Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

Asus Zenfone 5 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária
Chegou a hora de falarmos da câmera do Zenfone 5! Confira o que podemos analisar sobre as capacidades da câmera do smartphone da Asus.

Que o Asus Zenfone 5 é uma ótima opção de Asus para a aparelhos médios do mercado de smartphones, isso já falamos aqui. Entretanto, chegou a hora de falarmos mais específicamente de sua câmera! Para isso, pegamos como base algumas contribuições da DxO Mark que testou de diversas formas o aparelho. Confira também algumas diferenças do aparelho para o Asus Zenfone 5Z!

Com um Qualcomm Snapdragon 636, 4 GB de RAM e um display LCD de 6,2 polegadas muito elegante, o Zenfone 5 oferece bastante poder de processamento e uma tela grande e útil. Entretanto, quando estamos falando de imagens, o Zenfone 5 é mais útil ainda! Já o Zenfone 5Z possui um Snapdragon 845 Qualcomm MSM8998 e 8 GB de RAM (com memória máxima de até 256 GB). E é sobre isso que vamos falar hoje! Mas, antes de começarmos, que tal dar uma olhadinha no nosso vídeo sobre o novo aparelho da Asus:

Sobre a câmera do Zenfone 5

O Zenfone 5 conta com uma câmera dupla que combina uma câmera principal de 12Mp com uma lente de distância focal equivalente a 24mm. Além disso, o aparelho também possui uma câmera secundária de 8Mp com uma lente super grande angular. A câmera principal também possui estabilização ótica de imagem e um sistema AF Dual-Pixel.

Confira as especificações da câmera:

. Câmera dupla;
. Câmera principal 12Mp com sensor de 1 / 2.55 “, lente f / 1.8-abertura (comprimento focal equivalente a 24mm);
. Câmara secundária de 8Mp com sensor de 1/4 “, objetiva de abertura de f / 2.2 (distância focal equivalente a 12mm);
. Estabilização de imagem óptica na câmera principal;
. Autofoco Dual-Pixel na câmera principal;
. Flash LED.

Nós utilizamos como base para essa matéria, como citado mais acima, os testes de câmera da DxO Mark. Isso porque o rigor da empresa para testes com câmeras é sem igual! Alguns engenheiros do DxOMark capturam e avaliam mais de 1500 imagens para os testes. Além disso, mais de 2 horas de vídeo em ambientes de laboratório controlados e em cenas internas e externas naturais também são utilizados.

20180227 113703 720x405 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

Aspectos gerais

O Asus ZenFone 5 é um ótimo representante da sua classe de smartphones intermediários. Contudo, no modo de imagem estática, a câmera oferece um desempenho equilibrado em todas as situações. Além disso, apresenta em geral uma boa cor e exposição.

Sobre desvantagens que podem ser listadas, temos alguns ruídos de luminância em céus muito azuis, mesmo sob luzes muito brilhantes. Além disso, existe um leve efeito de deslocamento da cor ciano somada a “fantasmas” quando tiramos fotos em cenas de alto contraste.

asus zenfone 5 unboxing 4 720x480 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

O Zenfone 5 sobre grande iluminação

O desempenho do Zenfone 5 sob luzes mais forte é muito bom. O nível de detalhismo das imagens com muita luminosidade não está exatamente no mesmo nível dos melhores concorrentes, mas ele chega quase lá. Isso porque as cores são vivas e agradáveis ??em quase todas as situações.

Além disso, a câmera do Zenfone 5 se sai muito bem em cenas de alto contraste, onde é capaz de capturar imagens com uma faixa dinâmica muito mais ampla. Assim, o aparelho dá contar de mostrar ótimos detalhes de sombra, mantendo ainda assim o foco de destaque em áreas claras do quadro de forma mínima.

ASUS Zenfone 5 Review 20 720x404 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

O desempenho do autofoco é um dos melhores já vistos, de acordo com a DxO Mark. Assim, o aparelho conta com um sistema fornecendo foco rápido e preciso em qualquer as situação. Mas como tudo possui um lado negativo, com o Zenfone 5 não é diferente.

Sua câmera possui alguns ruídos de luminância. Como havíamos dito acima, essa limitação é perceptível principalmente sob o céu azul, mas também sob algumas outras fontes de muita luz. Entretanto, esse problema não chega a atrapalhar a experiência do aparelho como um todo. Assim, no geral, o ZenFone 5 faz um trabalho muito bom em condições de muita luz.

E quando estamos com pouca luminosidade?

Na situação oposta, quando estamos em ambientes de baixa luminosidade, o desempenho do Zenfone 5 já não é tão bom. Isso porque suas fotos tiradas em ambientes mais escuros apresentam muito mais ruído, além de perderem também o nível de detalhamento. Outros aparelhos semelhantes, como o Google Pixel 2 e o Huawei P20, como o pessoal da DxO Mark demonstra, tem um desempenho melhor nesse quesito.

Entretanto, o sistema de foco automático funciona tão bem em baixas iluminações como nas altas. Além disso, a cor e a exposição ainda são boas também. Isso faz do Asus  Zenfone 5 uma das melhores opções para fotografias em ambientes internos.

comparacao fotos zenfone showmetech 720x388 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

Por fim, quando utiliza-se o flash de LED duplo, há certa perda de detalhes e textura. Mas em contrapartida, as fotos dificilmente mostram  algum efeito de olhos vermelhos.

Zoom não muito bom

Com o Zenfone 5 não conta com lente secundária teleobjetiva ou então um sensor de alta resolução para zoom digital, sua capacidade nesse quesito é um tanto limitada. Assim, é possível notar uma perda de detalhes considerável assim que o zoom começa a ser utilizado.

Ao usar a função,  o surgimento de ruídos de luminância é imediatamente percebido. Além disso, de acordo com a AxO Mark, o alcance dinâmico da câmera é reduzido ao aplicar o zoom. Isso acontece por conta da desativação da fusão de imagens com vários quadros quando o zoom é acionado.

Zenfone 720x406 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

A câmera do ZenFone 5 também é capaz também de capturar imagens que simulam o efeito DSLR-look. Porém,  algumas imperfeições de profundidade podem ser notadas em volta do foco da câmera. Podemos citar como ponto positivo da função as transições de desfoque.

Estas são suaves e agradáveis, junto com o modo bokeh que desfoca os objetos em primeiro plano. Vale a pena notar que, como no modo de zoom, o alcance dinâmico é reduzido ao fotografar imagens em bokeh.

E quanto aos vídeos?

O Asus Zenfone 5, de acordo com os relatórios da DxO Mark, não é tão bom para filmagens como é para fotos. Mesmo assim, a saída de vídeo é muito semelhante à de fotos. Isso garante boa performance de cores, balanço e brilho.

Além disso, o aparelho possui um excelente sistema de estabilização, garantindo imagens estáveis mesmo durante uma caminhada brusca. Porém, como ponto fraco, o modo de vídeo do Zenfone possui o foco automático. Mesmo que este tenha velocidade e precisão, ele recentraliza demais as imagens. Isso causa uma variação desconfortável de nitidez nos vídeos.

Além disso, falando específicamente do Zenfone 5Z, este não possui grandes diferenças com as características próprias da câmera do Zenfone 5. Duas são, basicamente, as diferenças dos aparelhos nesse quesito. A primeira é a taxa de frames por segundo das gravações, a qual é mantida em 60fps no 5Z, enquanto no 5 fica apenas em 30 fps. Já o Zenfone 5Z possui também um redutor de ruídos para áudios que não está presente na versão tradicional do aparelho.

zenfone 5 720x406 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

Por fim, uma boa câmera intermediária

Mesmo que ainda não seja líder em popularidade entre os consumidores, a Asus tem crescido cada vez mais a cada novo smartphone lançado no mercado. O Zenfone 5 já está aí e, com ele, podemos ver que a capacidade da empresa aumenta a cada dia.

Claro que o foco do aparelho, como deixamos bem claro aqui, ainda é intermediário. Por isso, não faz sentido analisá-lo em pé de igualdade com os smartphones de mais alto desempenho do mercado. Mesmo assim, sua câmera é competente para a maior parte das funções básicas.

zf5 ag02 stoneblue 720x493 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

Não é recomendado o modelo novo da Asus para aquelas pessoas que tem preferência por um ótimo zoom. Entretanto, caso não seja para vídeos, o autofoco funciona muito bem e garante mais uma funcionalidade bem útil para a câmera.

Os testes da DxO Mark nos mostram quedas consideráveis de detalhes e um aumento no ruído da imagem em iluminações mais fracas. Entretanto, isso é compensado pelo foco e reprodução de cores, que são ótimos. A maior desvantagem da câmera do Zenfone acaba sendo, de fato, o modo de vídeo.

Fonte: DxO Mark

Asus Zenfone 5 - Asus Zenfone 5: uma câmera intermediária extraordinária

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via