Apple music awards premia the weeknd como artista do ano

Apple Music Awards premia The Weeknd como Artista do Ano

Avatar of victor pacheco
Premiação é focada em reconhecer grandes nomes da música e pela primeira vez, abriu oportunidade para artistas de regiões como África e Ásia

O final do ano é o momento de reconhecer e saber quais foram os artistas que mais se destacaram durante os meses de 2021. O Apple Music Awards, que chega em sua terceira edição, é uma das premiações de música que reconhece os principais cantores e compositores dos EUA, e pela primeira vez, está abrindo seu leque de categorias para outros países e regiões.

O grande artista global do ano no Apple Music Awards foi The Weeknd, que, em 2020, lançou o “After Hours” e colocou o mundo para dançar. Não podemos falar de música neste ano sem citar o nome de Olivia Rodrigo, que ao lançar “drivers license” e seu álbum de estreia, “SOUR“, conquistou uma grande legião de fãs em pouco tempo.

A premiação da Apple também é focada em reconhecer os melhores compositores do ano e H.E.R. foi a grande escolhida. Veja todos os detalhes sobre os vencedores agora mesmo.

Qual critério de escolha dos vencedores?

Diferente do Grammy, que exige uma submissão dos artistas independentes e gravadoras musicais para que os indicados e vencedores sejam escolhidos, o Apple Music Awards possui uma diretoria interna apenas para escolher quem serão os grandes homenageados. Os usuários também participam dessa seleção, uma vez que o principal filtro é justamente o sucesso e número de reproduções no serviço de reprodução musical da empresa.

Neste ano, como grande novidade da premiação que chega em sua terceira edição, artistas de fora dos EUA também estão sendo homenageados no Apple Music Awards; cinco países e regiões foram escolhidas: dentre as regiões, temos só a África; já representando os países, temos França, Alemanha, Japão e Rússia

Os últimos 12 meses provaram ser notáveis para a música, e estamos entusiasmados em homenagear os artistas que estão moldando a cultura e se conectando com fãs de todo o mundo no Apple Music. Este ano também estamos reconhecendo mais artistas regionais, mostrando ao mundo o impacto de músicos de talento extraordinário.

Oliver Schusser, Vice-presidente da Apple Music e Beats

Apesar dos EUA ainda ser o principal mercado de música, muitas premiações e órgãos da indústria fonográfica estão dando mais espaço para artistas de outras regiões, como Ásia, África e Europa. Durante o Grammy de 2020, por exemplo, o BTS, a maior boyband do mundo, foi indicado pela primeira vez nas categorias musicais de premiação, também sendo o primeiro ato coreano a ser reconhecido pela Academia de Música.

Artista Global do Ano

The weeknd com prêmio de artista do ano na apple music awards
The Weeknd foi um dos principais nomes de 2021, mesmo com um lançamento do ano passado.
Foto: Apple

Sendo reconhecido como um dos grandes nomes do ano após o lançamento de seu terceiro álbum de estúdio, que leva o nome de “After Hours“, The Weeknd foi escolhido como Artista Global do Ano no Apple Music Awards de 2021. Apesar de seu último lançamento ter quase dois anos de estreia, com toda certeza você ouviu pelo menos uma música deste trabalho, certo?

O grande single ‘Blinding Lights’ alcançou o primeiro lugar no Daily Top 100: Global da Apple Music e se classifica como uma das 20 canções que mais receberam Shazams de todos os tempos. The Weeknd também apresenta o popular “MEMENTO MORI”, programa de rádio da Apple Music celebrado por suas playlists ecléticas e grandes estreias mundiais. Ele foi agraciado com capas de revistas como TIME, Forbes, Variety, Rolling Stone, Esquire, Harper’s Bazaar e GQ.

Apple sobre The Weeknd

O artista também chegou a se apresentar no intervalo do Super Bowl, assim como a Apple reconhece o grande sucesso em seu serviço de reprodução musical. O “After Hours” alcançou a marca 1 milhão de pré-saves (reservas para que o trabalho seja adicionado à biblioteca assim que estiver disponível) em pouco tempo e também detém o título de álbum masculino com mais pré-saves em toda a história. Números que, até hoje, não foram alcançados por nenhum outro artista.

Estou muito grato por esta grande honra e quero agradecer à Apple por todo o apoio, não apenas pelo meu trabalho, mas também pela boa música de novos artistas, onde é muito importante para os criadores serem encontrados e apoiados.

The Weeknd sobre o prêmio de Artista Global no Ano no Apple Music Awards

Artista Revelação do Ano, Álbum do Ano e Canção do Ano

Você pode não ser um grande fã do trabalho dela, mas não podemos negar que Olivia Rodrigo foi um dos grandes nomes de 2021. Sua música drivers license” foi um verdadeiro sucesso e, em pouco tempo, uma legião de fãs estava aclamando a grande estreia do mundo da música. Durante o Apple Music Awards, Rodrigo foi reconhecida não apenas como Artista Revelação de 2021, mas também como dona da Canção do Ano com “drivers license” e Álbum do Ano com o “SOUR“, que também marcou sua estreia na música.

Olivia rodrigo com prêmio da apple music awards
Olivia Rodrigo atingiu recordes nunca vistos por artistas estreantes.
Foto: Apple

A Apple Music revelou que “drivers license” foi a música de estreia de uma artista que mais registrou reproduções em sua primeira semana, se tornando um fenômeno viral em pouco tempo. Olivia também conquistou muito sucesso com o “SOUR” e o trabalho foi responsável por alcançar o feito de maiores reproduções durante a primeira semana para um álbum de estreia, com todas as 11 músicas dentro do Daily Top 100: Global Chart (lista com músicas mais tocadas em todo o mundo).

Rodrigo foi capa das playlists da Apple Music Today’s Hits, A-List Pop e New Music Daily, e fecha seu ano de mudança de vida como merecedora de seus três primeiros Apple Music Awards. Ela levou para casa o prêmio de Artista Revelação, Álbum do Ano (“SOUR”) e Canção do Ano (‘drivers license’).

Apple sobre premiação de Olivia Rodrigo

Compositor do Ano

Realizando o lançamento de seu álbum com 21 faixas que levou o nome de “Back Of My Mind” e foi bastante elogiado pela crítica especializada, H.E.R. foi escolhida como grande compositora do ano no Apple Music Awards.

Seu trabalho foi bastante ouvido na plataforma de música da Apple, sendo o terceiro lançamento feminino para o mercado de R&B (Rap & Black) durante a primeira semana. H.E.R. também conseguiu passar várias semanas nas listas de músicas mais ouvidas em mais de 30 países com seus lançamentos, com “Damage” e “Come Through” (com Chris Brown).

H. E. R com prêmio do apple music awards
H.E.R. é extremamente aclamada no mundo de R&B.
Foto: Apple

Seu trabalho como grande compositora também foi bastante destacado durante o Apple Music Awards, com H.E.R sendo a criadora de “Fight For You“, que chegou a ser utilizada no filme “Judas And The Black Messiah”.

H.E.R é convidada regular nos programas de Zane Lowe e Ebro Darden no Apple Music 1 e foi apresentada como a capa de playlists da Apple Music como New Music Daily, R&B Now e muito mais.

Apple Music sobre o trabalho de H.E.R.

Apple Music Awards reconhece artistas de outros países

Pela primeira vez em suas três edições, a Apple está abrindo o leque de suas categorias para países e regiões que vão além dos EUA. Sendo um elemento sem fronteiras, hoje em dia não é necessário muito esforço para conseguir ouvir uma música de um artista africano, asiático e de qualquer outra parte do planeta Terra, certo? É com este pensamento que o Apple Music Awards premiou cinco grupos em ascensão.

Artista do ano na África: Wizkid

Ganhando atenção após participar de “One Dance“, música do rapper estadunidense Drake que foi um hit em mais 15 países, Wizkid também esteve presente em projetos como “Black Is King“, produzido por Beyoncé.

Wizkid com premio do apple music awards
Wizkid é dono de título de artista com origem africana mais reproduzido na Apple Music.
Foto: Apple

O rapper nigeriano lançou seu novo álbum “Made In Lagos” em outubro de 2020 e, até hoje, segue sendo o artista de origem africana (continente) mais reproduzido na Apple Music. O sucesso ultrapassou as fronteiras da África e “Essence“, que está presente em seu álbum mais recente, já conta com mais de 125 milhões de reproduções e 2,8 milhões de shazams. “Essence” também entrou na lista de 100 músicas mais tocadas em mais de 60 países, com um crescimento de mais de 250% fora da África.

Artista do Ano na França: Aya Nakamura

Sendo uma das artistas francesas com maior estabilidade nas listas de músicas mais famosas da França, Aya Nakamura já realizou o lançamento de três álbuns e incontáveis sucessos no país da Torre Eiffel. Em um mercado que é mais dominado por rappers masculinos, Aya Nakamura é dona de  “Jolie nana” e “Plus Jamais” (com Stormzy)”, músicas de uma artista feminina que receberam mais reproduções em sua primeira semana de estreia na França.

Aya nakamura com prêmio do apple music awards
Aya Nakamura já alcançou feitos importantes em mercado mais dominado por homens.
Foto: Apple

Além disso, seu último trabalho contou com todas as músicas dentro da lista de canções mais famosas de países como França, Bélgica e Níger. “Jolie nana” chegou ao primeiro lugar nestes mesmos países. “Bobo” também teve um ótimo desempenho comercial e alcançou o topo da lista de músicas mais reproduzidas na França, Níger, Cabo Verde e Micronésia. Ela já esteve cinco vezes no topo da lista de músicas mais famosas no país da Torre Eiffel.

Artista do ano na Alemanha: RIN

Como o primeiro artista alemão a ter seu próprio programa de rádio na Apple Music, RIN é um rapper que já lançou três trabalhos desde 2016. Logo depois de seu EP fazer um estrondoso sucesso há 5 anos, seu álbum de estreia “Eros” chegou em 2017. RIN realmente ficou mundialmente famoso após lançar seu terceiro álbum de estúdio que levou o nome de “Kleinstadt”, com críticos do gênero citando que o rapper mudou a forma como o rap do sul da Alemanha é lançado.

Rin com prêmio do apple music awards
RIN está moldando novos lançamentos de rap de origem alemão
Foto: Apple

O alemão chegou a ser capa de duas famosas lista do serviço de música da Apple e segue fazendo bastante sucesso por onde passa. Seus shows levam legiões de fãs e RIN também é dono de 25 discos de ouro e três discos de platina devido ao seu ótimo desempenho comercial.

Artista do ano na Rússia: Scriptonite

Realizando o lançamento exclusivo do álbum “2004” na Apple Music em 2019, Scriptonite já foi considerado um dos melhores produtores e intérpretes de hip-hop da nova geração conforme a crítica especializada. Sua carreira começou em 2015 e seu álbum de estreia, “House with Normal Activity”, se tornou uma grande referência para a produção de novos sucessos russos.

Scriptonite para apple music awards
Rapper russo realizará lançamento de álbum em inglês em breve
Foto: Apple

Scriptonite é dono dos dois álbuns mais reproduzidos durante a primeira semana de lançamento na Rússia, Ucrânia, Cazaquistão, Quirguistão, e Moldávia. “Baby Mama”, música lançada em 2020, colocou o nome de Scriptonite no top 20 de músicas que mais receberam shazams em todo o mundo.

Atualmente, o rapper está trabalhando em seu primeiro álbum em inglês e, em 2021, realizou o lançamento de um show em Moscou, na Rússia, apenas para assinantes da Apple Music. Também chegou a ser capa de três importantes playlists do serviço de reprodução musical da fabricante do iPhone: Kirillitsa, Russian Hits e New Music Daily.

Artista do ano no Japão: OFICIAL HIGE DANDISM

Fechando lista de artistas que foram homenageados durante o Apple Music Awards, temos uma presença asiática: OFICIAL HIGE DANDISM, também conhecido como HIGEDAN, grupo formado em 2012 em Shimane, província japonesa. A banda entrou na lista de famosos da Apple Music pela primeira vez em 2019, quando começou a ser identificado pelo aplicativo Shazam com uma maior frequência. Antes disso, “Pretender“, lançada em 2018, atingiu o topo de músicas mais ouvidas no Japão.

Oficial hige dandism para apple music awards
OFICIAL HIGE DANDISM está no mercado da música há quase dez anos Foto: Apple

Com uma carreira de quase 10 anos, HIGEDAN lançou seu terceiro álbum de estúdio em 2021 e este trabalho possui o terceiro álbum com mais reproduções durante a primeira semana no Japão no ano atual. Recentemente, o “Editorial” recebeu suporte para Dolby Atmos, que entrega uma qualidade mais próxima do que os artistas desejam que os fãs escutam.

Conteúdo especial está sendo preparado para assinantes

Em comemoração aos resultados do Apple Music Awards, o serviço de música estará realizando o lançamento de entrevistas e materiais originais para que todos os assinantes possam conhecer ainda mais sobre os vencedores.

Apple music awards premia the weeknd como artista do ano. Premiação é focada em reconhecer grandes nomes da música e pela primeira vez, abriu oportunidade para artistas de regiões como áfrica e ásia
Apple Music Awards premia The Weeknd como Artista do Ano

Em sua terceira edição, a grande premiação da Apple é mais focada no sucesso de músicos dentro de sua plataforma musical, que, apesar, de não ser tão popular quanto o Spotify, possui diversos conteúdos originais. O que você achou dos vencedores do Apple Music Awards? Mudaria alguma coisa? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Considerado o Oscar do mundo da música, confira os indicados ao Grammy e saiba quem pode levar os grandes prêmios na cerimônia marcada para o dia 31 de janeiro de 2022:

Fonte: Apple Newroom

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
10
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados