App store

App Store: o primeiro ano de sucesso e obstáculos da loja da Apple no iOS

Avatar de ewerton vasconcelos
A App Store está aí há quase dez anos e, desde então, causou muita mudança no mercado mobile. Confira os acertos e erros da loja da Apple em seu primeiro ano.

A App Store, presente em iPhones e iPads, completa 10 anos em 2018. Com isto em mente, iremos voltar no tempo para você ver o quanto ela acertou ou errou no início de sua “carreira” como loja.

App Store foi lançada em 10 de julho de 2008

Quase um ano após o lançamento do primeiro iPhone, a App Store surgiu com apenas 500 aplicativos. Pode parecer pouco para os padrões de hoje, mas, para aquela época, era algo surreal.

App store: o primeiro ano de sucesso e obstáculos da loja da apple no ios. A app store está aí há quase dez anos e, desde então, causou muita mudança no mercado mobile. Confira os acertos e erros da loja da apple em seu primeiro ano.
A aparência é um aspecto que mudou bastante.

Além disso, a facilidade em que tudo era realizado também era algo impressionante. Com apenas uma conta logada e alguns toques, era possível comprar seu aplicativo e já começar a usá-lo.

Foram cerca de 10 milhões de downloads no primeiro fim de semana. Em três meses, a marca de 100 milhões de aplicativos baixados foi alcançada. Dentre estes aplicativos estavam: Facebook, Twitterrific, Yelp, Shazam!, eBay e muitos outros.

Em junho de 2009, a App Store já contava com 50.000 aplicativos e 1 bilhão de downloads. Este tipo de sucesso fez com que qualquer outro smartphone lançado tivesse sua própria loja de apps.

App store: o primeiro ano de sucesso e obstáculos da loja da apple no ios. A app store está aí há quase dez anos e, desde então, causou muita mudança no mercado mobile. Confira os acertos e erros da loja da apple em seu primeiro ano.
iTunes foi uma boa influência para a App Store.

É provável que tudo isso tenha sido causado por uma série de eventos. A começar pela “herança” do iTunes, já que a Apple sabia como lidar com a plataforma, foi fácil transferir o conhecimento para uma nova.

Outro ponto é a acessibilidade do iOS, no que se refere aos desenvolvedores do Mac. Já que o iOS veio do Mac OS X, os desenvolvedores, por conhecerem bem a plataforma, conseguiram entregar aplicativos funcionais e bonitos logo de cara.

Por fim, investimentos em tecnologias como Core Animation e OpenGL garantiram interfaces fluidas e, “sem querer”, tornaram o iPhone uma ótima plataforma para jogos. A consequência disto foram vários aplicativos (jogos) viciantes.

Nem tudo foi tão bem

Assim como toda história de sucesso, muitos obstáculos vieram no caminho. No lançamento da App Store, aplicativos third-party (de terceiros) não funcionavam tão bem.

App store: o primeiro ano de sucesso e obstáculos da loja da apple no ios
Nem tudo dá certo de primeira.

Além de eles não conseguirem rodar em background, eles não “salvavam” o que você fazia antes de fechá-los. Ou seja, você sempre voltava do início, inclusive em jogos.

E não para por aí. A App Store também não permitia demonstrações de aplicativos, testes ou até descontos. Com isso, você era obrigado a comprar o aplicativo sem conhecê-lo direito ou a simplesmente não comprá-lo.

Um ponto importante é que haviam diversas restrições em relação aos aplicativos que podiam entrar na loja do iOS.

“Esta prática da Apple, de rejeitar certos aplicativos, é desastrosa para a confiança de investidores. Desenvolvedores estão investindo tempo e recursos na App Store e, se investidores não estão confiantes, eles não irão investir. Se não há investimento, qual o ponto em fazer isso?”, afirmou Frasier Speirs, na época do lançamento da loja.

App store: o primeiro ano de sucesso e obstáculos da loja da apple no ios. A app store está aí há quase dez anos e, desde então, causou muita mudança no mercado mobile. Confira os acertos e erros da loja da apple em seu primeiro ano.
Códigos promocionais não existiam até então.

Apesar de toda a confusão, a Apple fez algumas mudanças que podem ter ajudado a solucionar os problemas. Uma delas foi a criação de códigos promocionais que permitiam, em suma, que desenvolvedores “dessem de presente” até 50 cópias dos seus aplicativos para críticos os analisarem.

Na mesma época, que seria em 2009, a Apple lançou mais de 1000 novas APIs para desenvolvedores, além de uma série de novas funcionalidades gerais.

Fonte: iMore.

Leia também

Apple pode lançar iPhone “gigante” com suporte a dual-SIM em 2018

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados