Apple reduz performance de iPhones com bateria velha

Apple reduz performance de iPhones com bateria velha 2
Após rumores recentes de que a Apple havia diminuído o desempenho dos iPhones com baterias antigas, a empresa confirmou os boatos. Saiba o motivo.

Nas últimas semanas, boatos vinham surgindo de que a Apple diminuia o desempenho dos iPhones mais ultrapassados conforme surgia um novo. Para evitar um boca a boca prejudicial à marca, e explicar aos usuários o que realmente vem acontecendo, a Apple confirmou ontem (20/12) que reduz o desempenho – não de seus iPhones antigos, mas sim, dos aparelhos que possuem baterias mais velhas.

Basicamente, a Apple desenvolveu um recurso que limita a bateria, enquanto ela se desgasta, com o objetivo de evitar com que iPhones mais antigos se desligassem sozinhos, como vinha acontecendo. O que vinha resultando em um aparelho mais lento e com a performance prejudicada.

Apple reduz performance de iPhones com bateria velha 3
Para evitar desligamentos repentinos, recurso reduz desempenho do iPhone

A explicação da Apple é que as baterias mais velhas não conseguem atender às necessidades do desempenho total dos aparelhos, o que os leva ao desligamento do aparelho em diversas ocasiões, como bateria baixa, ambientes frios, etc. Assim,  a solução encontrada foi de limitar o consumo e a performance do chip para que não houvessem mais desligamentos repentinos, porém, em contrapartida, isso acaba prejudicando o desempenho dos iPhones.

Em nota ao site de notícias The Verge, a Apple afirmou:

“Nosso objetivo é oferecer a melhor experiência para os consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida útil de seus dispositivos. No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos de consumo somente quando necessário para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente nessas condições. Agora estendemos a funcionalidade para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro”.

Leia também:

REVIEW: iPhone 8 e iPhone 8 Plus, evolução natural

Desorientação dos usuários

O anúncio tardio da Apple sobre estas modificações deixou os usuários de iPhones mais antigos no escuro. Sem saber o problema com o seu aparelho, começaram a teorizar sobre os problemas em sites de discussão online.

Os usuários do Reddit já haviam descoberto na semana passada que, logo após a substituição da bateria de um iPhone antigo, os testes de benchmark (que medem a velocidade do processador do computador ) viram um aumento dramático e notável no desempenho. Um usuário mostrava que a pontuação do iPhone 6s no benchmark sintético Geekbench quase dobrava quando a bateria (com 20% de desgaste) era substituída por uma nova.

A notícia se espalhou ainda mais quando novos dados do Geekbench (um dos testes de velocidade de iOS mais usados) reafirmaram o que os usuários do Reddit haviam falado.

Uma distribuição típica do Geekbench deve mostrar um grande pico quando o assunto é iPhone, pois essa é a pontuação que esse tipo de modelo deve obter quando ele está funcionando com força total.

Apple reduz performance de iPhones com bateria velha 4
À esquerda, o resultado do Geekbench em um iPhone 6S com uma bateria antiga. À direita, a melhoria após a bateria ter sido substituída por uma nova

O recurso para reduzir o desempenho do iPhone certamente foi uma boa ideia, tendo em vista que é preferível um iPhone lento à um iPhone que desligue sozinho. Porém, a empresa poderia ter anunciado o novo “modus operandi” antes que as pessoas começassem a se questionar sobre o que haviam feito de errado com o aparelho, e se deviam ou não comprar um novo iPhone.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via