Aprenda a rodar jogos clássicos do SNES, Mega Drive e GBA com emulador no Xbox One

Emulador Super Nintendo no Xbox One rodando Super Mario World
Aprenda neste tutorial como rodar o emulador do Super Nintendo (SNES), Mega Drive e GBA diretamente do browser, Microsoft Edge, e jogar os clássicos no Xbox One
Anúncio
Aprenda a rodar jogos clássicos do SNES, Mega Drive e GBA com emulador no Xbox One

Emulador Super Nintendo no Xbox One rodando Super Mario World

“Super Mario World”, um dos melhores jogos de todos os tempos

Apesar do grande crescimento da indústria dos jogos eletrônicos e a chegada de consoles poderosos como Xbox One, jogos clássicos são inesquecíveis e sempre mexem com a gente. Por isso, muita gente gostaria de jogar títulos como Super Mario World (Super Nintendo), ou Sonic the Hedgehog (Mega Drive) e muitos outros nos consoles atuais.

Pensando nisso, alguns gamers apaixonados, que também entendem da criação de softwares e aplicativos, desenvolveram um emulador que roda jogos de Mega Drive, Game Boy, GBA, NES e até SNES no Xbox one.

Para reviver esse clima nostálgico ou apresentar jogos clássicos a uma nova geração de gamers, vamos ensinar no tutorial de hoje como jogar os clássicos com um emulador que roda direto do navegador de internet – o Microsoft Edge – da empresa Nesbox, a mesma que tentou, sem sucesso, passar um emulador como app universal na Windows Store para que rodasse no console.

A Microsoft, é claro, barrou o app, então eles fizeram uma versão baseada em browser, em apenas dois dias (!), mas que roda bem, dadas as circunstâncias. O emulador roda jogos de NES, SNES, Mega Drive, Game BoyGBA. Ele suporta as seguintes extensões de arquivos: .gen .smd .bin .smc .nes .gba .gbc .gb. e será melhorado nos próximos dias.

Agora vamos deixar de papo, e começar a aprender:

Rodando o SNES no Xbox One:

nesbox rodando no Xbox one
(Foto: Reprodução / Rovena Frossard – Facebook)
  1. Primeiramente, você vai precisa de um Xbox One, uma conta do OneDrive, tesoura sem ponta… (essa última é brincadeira, caso não tenha notado).
  2. Agora baixe as ROMs dos jogos que quer rodar no seu console, de preferência em um PC, e salvem em uma pasta qualquer no seu OneDrive. As ROMs são os arquivos dos jogos que serão lidos pelo emulador.

Lembrando que é permitido que você guarde os arquivos ROM de jogos, caso você possua o cartucho original. Baixar uma ROM fora desses termos é ilegal, e de inteira responsabilidade do usuário. E por último, o Showmetech não apoia a pirataria.

  1. Abra o navegador Microsoft Edge no seu Xbox One e acesse o emulador no seguinte endereço: https://nesbox.itch.io/x1. O emulador será carregado, alguns chiados e ruídos na tela são normais.
  2. No site do emulador, selecione a opção “Add ROM from OneDrive“, e escolha uma ROM para começar a jogar.
  3. Selecione o jogo carregado do OneDrive, e ele iniciará. Agora você precisa selecionar o controle para jogar.
  4. Clique em “Start” no seu controle e selecione “Usar os controles do jogo“. Os botões que funcionam são as setas, como direcional, e A, B, X, Y, select (lado esquerdo), start (lado direito) e gatilhos direito e esquerdo como L e R.

Agora, é só se divertir e curtir os jogos clássicos dos consoles lendários da Nintendo e SEGA no seu Xbox One.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

6 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter