Entenda a polêmica por trás dos iPhones que ficam lentos com o tempo

Apple; iPhone; Entenda a polêmica por trás dos iPhones que ficam lentos com o tempo
Enquanto concorrentes dizem não concordar com a prática, Apple afirma que a redução de velocidade é benéfica à bateria dos modelos; entenda o caso
HTC se posiciona contra atitude da Apple em iPhones
HTC e Motorola afirmaram não reduzir a velocidade dos seus smartphones (Foto: Divulgação/HTC)

Após a Apple admitir que deixa os iPhones mais lentos conforme a bateria se desgasta, não foram só os consumidores da marca que se manifestaram contra a prática: esta semana, as concorrentes Motorola e HTC disseram que, além de não realizarem o mesmo, desaprovam a atitude da Maçã.

A resposta foi dada ao The Verge, que questionou estas e outras fabricantes. Companhias como Google, Samsung, LG e Sony também receberam os emails do site, mas ainda não se posicionaram oficialmente.

O Verge explica que, embora a atitude da Apple tenha indignado usuários de todo o mundo, a justificativa dada pela empresa os levou achar que outras fabricantes podem estar fazendo o mesmo.

A versão da Apple

Apple iPhone Charging Screen
‘Fizemos isso para impedir danos maiores à bateria’, afirmou a empresa (Foto: Divulgação/Men’s Health)

Para a Apple, a redução na velocidade dos iPhones mais antigos não é apenas justificável, mas também é benéfica ao usuário. Nos modelos iPhone 6, 6S e SE, a empresa instalou um sistema que monitora a bateria – e caso ela esteja desgastada pelo uso, reduz a potência do aparelho.

Ainda segundo a Maçã, a intenção seria minimizar a ação do tempo no componente, de forma que o usuário não percebesse que a bateria passou a ‘durar menos’. A maior parte críticas no entanto, envolvem a falta de transparência da empresa, que nunca mencionou este tipo de prática.

“Usuários do Reddit teriam notado que, ao trocar as baterias dos seus iPhones antigos, os aparelhos ficavam mais rápidos, quase como quando saíram da caixa.”

Para alguns consumidores, a empresa fez com que eles acreditassem que seus aparelhos estavam obsoletos e deviam ser substituídos. Quando, na verdade, precisavam apenas de uma bateria nova.

Após ser questionada judicialmente por milhares de consumidores em todo o mundo, a Apple declarou o seguinte: ‘as baterias de íon-lítio, usadas em diversos smartphones, incluindo os iPhones, tendem a reduzir sua capacidade energética com o passar do tempo.

Ao atingir níveis drásticos, esse desgaste faz com que os aparelhos desliguem quando o processador atinge frequências mais altas. Ao limitar a velocidade do processador, impedimos que isto aconteça’.

Há uma solução para o problema?

Entenda a polêmica por trás dos iPhones que ficam lentos com o tempo Apple; iPhone
Usuários afirmam que trocar a bateria dos modelos afetados resolve o problema (Foto: Divulgação/iFixit)

Embora a explicação dada pela Apple seja plausível, ainda é possível constatar diversos erros na atitude da empresa. Além de ter falhado ao não comunicar seus usuários, o desgaste das baterias de íon-lítio pode ser freado com medidas simples, como o uso de baterias maiores.

Uma bateria como a que equipa o iPhone 8, por exemplo, não só dura menos longe da tomada, mas também se desgasta em menos tempo. No caso dos iPhones, apenas um ano de uso já é suficiente para que a empresa considere o componente como desgastado, aplicando a redução de potência.

O próprio iPhone 7, que completou seu primeiro ano há alguns meses, também passou a ter sua velocidade reduzida, em algumas unidades.

Embora não existam informações oficiais a respeito desta afirmação, usuários alegam que a simples troca da bateria já resolve o problema. Contudo, vale lembrar que, além de tornar a manutenção dos aparelhos mais difícil, a Apple também tem reduzido a capacidade energética a cada novo iPhone.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box