Reels: aprenda a usar o “TikTok” do Instagram em 9 passos

uggh9xawgc2zpgugqgph
Aprenda a usar o Reels, nova funcionalidade do Instagram que compete diretamente com o TikTok

Após ser testado no Brasil por um tempo, o Instagram lançou a versão final do Reels em 50 países. A funcionalidade permite a criação de vídeos curtos (até 15 segundos) e criativos por meio de edições que incluem efeitos visuais e sonoros, cortes e músicas, entre outras. O lançamento oficial ocorre justamente num momento em que seu principal concorrente, o TikTok, aplicativo da chinesa ByteDance, sofre ameaça de proibição nos EUA.

Para criar os seus vídeos com o novo recurso do Instagram, basta usar a sua criatividade. São várias as possibilidades: criar dublagens, recortar e juntar trechos de uma mesma gravação, fazer sequências com desafios, como trocar de roupa e posição com uma pessoa ao seu lado, e muito mais.

Após finalizar a gravação e edição do vídeo, você pode escolher publicá-lo em seu Stories e na aba Explorar do Instagram. O conteúdo também poderá ficar disponível em seu perfil, entre seu feed e suas lives ou as fotos em que você está marcado, caso não tenha nenhuma live publicada. Confira abaixo como utilizar o recurso.

Criando vídeos com o Reels do Instagram

1: Abra o aplicativo do Instagram e selecione a câmera para o Stories no topo superior esquerdo. Em seguida, selecione a opção Reels.

O Reels oferece um menu vertical para a criação dos vídeos
O Reels oferece um menu vertical para a criação dos vídeos

2: O menu vertical do Reels oferece quatro opções: Audio, Speed, Effects e Timer. Antes de iniciar a gravação do seu vídeo, selecione o primeiro ícone, Audio, para acessar a biblioteca de músicas do Instagram. Assim como no Stories, depois de escolher a faixa para o seu vídeo você poderá definir qual trecho utilizará. A funcionalidade, além de permitir uma trilha sonora ao seu vídeo, também pode ser utilizada para dublagens.

3: Após selecionar a sua música, você retornará ao menu inicial do Reels. Clicando no segundo ícone, Speed (velocidade), você poderá aumentar ou reduzir a velocidade, deixando o vídeo e a música de fundo acelerados ou em câmera lenta.

Em Speed, controle a velocidade do seu vídeo
Em Speed, controle a velocidade do seu vídeo

4: Agora que você já escolheu sua música e a velocidade do seu vídeo, é hora de escolher os efeitos. Essa etapa funciona igual ao Stories: ao selecionar o terceiro ícone, Effects, aparecerá um menu inferior com diversos filtros diferentes para você testar

Escolha o efeito para personalizar o seu vídeo
Escolha o efeito para personalizar o seu vídeo

5: O quarto ícone, Timer, permite definir o tempo de gravação para o seu vídeo. Você pode fazer diversos cortes, desde que o total não passe de 15 segundos.

6: Para gravar, basta apertar o botão central. Após cada gravação, o Reels disponibilizará uma prévia para edição no menu inferior esquerdo, oferecendo as possibilidades de recortar ou apagar o trecho.

7: Depois que gravar o primeiro fragmento do seu Reels, você perceberá que o Instagram adiciona um novo ícone ao menu vertical. Chamada Align, essa funcionalidade permite alinhar o final de uma gravação com o início da próxima, mantendo uma continuidade entre os trechos,

8: Após gravar e editar todos os trechos do seu vídeo, é a hora de seguir para a publicação. O Instagram oferece a possibilidade de adicionar gifs, desenhar e baixar o vídeo antes de compartilhar no Stories ou no feed.

Antes de publicar, você pode adicionar gifs, desenhar ou baixar seu vídeo
Antes de publicar, você pode adicionar gifs, desenhar ou baixar seu vídeo

9: Na hora de publicar o vídeo, o Instagram oferece duas possibilidades: compartilhar na aba Explorar (e adicionar ao seu feed, caso queira) e/ou em seu Stories

Pronto! Agora você pode criar vídeos com infinitas possibilidades no Instagram Reels. Escreva pra gente o que achar da funcionalidade nos comentários.

Fontes: Life Hacker

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter