Devo atualizar o iPhone 5S para o iOS 11?

iPhone 5S
Comparativo mostra diferença de desempenho na abertura de apps no iPhone 5S com o iOS 10 e o iOS 11. Confira os resultados.

iOS 11 sistema operacional 720x405 - Devo atualizar o iPhone 5S para o iOS 11?

iOS 11 foi lançado oficialmente ontem e trouxe uma série de novidades, como uma Siri mais inteligente, uma Central de Controle totalmente remodelada, Realidade aumentada, dentre muitos outros recursos. Para ficar por dentro de todas as novidades trazidas pelo iOS 11, basta clicar neste link para ler um artigo mais detalhado.

O aparelho mais antigo que receberá a atualização é o iPhone 5S, lançado em 2013. Se por um lado é ótimo que a Apple dê um suporte de 4 anos para um aparelho, por outro, os usuários sempre ficam receosos em instalar uma versão mais recente do sistema operacional por medo do celular ficar lento demais.

Vale a pena atualizar?

O site gringo Ars Technica resolveu atualizar e fazer um comparativo de velocidade, medindo o tempo de boot e de abertura de apps no iOS 10.3.3 e no recém-lançado iOS 11. O resultado é que a perda de desempenho não é tão grande assim. A maioria dos usuários poderá continuar a utilizar o iPhone 5S sem maiores problemas.

Tarefas simples, como abrir a câmera e aplicativos como o navegador, Mensagens, Calendário, Mail e Mapas tiveram acréscimos de menos de um segundo. Conforme você pode ver na tabela abaixo, o app que mais demora para abrir no iOS 11 é o Maps, que leva 1 segundo a mais. Já a Câmera abre na mesma velocidade que na versão anterior. Veja os dados na tabela abaixo:

screenshot 20170920 074138 720x268 - Devo atualizar o iPhone 5S para o iOS 11?
Tabela mostrando a velocidade de abertura de apps entre os dois sistemas

Porém, como o iPhone 5S só conta com 1 GB de memória RAM, os apps deixados em segundo plano serão recarregados com mais frequência. O mesmo para as abas do Safari. O tempo de boot também aumentou significativamente, pulando de 26.6 segundos no iOS 10.3.3 para 38.6 segundos no iOS 11. Ou seja, um tempo de espera de 12 segundos a mais.

Conclusão

Assim, concluí-se que, apesar da leve perda de desempenho, vale a pena atualizar o iPhone 5S para o iOS 11. Além do mais porque o usuário vai ganhar uma série de novas funcionalidades, como uma nova e mais fácil Central de Controle, um gerenciador de arquivos, melhorias no Safari, dentre outras novas funcionalidades.

É importante levar isso em conta pois o iPhone 5S, apesar de não ser mais vendido nas lojas oficiais da Apple, ainda é comercializado em algumas varejistas e também vendido de segunda mão por particulares. Por ser um aparelho mais barato, ele é a porta de entrada dos brasileiros para o universo da Maçã. Assim, ao menos pra gente, é importante saber se o aparelho rodará bem o iOS 11.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via