Apps úteis para automatizar o seu dia-a-dia (Android)

Uma lista de aplicativos úteis para Android, que facilitarão muito o dia-a-dia com o smartphone ou tablet.

apps-para-android-que-facilitarao-sua-vida
Se você, assim como eu, gosta de colocar o smartphone para “trabalhar” por você, gostará dos aplicativos que listarei aqui hoje. O objetivo deste artigo é mostrar o quanto o smartphone pode trabalhar sozinho com aplicativos úteis e lhe poupar pequenas ações que, às vezes, são mais incômodas do que parecem ser. A maioria dos apps são gratuitos! Veja abaixo:

AirDroid

Air Droid

Air Droid – Não há dúvidas de que este tem que ser o primeiro aplicativo da nossa lista. Um perfeito (sim, perfeito) gerenciador para o Android a partir do seu navegador Web. Basta conectar computador e smartphone na mesma rede Wireless e acessar o site do AirDroid e pronto. Tudo no seu smartphone estará ao alcance de seu mouse em velocidades instantâneas! Acesse contatos, envie leia e receba SMS e MMS, instale e faça backup de aplicativos, tudo diretamente de seu navegador.baixe-no-google-play

GravityScreen

Gravity Screen

Gravity Screen – Este é uma verdadeira “Mão-Na-Roda” para aqueles que querem praticidade. O app possui várias  funções como desligar a tela se o Smartphone estiver no seu bolso, acendê-la novamente quando tirar do  bolso, desligar a tela quando o aparelho for colocado sobre uma mesa (com a tela para cima ou para baixo), entre  outras.baixe-no-google-play
Switft-key

Swiftkey

Swiftkey – Disponível em versão gratuita, mas com uma versão paga que vale cada centavo, o Swiftkey é um daqueles aplicativos que nunca mais ficarão longe do seu smartphone. Considerado um dos melhores teclados para o Android, ele tem uma excelente ferramenta de auto-correção, baseada no seu histórico de escrita. Experimente versão trial, ou baixe direto a versão paga através do link abaixo:
baixe-no-google-play
AutomateIt

AutomateIt

AutomateIt – Similar ao SmartActions, app disponível apenas para smartphones da Motorola, o AutomateItse baseia em gatilhos (acontecimentos) como “conectar o aparelho à fonte de energia”, “chegar em casa”, etc., para executa determinadas ações escolhidas por você. Você pode programar seu celular para que, quando saia de casa, ele desligue o Wi-Fi ou entre no modo silencioso, por exemplo. Útil, não? O app possui uma ótima versão trial na loja de aplicativos do Google.baixe-no-google-play
Smart-Statusbar

Smart Statusbar

Smart Statusbar – Tão simples, quanto pequeno (apenas 307k), o Smart Statusbar permite que a barra de status do sistema seja vista mesmo ao rodar apps padronizados para rodar em tela cheia. Quando se está jogando ou vendo um filme, um leve toque seguido de um gesto curto para baixo na região da barra de notificações lhe possibilitará vê-la rapidamente.baixe-no-google-play
Dr Web

Dr. Web

Dr. Web – consagrado como um dos mais eficientes anti-vírus para a plataforma Android, o Dr. Web é caríssimo na versão completa (R$177,90). Felizmente, para quem não quer desembolsar essa quantia, é possível fazer o download da versão trial (gratuita). Ele é um ótimo para proteger seu aparelho contra spam, vírus e malwares.baixe-no-google-play
Chrome-to-phone

Chrome to Phone

Chrome To Phone – Com certeza a maioria aqui já teve que parar de ler algo na internet pela metade sendo que aquilo podia muito bem ser lido a partir do Smartphone, porém, faltam apps úteis que realmente funcionem para isto. Pois é, se você tem um Android e usa o Google Chrome, seus problemas quanto à isso acabaram. O Chrome To Phone já esteve em duas listas de melhores apps para Android aqui no Showmetech, confira: Lista Turbinada de Apps para seu Android e Lista dos Melhores Apps de Out/2010. Basta instalar o app no seu Android e linká-lo em sua conta Gmail, após isso simplesmente instale a extensão para o Chrome direto do Chrome Web Store e pronto, basta um clique e o endereço da página vai diretamente para o seu Android, podendo escolher ainda se aquele link vai ser aberto automaticamente quando chegar no Smartphone, ou se quer apenas que uma notificação seja exibida, quando menos se espera ele pode te ajudar! Tanto o app quanto a extensão para o Chrome são totalmente gratuitos:baixe-no-google-play

Auto RebootAuto Reboot

 

Auto Reboot – Nossos smartphones, assim como os computadores pessoais, criam vários arquivos temporários, que em tese, teriam de ser apagados logo que o sistema não precisasse mais deles. Porém, alguns deles ainda ficam, e deixam o smartphone mais lento, é aí que entra o Auto Reboot. Com esse aplicativo, é possível agendar um reiniciamento do seu smartphone, acabando com esse tipo de problema. Porém, é necessário ter o root no seu aparelho! baixe-no-google-play
Auto Airplane ModeAuto Airplane ModeAuto Airplane Mode – Para aqueles que deixam o smartphone ligado a noite, ou que precisam que ele entre em modo avião em algum horário do dia, o Auto Airplane Mode é o utilitário certo. Com ele, você pode programar seu smartphone ou tablet para entrar em modo avião uma ou mais vezes ao dia, consumindo menos energia e menos dados! baixe-no-google-play

Conhece mais algum aplicativo que facilita a sua vida e poderia ser adicionado à nossa lista? Comente!

Agradecimentos: Ricardo, por adicionar o Auto Reboot  e o Auto Airplane Mode à lista.

16 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

  • Putz! Antivírus nessa lista? Não quero ser arrogante, mas não sabe que não existe vírus no Android? Um programa desses não protege o usuário do próprio desconhecimento, se liberar o aplicativo ele vai fazer estrago de qualquer maneira, mas no caso, sendo um malware e não vírus.

    Android é um Linux-based, portanto, por arquitetura, não pega vírus nas partes do sistema (sem acesso ao root).

    • Realmente os softwares maliciosos não agem da mesma maneira do que em um ambiente Windows. Mesmo assim, malwares no Android podem roubar senhas, contatos e outras informações pessoais. Podem ter acesso á sua localização, numero de telefone, SMS, mensagens do Whatsapp, fotos e vídeos pessoais, entre outros. Os antivirus para Android também possuem firewall para ajudar a proteger sua privacidade, principalemente ao estar conectado á redes públicas. Se um app assim não fosse útil, grandes empresas, como a Alwil Software, que produz o conceituado Avast, não fariam apps também para plataforma Android.

    • O Henrique Silverio disse tudo. Sei disso Alex, uso Linux no meu micro. Foi exatamente por isso que fiz questão de adicionar a informação “Ele é ótimo para proteger seu aparelho contra spam, vírus e malwares.”

      Você tem que concordar que Malwares cresceram muito de uns anos pra cá na plataforma, e mesmo usuários avançados correm o risco de pegar um desses, por isso e por experiência com o app (uso ele), o deixei na lista.

      • Os antivírus só vão criar a falsa impressão de segurança. Você, que usa Linux como eu, sabe que se você der a permissão de root para um programa ele vai acessar regiões do sistema que não podem. Se um malware for instalado (e vale lembrar que o Android já tem uma dupla proteção, nos servers do Google e no próprio Android) tudo isso vai ser inútil, já que o usuário permitiu o acesso.
        Dizer que o app é útil porque grandes empresas investem nele é ignorar o fato que essas mesmas empresas precisam sobreviver e se elas não fizerem os usuários pensarem que a maior plataforma mobile do mundo precisa do produtos que eles fazem, estão mortos.
        Vamos pensar por um momento: se o Android funciona com essa dupla verificação do Google (matamos o problema com os apps), se não baixamos apps piratas ou de outras fontes (matamos o problema de fontes desconhecidas) e sabemos ler e entender as permissões do aplicativos (eliminamos apps espertinhos) para que serve um “anti-qualquer-coisa”? Não concordam que dois terços dessa equação acima é conhecimento? O meu ponto é: se você sabe o que está fazendo, só baixa apps da Play não precisa de nada. E se não sabe o que está fazendo e baixa apps de lugares “estranhos” um antivírus não vai te proteger de nada, porque você, como usuário, já deu as permissões que ele precisa.

        • Convenhamos, o Google não verifica os aplicativos que são colocados em sua loja virtual, e se verificasse realmente, nenhum desses Malwares existiria na plataforma. Concordo com você, nada adianta um “anti-qualquer-coisa”, como você mesmo disse, se nós não formos responsáveis, mas cada um tem sua opinião e acho que uma segurança extra não nos mata em nada.

          Obrigado pelo comentário Alex, 🙂 .

          • José não estou querendo ficar te enchendo o saco mas eu tenho que dizer isso: sua afirmação não condiz com a verdade em dois pontos:

            1) existe a verificação nos servidores do Google sim: https://www.webpronews.com/google-integrates-its-app-verification-tool-directly-into-google-play-2013-07

            2) a estimativa oficial de malware na play é de .001% dos mais de 1 milhão de aplicativos: https://www.androidpolice.com/2013/10/03/google-talks-android-malware-estimates-that-001-of-apps-evade-defenses-and-harm-users/

            Esses dados acima, afirmo, dados e não opiniões, não foram confrontadas por nenhuma outra fonte que lida com o assunto, por isso, a tenho como correta. Se tiver em contrário, por favor, envie.
            O Google verificou mais de 1.5 bilhão de instalações de aplicativos e o volume de aplicativos com positivo para malware é ínfima (os .001%).

            Isso falando na validação na Play, além dela (no segundo link tem os gráficos) temos já um verificador interno no sistema, tornando além de inútil, redundante ter um antivírus.
            Cada um usa o que quer no seu sistema, mas não se enganem: eles não funcionam porque o Google já faz todo o trabalho e ainda fica com um programa roubando espaço e ram. Totalmente inútil.

          • Falando por experiência, concordo se a pessoa souber oq está fazendo, só instalar apps do Play, a chance de pegar vírus beira o nulo.

            Porém, você não pode afirmar que por ser Linux-based o Android não tem vírus, tem sim. E alguém mal intencionado pode conseguir fazer um bom estranho, alguma brecha pode ser explorada, algum root pode ser inserido e aí já era. É um cenário possível.

            Não tenho AV no meu aparelho, mas pq só eu uso e sei exatamente o que estou fazendo.

            Porém, acho sim que vale a indicação do produto, muita gente baixa apps de fora do Play e o risco se torna muito mais alto, um bom AV pega esse tipo de coisa durante a instalação e impede que o usuário tenha maiores problemas.

          • Ser baseado no Linux realmente não garante, mas os meus pontos são:

            Temos, como pessoas que tem mais conhecimentos, dar o nome certo aos bois, por isso evito falar em vírus e uso o malware, o nome correto, ao meu ver, aos programas que podem encontrar as brechas no Android.

            O segundo ponto é: se o cara instalar um aplicativo fora da Play, ou se tiver com o root aberto e não souber o que fazer? O antivírus vai salvar ele?

          • E por acaso você acredita em tudo o que você lê na Internet?
            E sim, especialmente para superusers
            Existe risco quanto a isso….
            Leia mais…

    • Eu sou fã número um dos Linux Based, porém tenho que admitir que ele não é perfeito, do modo que foi construído permite que sejam roubadas informações sem que haja necessariamente um acesso root. No PC, por exemplo, acontece porque o buffer do teclado se encontra em um local que não necessita de root para ser acessado, dessa forma um keylogger pode facilmente trabalhar em seu Linux sem problemas.

  • 2 apps q considero bacanas pra incluir nessa boa lista: Auto Reboot – Reinicia o smart na hora q vc programar. Deixo o meu ligado direto e acho bom pra dar uma limpada na memória e corrigir bugs q vão acumulando com o tempo em alguns outros apps. E Auto Airplane: Vc determina os horários q o celular vai entrar e sair do modo avião (sem rede). Deixo o meu de meia-noite às 7 da manhã e nesse tempo sem rede ele só gasta 1% de bateria. Segue os links: https://abre.ai/u3p e https://abre.ai/u3q

  • Isso é que acontece quando pessoas passam a acreditar mais em programas do que no seu conhecimento e pagam o preço da indústria da paranóia:

    https://www.androidpolice.com/2014/04/06/the-1-new-paid-app-in-the-play-store-costs-4-has-over-10000-downloads-a-4-7-star-rating-and-its-a-total-scam/

    As pessoas pagam por algo que não faz nada, o cara ganha 40 mil de bobeira e tem 10.000 pessoas se sentindo seguras, provavelmente infectando seus aparelhos baixando apps fora da Play.
    Isso é um fato, gostaria de argumentos contra.
    Abs

  • Vocês poderiam acrescentar alguns itens nessa lista: Google Translate, o velho e bom tradutor da Google e Shazam, por exemplo, ta tocando uma música super legal em algum lugar e você queria muito essa música, coloque o Shazam pra escutar e ele te dirá o nome da música, cantor, album, ano etc. Sugestão!