Começa atualização do Galaxy S20 para Android 11 e OneUI 3 no Brasil

Galaxy s20 brasileiro começa a receber android 11 e one ui 3
Novidades da atualização do Galaxy S20 no Brasil - sem vínculo com operadora - incluem visual refinado, melhorias de desempenho e de bateria; veja como atualizar

Depois de uma longa espera, a atualização do Galaxy S20 para o Android 11 finalmente chega ao Brasil. Acompanhada da também renovada interface OneUI 3 da Samsung, a atualização traz visual refinado e novas opções de personalização. Segundo a fabricante, a linha S20 também deve ficar mais potente e energeticamente eficiente – tudo graças ao novo sistema.

A atualização que chega hoje aos S20 brasileiros está em atraso quando consideramos o calendário oficial divulgado recentemente pela empresa. Nele, todos os Galaxy S20 deveriam ter sido atualizados até dezembro de 2020. E embora a atualização tenha chegado há tempos em países como Holanda, Bélgica e EUA, foi só hoje (05) que ela chegou por aqui. Até então, apenas a linha S20 e só os dispositivos sem vínculo de operadora podem baixar e instalar o update.

Mudanças sutis, porém, notáveis

Screenshot do galaxy s20 com android 11 e one ui 3. 0
Alguns dos novos widgets lembram os implementados pela Apple no iOS 14

Ao ligar o S20+ com o novo Android e a nova One UI instalados, notei que muita coisa continua como era antes: em termos visuais, ícones com traços mais finos e a inclusão de elementos translúcidos deixaram a interface mais leve. Da mesma forma, as animações também são mais ágeis e responsivas, tirando melhor proveito das telas de 120Hz. Ainda assim, a estrutura básica da One UI não foi alterada – tudo na interface ainda se divide entre uma área de interação e uma área de visualização.

As mudanças visuais mais profundas estão na galeria de fotos, na tela de notificações, nos controles de volume e na tela de bloqueio. Somada às poucas alterações no layout, a paleta de cores da One UI 3.0 também é a mesma da antiga. Antes que possa parecer, no entanto, devo deixar claro que isso não é um ponto negativo. Desde que foi introduzida em 2018, a interface da coreana é uma das mais consistentes dentre todos os dispositivos Android – e como já diz o ditado, é melhor não mexer em time que tá ganhando.

Screenshot da atualização do galaxy s20 com android 11 e one ui 3. 0 2
Fontes mais finas e superfícies translúcidas causam sensação de leveza na atualização do Galaxy S20

Já em termos de novos recursos, tanto o novo Android como a nova interface trazem diversas novidades. Para começar, o Android 11 lida melhor com variações na taxa atualização das telas. Por esse motivo, espera-se que os eventuais engasgos em transições da interface sejam menos comuns. Além disso, agora que o próprio SO oferece suporte para telas mais rápidas, estima-se que o recurso consumirá menos energia.

Para baixar a atualização no seu dispositivo, siga para Configurações > Atualização de Software > Baixar e Instalar. O novo Android está disponível para toda a linha S20, com exceção do Galaxy S20 FE, sem vínculo com operadoras

Apesar da bateria generosa, autonomia não é um ponto muito elogiado na linha S20. Para contornar esse problema, a fabricante afirma ter melhorado o gerenciamento de energia. Na prática, o aparelho ficou mais agressivo em restringir atividades de segundo plano, ao mesmo tempo em que reabre os aplicativos fechados mais rapidamente. Segundo a Samsung, isso se deve a um aprimoramento feito na RAM do dispositivo.

Personalização, segurança e mais recursos na atualização do Galaxy S20

Screenshot da atualização do galaxy s20 com android 11 e one ui 3. 0 3
Widgets estão de volta à tela de bloqueio e há melhorias nas opções de acessibilidade

No quesito personalização, a One UI 3.0 também ganhou alguns truques: agora, você pode trocar o plano de fundo da tela de chamadas, bem como é novamente possível adicionar widgets à tela de bloqueio. No menu de acessibilidade, os diferentes recursos oferecidos pelo Android também estão distribuídos de forma mais organizada e clara. Além de ser possível selecioná-los manualmente, o próprio aparelho é capaz de recomendar funções de acessibilidade com base nos seus padrões de uso.

No tocante à segurança e privacidade, o Android 11 permite autorizar que um app acesse sua câmera, microfone ou local apenas uma vez. Igualmente, quaisquer permissões que um aplicativo não utilizar por algum tempo serão automaticamente revogadas. Além disso, para permitir que um app tenha acesso integral à sua localização, e não apenas enquanto ele estiver em uso, é necessário acessar as Configurações > Permissões > Gerenciar permissões e só então autorizar o app em questão a acessar seu GPS sempre que quiser.

Se você estiver com a memória em dia, vai lembrar que, até o Android 10, era possível conceder esse tipo de autorização em um pop-up na primeira vez em que se abria o aplicativo.

Alguns recursos removidos…

E para encerrar, vale citar que nem só de adições vivem as atualizações de sistema. Nesta atualização do Galaxy S20, a Samsung explica que removeu o envio de arquivos via Wi-Fi Direct. Segundo a empresa, o recurso foi substituído pelo Nearby Share, ou ‘Compartilhar por Proximidade’. Similar à função AirDrop de dispositivos Apple, o recurso identifica outros Androids que estão por perto e os exibe na tela de compartilhamento automaticamente.

Da mesma forma, não é mais possível se conectar ao Chromecast usando o Smart View. Com isso, para utilizar o dongle da Google, você necessariamente deve baixar o Google Home ou, se preferir, usar o botão de transmissão disponível nos apps do YouTube, Spotify, Netflix e outros.

E você, curtiu as novidades do Android 11 e da One UI 3.0 com a atualização do Galaxy S20? Nos dê o seu feedback nos comentários. E se você gosta de Samsung, não deixe de conferir nossa análise do Galaxy S20 FE!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário