Apple libera compra universal de aplicativos na App Store; veja o que muda

App Store linha Apple
A partir de agora, os usuários de dispositivos Apple podem comprar um aplicativo e usar em todos os sistemas (iOS, iPadOS, macOS e tvOS)

No mês de fevereiro, a Apple tinha anunciado que iria liberar a compra universal de aplicativos para os seus dispositivos. Para a alegria de usuários e desenvolvedores, esse recurso já está disponível. A partir de agora, você poderá usar os apps em plataformas iOS, iPadOS, macOS e tvOS sem comprar “separadamente”. 

Para você que não faz ideia sobre o que mudou, eis a explicação: anteriormente a Apple não permitia que alguns apps de iOS (iPhone) funcionasse em macOS (computadores Mac da Apple), por exemplo. Assim, o usuário teria que comprar o mesmo aplicativo separadamente para cada sistema/aparelho, gerando mais gastos, obviamente. Ainda que os desenvolvedores quisessem oferecer a aplicação para todos (compra universal), ainda assim isso não era viável. 

Apple Mac com a App Store aberta
Os usuários já podem pagar por um aplicativo para usar em iOS, iPadOS, macOS e tvOS

Com essa mudança, os usuários que comprarem um aplicativo no iPad ou iPhone poderá usá-lo no Mac, sem a necessidade de pagar novamente pelo mesmo app. 

O anúncio foi feito através de um comunicado no site de desenvolvedores da Apple. Na publicação, a empresa anuncia que os desenvolvedores já podem incluir as outras versões dos apps como compra universal em todos os sistemas. 

“Distribua as versões iOS, iPadOS, watchOS, macOS e tvOS do seu aplicativo como uma compra universal para permitir que os clientes desfrutem facilmente do seu aplicativo e compras no aplicativo em várias plataformas. Eles só precisam comprar uma vez na App Store”, diz a Apple no comunicado.

Dispositivos da Apple
Os desenvolvedores de aplicativos já podem trabalhar com a compra universal na App Store

A Apple já fez alterações na App Store por conta da mudança de compra. Apesar disso, todas essas novidades devem aparecer gradativamente para os usuários. 

Expansão da App Store

A fabricante do iPhone anunciou na segunda-feira (23), também no portal de desenvolvedores, a expansão da App Store em outros países. No próximo mês, 20 regiões vão receber a loja de aplicativos: Afeganistão, Gabão, Costa do Marfim, Geórgia, Maldivas, Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Camarões, Iraque, Kosovo, Líbia, Montenegro, Marrocos, Moçambique, Myanmar, Nauru, Ruanda, Tonga, Zâmbia e em Vanuatu. 

“Para permitir que seu aplicativo apareça nesses novos países, o Titular da conta de associação precisa primeiro aceitar o Contrato de Licença do Programa atualizado, entrando na conta deles no site da Apple Developer”, orienta a Apple aos desenvolvedores. Eles têm até o dia 10 de abril para fazer a atualização. 

Hoje, a Apple disponibiliza a App Store em 155 países. 

Fontes: Apple e The Verge.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter