Samsungvsappleplanets 645x363

Apple perde para Samsung em satisfação do consumidor, diz pesquisa

Avatar de andré ayres martinez
Apple perde para Samsung em satisfação do consumidor, diz pesquisa.
Samsungvsappleplanets-645x363
Apple perde para Samsung em satisfação do consumidor

Apple e Samsung brigam há anos pela liderança no concorrido mercado de smartphones. A empresa sul-coreana, no entanto, vem ganhando fôlego na corrida.

Apesar da velha reclamação em relação à utilização de frames de plástico na manufatura de seus telefones (haja a vista a preferência dos consumidores pelo uso de metais como o alumínio), a Samsung vem conquistando a satisfação dos usuários de seus smartphones e tablets.

Na semana passada, uma pesquisa americana de satisfação do consumidor, que analisou 230 marcas diferentes e entrevistando 70.000 pessoas, concluiu que a Samsung atingido um score de satisfação de 81 pontos (numa escala de 0 a 100 pontos). Este valor é 6,6% maior que o atingido no ano passado, colocando a empresa num patamar acima da Apple, com 79 pontos.

A pesquisa também aponta que a nota de satisfação do consumidor obtida pela Apple está em declínio constante desde 2012, quando atingia 83 pontos no índice.

Base-
line
95 96 97 98 99 00 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 Previous
Year
%
Change
First
Year
%
Change
Samsung Electronics 73 71 73 70 71 70 76 74 71 76 81 6.6 11.0
Apple NM NM NM NM NM NM NM NM 83 81 79 -2.5 -4.8
Cellular Telephones 69 69 70 70 71 72 76 75 74 76 78 2.6 13.0
Nokia 72 70 69 72 74 74 76 73 75 76 77 1.3 6.9
Motorola Mobility (Google) 70 70 71 72 74 72 76 77 73 77 77 0.0 10.0
HTC NM NM NM NM NM NM NM NM 75 72 75 4.2 0.0
BlackBerry NM NM NM NM NM NM NM NM 69 69 74 7.2 7.2
LG Electronics NM NM NM NM NM NM NM NM 75 71 73 2.8 -2.7
All Others 64 66 68 70 70 73 77 74 73 76 71 -6.6 10.9
Kyocera 70 NM NM NM NM NM NM NM NM NM NM -999.0 -999.0

Acredita-se que, com uma média de 1 lançamento de smartphone Galaxy a cada 7 dias, e apresentando modelos que representam o máximo em tecnologia de hardware como o Galaxy Note 4 e Galaxy S5, a Samsung agradou a maioria dos consumidores neste último ano, ou teve sucesso em atender mais nichos de mercado do que a concorrente.

A Apple, por outro lado, sofre para acompanhar a velocidade da Samsung em lançamentos e teve o nome da empresa manchado com reclamações como o “bendgate” (que denunciava a facilidade de entortar o corpo do iPhone 6 e 6 Plus) e problemas relacionados ao aplicativo de Mapas da Apple, ou até com a antena de alguns modelos de iPhone, nos anos anteriores.

Samsung-galaxy-note-3-vs-apple-iphone-6-plus-710x508

No entanto, a Samsung anunciou um declínio no lucro angariado no último trimestre fiscal de 2014, sendo este o primeiro declínio em 3 anos. Para tentar retomar o crescimento, o diretor de relações com investidores Robert Yi confirmou que a empresa “não foi rápida o suficiente” em reagir às mudanças de mercado e deverá responder com mais foco em “eficiência”, implicando numa mudança para produzir menos aparelhos.

Fonte: American Customer Satisfaction Index (ACSI), Tech Times.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Posts Relacionados