Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, desempenho, armazenamento e internet

Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, desempenho, armazenamento e internet
A Avast listou os aplicativos que mais comprometem a perfomance dos aparelhos Android. Sim, tem muito aplicativo pré-instalado na lista
Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, desempenho, armazenamento e internet
Alguns apps ocupam mais memória do que deviam, como o Facebook e Instagram

Smartphone é a ferramenta mais útil da atualidade. Serve para tirar fotos, ver filmes, ler notícias, jogar e outras infinidade de coisas, mas tudo tem um limite, como bateria, espaço e internet. Existem aplicativos que drenam esses três recursos citados, além do desempenho, e eles não são nada desconhecidos, a maioria do própria Google. Com base em 3 milhões de clientes no Android, a Avast fez um relatório elencando os apps que mais impactam negativamente o uso dos aparelhos. Saiba agora quais os vilões que te fazem refém.

Dormindo com o inimigo

A Avast separou os resultados em duas categorias, aplicativos que são executados na inicialização e que são executados pelo usuário. A pesquisa só analisou programas com no mínimo 50 mil ocorrências de uso. Os resultados não são nada agradáveis, pois muitos dos aplicativos são pré-instalados ou essenciais.

Desempenho

Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, segundo Avast

A Samsung conseguiu emplacar dois aplicativos em primeiro lugar. O AllShare permite transmitir conteúdo entre dispositivos Samsung por DLNA, apesar de não ser utilizável o tempo todo, ele é aberto junto com a inicialização, prejudicando o desempenho dos aparelhos. O Push Service é especial para mostrar notificações de apps da Samsung, e mesmo assim também é iniciado com o Android, e afeta gravemente a performance. Mas a sul-coreana não está sozinha nessa, pois a Google, própria desenvolvedora do sistema operacional, também prejudica o Android com seus apps pré-instalados. O TalkBack é pensado para usuários que precisam de recursos de acessibilidade, ele é pesado mas é ativado mesmo que você não precise.

Entre os aplicativos abertos pelos usuários, novamente a Samsung lidera. O WatchON é um app que serve de controle remoto de TV, e mesmo sendo uma função tão simples, impacta no desempenho do dispositivo. O Google Docs, apesar de ser somente um editor de texto, incrivelmente atinge a potência do Android. Outros aplicativos também fazem parte da lista, até o Clean Master, o que é engraçado pois ele promete maximizar o desempenho do aparelho. Como solução, a Avast recomenda que você exclua ou desative os programas, ou instale alternativos, como o Microsoft Word ao invés do Google Docs.

Bateria

Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, desempenho, armazenamento e internet

A Samsung novamente repete a liderança, agora em outro quesito, bateria. Os 4 aplicativos executados na inicialização que mais drenam bateria são da sul-coreana, logo seguido pelo Google Maps. Infelizmente, o WhatsApp e Facebook, apps que tanto usamos, também estão na lista. Ironicamente, o DU Battery Saver também drena bastante bateria.

Falando em aplicativos abertos pelo usuário, a Samsung está presente nos dois primeiros colocados. Em seguida, Netflix, Spotify e Snapchat, tão populares, também nos dão essa angústia. Ler e-mails pelo Outlook deve consumir bastante sua bateria, o que se repete caso queira ler notícias com BBC News. Como alternativa, é possível instalar Deezer como player de música, Gmail como email e MSN Notícias para jornais.

Armazenamento

Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, desempenho, armazenamento e internet

Armazenamento é algo sério. Quem nunca viveu aquele momento de pânico, com o celular cheio, mas sem saber mais o que apagar? Essa lista é responsável por um de seus maiores pesadelos. Dessa vez, quem assumiu a liderança foi o Facebook, junto com outros apps seus. O Kindle também, acompanhado de outros aplicativos Google. Em geral, esses programas ocupam tanto espaço por armazenarem muitos dados em cache: fotos, posts, músicas, vídeos, livros, pesquisas… Como solução, você pode simplesmente apagar o cache periodicamente. Simples!

Dados móveis de internet

Estes são os apps que mais drenam a sua bateria, desempenho, armazenamento e internet

Dados móveis de internet hoje são como água, é preciso economizar e quando chega a seca, ih… Porém, por mais que você tente poupar, alguns aplicativos não relevam em nada suas necessidades. Apps, como o Facebook e Instagram, desde que o celular é ligado começam a consumir dados. Sobrou até para o Yahoo! Japan, e incrivelmente The Weather Channel, um app de previsão do tempo, consome mais internet que o WhatsApp. O primeiro lugar dos apps executados pelo usuário é óbvio, afinal, se está dependendo de dados móveis, por que ver algo na Netflix? A dica é desativar o consumo desses programas em segundo plano, ou ativar alguma opção nas configurações do aparelho para poupar internet.

Domine seu celular

Como vimos, uma boa parte dos aplicativos que consomem mais recursos de um celular são pré-instalados. Saiba excluir ou desativar esses programas que atrapalham sua performance de uso. Também é inteligente saber regular as opções dos aplicativos para que não comprometam o dispositivo. A AVG recomenda que instale seu app, o AVG Cleaner para Android. Mas também não se esqueça de fazer coisas simples, como desativar GPS, Wi-Fi e Bluetooth, além de reduzir o brilho da tela; nem tudo podemos culpar os aplicativos.

Você tem muitos aplicativos presentes nas listas? O que pretende fazer com eles agora? Comente abaixo!

Fonte: Relatório Trimestral Avast de Tendências e Desempenho dos Aplicativos Android

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba nossas notícias:
[widget id="jackmail_widget-2"]
Holler Box