu para 50% e o tamanho dos pacotes de atualização diminuiu em 60%. A nova versão promete abrir os aplicativos 2x mais rápido que o iOS 12, e estará disponível para iPhone a partir da versão 6S.

A grande aposta do iPadOS é a independência dos iPads com o iOS. Entre as novidades está a atualização do navegador Safari, que trará o modo desktop – o que faz sentido, especialmente porque o dispositivo está sendo anunciado para ser uma substituição dos laptops. O Apple Pencil, no entanto, teve sua paleta modificada, assim como sua resposta que caiu de 20ms para 9ms, melhorando a integração com o sistema, tornando-o mais rápido do que antes.

Com um novo grid de aplicativos, o iPad virá com o novo sistema iPadOS
Com um novo grid de aplicativos, o iPad virá com o novo sistema iPadOS

O novo iPad também contará com o modo Split View. O exemplo mostrado na WWDC 2019 foi de duas notas diferentes do aplicativo do Notes, lado a lado. Os usuários também poderão trabalhar no Spaces e o sistema contará com uma função drag and drop para poder fazer o split da tela.

O lançamento oficial dos novos sistemas operacionais tem previsão para meados de setembro, sem data específico confirmada.

Fonte: CNET

Veja também

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta