Aspire vero, notebook ecológico da acer, é lançado no brasil

Aspire Vero, notebook ecológico da Acer, é lançado no Brasil

Avatar of felipe vidal
Com responsabilidade na produção, o Aspire Vero é feito com plástico reciclado pós-consumo

Na última quarta-feira, 17, a Acer anunciou uma novidade bem interessante para o público brasileiro: o Aspire Vero, um notebook sustentável que segue a cartilha verde baseado na plataforma Earthion, com o objetivo de produzir computadores a partir de uma perspectiva ecológica.

O projeto Acer Earthion tem a premissa de criar soluções que ajudem na conservação do meio ambiente através do desenvolvimento de tecnologias de ponta, mostrando que há a possibilidade de haver um desenvolvimento tecnologia de alto nível e ainda assim respeitando o meio ambiente. Aliás, em um evento realizado há uns meses, a companhia reiterou o compromisso em criar embalagens 100% recicláveis para seus produtos.

“Queremos conectar tecnologia e sustentabilidade, introduzindo o propósito da Earthion também no Brasil, por meio de iniciativas e produtos que promovam bem-estar e consciência”

 Alexandre Gerardo, Diretor Geral da Acer do Brasil

O Aspire Vero é o primeiro produto seguindo essa lógica a chegar ao Brasil, pois conta com 30% do chassi desenvolvido a partir de plástico reciclado pós consumo, chamado também de plástico PCR. Segundo a Acer, essa opção na produção fez que com as emissões de CO2 caísse em pelo menos 21%. O que pode parecer muito pouco na verdade é significativo — como explicarei em breve.

Aspire vero, notebook ecológico da acer, é lançado no brasil. Com responsabilidade na produção, o aspire vero é feito com plástico reciclado pós-consumo
Aspire Vero, o notebook ecológico com design simpático e responsável (divulgação/Acer)

O teclado retroiluminado é feito a partir de 50% de PCR, enquanto a tela é de material é “mais de 99% reciclável”. Na parte interno, a empresa comenta que há bastante espaço para que o usuário realize upgrades, como RAM e armazenamento, e ainda ressalta que o aparelho foi pensado para ter uma grande longevidade.

Em termos de especificações técnicas, o Aspire Vero é um notebook equipado com processador Intel Core i5 1155G7, de 4 núcleos, 8 threads e clock base de 4.5 GHz; 8 GB de RAM DDR4 a 2666 MHz expansível até 20 GB; 512 GB de SSD PCie NVMe; e placa gráfica integrada Intel Iris Xe.

A tela fica por conta de um display IPS de 15 polegadas com design ultrafino, resolução Full HD (1920×1080), tempo de resposta de 25ms e brilho de 250 nits. A bateria possui 3 células de polímero 48Wh com autonomia de cerca de 7 horas fora da tomada em uso moderado.

Acer aspire vero (divulgação/acer)
Aspire Vero, notebook sustentável, chega ao Brasil (divulgação/Acer)

Brasil e a sustentabilidade

Ao contrário do que se imagina, sustentabilidade nada tem relação com não produzir para deixar o meio ambiente preservado — claro, há exceções — mas muito muito pelo contrário. O princípio de sustentabilidade deixa explicito que sim, o ser humano não pode como deve explorar recursos da natureza para viver, desde que para se desenvolver e combater a pobreza, em hipótese alguma deve extinguir o recurso.

Em termos mais práticos a ideia é a seguinte: sim, podemos consumir os recursos, mas JAMAIS, acabar com ele. Na verdade, a sustentabilidade diz que se a nossa atual geração está explorando uma floresta, por exemplo, esta mesma floresta deve ser mantida para que as gerações futuras também a explorem, sem deixar que este ambiente acabe.

Desmatamento na amazônia mobiliza senadores nas redes sociais — senado  notícias
De queimadas ao desmatamento, a Floresta Amazônica hoje mais contribui para o Aquecimento Global do que o combate (Reprodução/Senado Federal)

Dessa forma há um consenso a qual revela que o ser humano não deve acabar com os recursos naturais do planeta para satisfazer as suas necessidades, uma vez que sendo muito sincero, há recursos de sobra por aqui.

No entanto, a situação é diferente. A decisão da Acer de trazer o Aspire Vero é interessante, visto que em 2020, durante os piores momentos da pandemia, o Brasil aumentou suas emissões de CO2 em 9,5%, enquanto o resto do mundo, em média, reduziu em 7%, de acordo com o Observatório do Clima. Agora sim, aqueles 21% que a Acer prometeu no início do texto fazem sentido num comparativo direto.

Preço e disponibilidade

No momento em que esta matéria está sendo desenvolvida, o Aspire Vero é encontrado apenas na loja oficial da Acer, por R$ 7.599.

Ficha técnica

Aspire vero, notebook ecológico da acer, é lançado no brasil. Com responsabilidade na produção, o aspire vero é feito com plástico reciclado pós-consumo
Ficha técnica do Aspire Vero (divulgação/Acer)
ModeloAspire Vero AV15-51-583D
ProcessadorIntel® Core™ i5– 1155G7 Quad Core (8 Threads) Frequência: até 4.50 GHz 8 MB Intel® Smart Cache
Placa gráfica integradaIntel® Iris® Xe Graphics com memória compartilhada com a memória RAM
RAM 8 GB RAM DDR4 (4 GB Soldada + 4 GB Módulo) Expansível até 20 GB DDR4-2666 Mhz (Para memorias SO-DIMM)
Armazenamento512 GB SSD PCIe 3.0 x4 NVMe (M.2 2280)
Tela15.6” LED com design ultrafino Painel: IPS Resolução: Full HD (1920×1080) Proporção 16:9 Taxa de Atualização: 60 Hz Tempo de resposta: 25 ~ 27ms Brilho: 250 nits Taxa de contraste: 800:1 Color gamut (NTSC): 45% Tecnologia Anti reflexo Acer ComfyViewTM
ÁudioDois alto-falantes estéreo Tecnologia AcerTrueHarmony Microfone duplo Tecnologia Acer Purified Voice Compatível com Cortana com voz
WebcamWebcam HD com 1280 x 720 de resolução e Gravação de áudio e vídeo em 720p (Com função HDR High Dynamic Range)
ConectividadeWireless (Wi-Fi): Compatível com IEE 802.11a/b/g/n/acR2+ax wireless LAN Suporte a redes com frequência de 2.4 GHz e 5 GHz Suporte ao Wi-Fi 6 Com tecnologia MU-MIMO 2×2 Bluetooth® 5.1 LAN/Rede com fio: Gigabit Ethernet, Wake on LAN Ready
Bateria 3 células (Polímero) 48Wh
Dimensões e peso 363.4 (L) x 238.4 (P) x 19.5 (A) mm 1.9 kg
PreçoR$ 7.599

Veja também

E aí, o que achou do Aspire Vero? Aproveita e confira nosso podcast especial sobre Mudanças Climáticas e Aquecimento Global.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados