Astrônomos descobrem uma segunda lua orbitando a Terra

maxresdefault 7
A segunda lua estaria orbitando a Terra há pelo menos 3 anos, e a estimativa é que ela nos deixe por volta do mês de abril
Anúncio
Astrônomos descobrem uma segunda lua orbitando a Terra

A gravidade da Terra capturou um pequeno asteroide que está orbitando em nosso planeta, funcionando como uma segunda lua temporária. O objeto está em nossa órbita há cerca de três anos, mas foi observado pela primeira vez no dia 15 de fevereiro pelos astrônomos Kacper Wierzchos e Teddy Pruyne, do Catalina Sky Survey (CSS), financiado pela NASA e sediado pela Universidade do Arizona, na cidade de Tucson. Em seguida, o Minor Planet Center confirmou oficialmente a existência do objeto.

“GRANDE NOTÍCIA. A Terra tem um novo objeto capturado temporariamente / Possível mini-lua chamada 2020 CD3”.

disse Wierzchos no Twitter

Segundo os cálculos de Wierzchos, o asteroide é bem pequeno e tem entre 1,9 e 3,5 metros de diâmetro, mais ou menos do tamanho de um automóvel. Para efeito de comparação, a Lua tem 3.474.200 metros. Além disso, trata-se de um asteroide tipo C, um carbonáceo, sendo que 75% dos asteroides são deste tipo.

Para essa imagem da minilua foram utilizados três filtros de cor: azul, verde e vermelho, e o telescópio precisou se mover para acompanhar o objeto no centro, justificando os rastros coloridos (Foto: Gemini Observatory )
Para essa imagem da segunda lua foram utilizados três filtros de cor: azul, verde e vermelho, e o telescópio precisou se mover para acompanhar o objeto no centro, justificando os rastros coloridos (Foto: Gemini Observatory )

Já os Astrônomos do Observatório Gemini, no Havaí, divulgaram uma nova imagem do objeto em cores (foto acima). Esta imagem foi feita na última segunda-feira, dia 24, com o telescópio Gemini North.

“Obter a imagem foi uma corrida contra o tempo para nossa equipe, porque o objeto está se tornando cada vez menos brilhante à medida que vai se afastando da Terra”

disse o astrônomo John Blakeslee

Estimativas da órbita da segunda lua

O pesquisador Tony Dunn divulgou um GIF no Twitter estimando a trajetória da órbita

No entanto, essa estimativa ainda não é um consenso entre os pesquisadores, e será necessário novas observações para saber exatamente quando a mini-lua deixará a órbita da Terra. No entanto, pesquisador Grigori Fedorets, da Queen´s University, acredita que o asteroide deve sair do nosso sistema em abril.

“[A segunda lua] está se afastando do sistema Terra-Lua, enquanto conversamos”

disse Fedorets à revista New Scientist

Essa não é a primeira mini-lua descoberta na órbita da Terra. No dia 14 de setembro de 2006 foi observado pelo astrônomo Eric Christensen, também do Catalina Sky Survey, o RH120. Este possuía cerca de 3 metros de diâmetro e saiu da nossa órbita em junho de 2007. Vale dizer que um estudo publicado em 2018 pela revista Frontiers in Astronomy and Space Sciences sugere que a Terra provavelmente tem várias mini-luas, sendo corpos muito pequenos que passam despercebidos a olhos nus.

Fontes: New Scientist, CNET, BGR, ScienceAlert

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter