Aulas de excel no superprof, aprenda a trabalhar com planilhas

Aulas de Excel, aprenda a trabalhar com planilhas

Avatar of lucas gomes
O Excel é uma ferramenta extremamente necessária em muitas empresas e cargos e reunimos algumas dicas para quem quer fazer aulas de Excel.

Uma das maiores facilitadoras de processos durante o cotidiano com certeza são as planilhas. Para muitos, elas podem ser uma grande dor de cabeça, já outros têm bastante facilidade com a ferramenta; inclusive, essas pessoas estão dispostas a oferecer aulas de Excel aos interessados no assunto. Hoje vamos falar sobre o que é o Excel, como essa ferramenta pode te ajudar no dia a dia, por que contratar aulas particulares de Excel e diversas outras dicas sobre o assunto. Vem conferir com a gente!

Sobre Excel

Quando você ouve falar em Excel, pode imediatamente relacionar o nome às planilhas, que são as ferramentas principais do programa. As planilhas são locais nos quais os usuários podem inserir os mais diversos conteúdos com o intuito de organizar algum trabalho. A utilização mais comum de planilhas são para cálculos diversos, ou seja, você pode usar para organizar suas finanças, para planejar uma viagem, para conferir como estão as contas do mês e mais uma infinidade de coisas. Isso só para mencionar a utilização doméstica.

Aulas de excel na superprof, aprenda a trabalhar com planilhas
Entender a ferramenta e aprender a usar o Excel é essencial atualmente! Seja para atividades pessoais ou nos processos profissionais diários. Reprodução: Blog Impacta

O Excel é recheado de fórmulas que ajudam os usuários a realizar cálculos e outros afazeres com mais tranquilidade e rapidez. Talvez memorizar todas elas seja um desafio, mas uma vez que você tenha revisado as grandes possibilidades em que podem se apresentar, quando você precisar, terá mais facilidade em saber quando aplicar cada fórmula em cada ocasião.

Aprendendo as fórmulas

As fórmulas do Excel são os principais recursos que essa ferramenta oferece. Quando você precisa fechar um plano de atividades que requer algum amontoado de cálculos, como várias somas de diversos números, saiba que há uma fórmula para isso. Mas estou citando uma das situações mais simples possíveis, pois no Excel há as mais variadas possibilidades de utilização dessa ferramenta, podendo, inclusive, cruzar informações de uma planilha para outra.

As aulas de excel podem ser um diferencial no seu currículo. Reprodução: microsoft
As aulas de Excel podem ser um diferencial no seu currículo. Reprodução: Microsoft

Cada pessoa, cada empresa, cada função, atividade, setor… enfim, muitas coisas pelas quais trabalhamos diariamente podem ter alguma necessidade de registro via Excel e para cada um desses registros, podem haver as mais diferentes fórmulas a serem aplicadas. Então para que você saiba qual delas pode ser a melhor para você, nada como aulas particulares que vão expandir ainda mais o seu conhecimento sobre o assunto como um todo e principalmente de acordo com as atividades que você já faz.

E se você está buscando aulas particulares de Excel para poder entender sobre as fórmulas e deixar o seu currículo ainda mais interessante, também pode ser uma ótima oportunidade! Afinal, se você é um funcionário que está buscando aperfeiçoar seu conhecimento na área ou alguém que quer chegar na entrevista deixando claro que já sabe aplicar as fórmulas necessárias para aquela vaga, tenha certeza que aulas particulares serão de uma ajuda ímpar.

Importância do Excel no trabalho

Durante o trabalho, no dia a dia, as planilhas também são grandes aliadas, então ter conhecimento da ferramenta te oferece grandes oportunidades, seja em seu trabalho atual, seja para preenchimento do seu currículo em busca de outra vaga. Atualmente, o mercado, ainda mais em funções que envolvem uma certa sabedoria em computação geral, requer um mínimo de conhecimento em planilhas.

Quem trabalha com computador geralmente precisa saber mexer com planilhas. Se você ainda não entende muito, cogite aulas particulares. Pode ser um diferencial na sua vida profissional. Reprodução: cmit solutions
Quem trabalha com computador geralmente precisa saber mexer com planilhas. Se você ainda não entende muito, cogite aulas particulares. Pode ser um diferencial na sua vida profissional. Reprodução: CMIT Solutions

É importante entender que esse é um recurso essencial, mesmo para quem possa ter certa dificuldade para entender como o Excel funciona. Porém, aulas particulares costumam ser facilitadoras, pois o contato direto entre professor e aluno costuma ser mais proveitoso na absorção do conteúdo.

Vantagens de aulas particulares

Aprender sozinho requer muito foco, tempo investido e concentração, mas é uma atividade que não costuma ser muito aderida, mesmo com tantos recursos online, principalmente pela dificuldade em assimilar o que está sendo estudado. Aprender com alguém que já está habituado com aquele assunto, pode render muito mais absorção do que está sendo almejado, principalmente se for através de aulas particulares.

Online ou presencial, as aulas particulares são incríveis para a melhor absorção do conteúdo ensinado. Reprodução: istock
Online ou presencial, as aulas particulares são incríveis para a melhor absorção do conteúdo ensinado. Reprodução: iStock

Ter um professor exclusivo num horário reservado apenas para te ensinar é uma maneira ideal de aprender — como aulas de Excel, por exemplo. Independente se você se encaixa em um perfil iniciante, intermediário ou até mesmo avançado, o aprendizado através de um contato direito com o professor, seja ele online ou presencial, garante que haverá uma interação mais intensa em ambas as partes. Todos os fatores juntos exibem os benefícios sobre absorção do conteúdo, aprendizado completo e maior desenvoltura na relação com o professor, se tratando em aulas particulares.

Procure um professor

Vamos falar um pouco sobre como são as aulas de Excel na Superprof. Logo de cara você se depara com a página inicial do site, bem discreta, mostrando alguns professores à direita e uma busca à esquerda. No espaço “O que deseja aprender?“, clique, digite “Excel” e clique em “Buscar“. Agora o site vai fazer uma busca no banco de dados para lhe apresentar todos os professores disponíveis que oferecem aulas particulares de Excel.

Aprenda a trabalhar com planilha em aulas de excel particulares com o superprof. Reprodução: lucas gomes, showmetech
Aprenda a trabalhar com planilha em aulas de Excel particulares com o Superprof. Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Nessa tela, você verá que os professores possuem estrelas — que vão de 1 a 5, conforme outros serviços como Uber, por exemplo, de acordo com suas respectivas avaliações –, um título e uma breve descrição sobre ele. Ao final você confere o valor que aquele profissional oferece por aula, alguns ainda dispõem de uma primeira hora de aula totalmente gratuita. Abaixo do nome do professor há o local onde ele se encontra, caso você se sinta mais confortável com aulas presenciais, bem como sinalizando “webcam” para informar que também há a possibilidade de aulas remotas.

Para aquelas pessoas que têm preferência por aulas presenciais, ainda nessa tela há um filtro para que você insira a cidade em que você está. Um pouco acima da lista de professores, onde está escrito “Brasil“, clique e insira a sua cidade atual, depois clique em “Procurar“. O Superprof, além de filtrar a matéria que você solicitou — Excel, no caso –, exibirá professores apenas no local filtrado. Assim que o filtro for aplicado, a tela com os professores será listada.

Após pesquisar "excel" no superprof, você verá muitos professores espalhados pelo brasil dispostos a te ensinar tudo sobre planilhas e suas fórmulas. Filtre também por localidade, caso seja de sua conveniência. Reprodução: lucas gomes, showmetech
Após pesquisar “Excel” no Superprof, você verá muitos professores espalhados pelo Brasil dispostos a te ensinar tudo sobre planilhas e suas fórmulas. Filtre também por localidade, caso seja de sua conveniência. Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Ainda sobre filtros, no topo da tela há quatro filtros diferentes. Entenda como cada um funciona:

  • Perto de você: filtro padrão, assim que você escolhe qual matéria quer estudar, o filtro já exibirá os professores que estão mais próximos de ti;
  • Preços: aqui você poderá pesquisar de acordo com os valores ofertados. Enquanto essa peça está sendo produzida, os valores atuais apontam para o valor médio de R$ 46 com o máximo de R$ 140. Ainda há um botão para visualizar as propostas que têm uma primeira (hora de) aula gratuita;
  • Tempo de resposta: você pode ligar um botão para exibir somente professores que respondem em até 24 horas;
  • Nível: e por fim você ainda pode filtrar por grau de conhecimento. Há duas categorias: Escolar, que vai de “pré-escola” até “MBA”, e também Extraescolar, que vai de “Infantil” até “Profissional”.

Uma vez que já se decidiu fazer curso de Excel avançado, saiba que, com relação a valores, 1 hora de curso no Superprof varia de 25 a 150 reais, sendo que o preço médio, no Brasil, está saindo em torno de 80 reais. 

Pode até soar estranho essa diferença de valores na plataforma, mas é interessante ter em mente que tal variação entre um valor e outro se dá em razão aos níveis de experiência e o método aplicado por cada professor e professora de Excel no Brasil.

Superprof sobre os valores praticados em aulas de Excel no Brasil atualmente

Analise o professor

Assim que você selecionou o professor que mais lhe agradou, confira a ficha completa sobre as propostas daquele profissional. Ao clicar em algum professor, uma tela será aberta com todas as informações necessárias, como o resumo já visto anteriormente, quantos alunos ele já teve, uma descrição mais detalhada sobre seus conhecimentos em Excel, outras matérias que este professor oferece, feedback de outros alunos sobre o desempenho do profissional, como funcionam suas tarifas — alguns até mesmo com pacotes promocionais — e mais detalhes sobre a vida profissional do professor.

Ao selecionar um professor para ter suas aulas de excel, você poderá conferir todo o seu perfil: desde competências profissionais até algumas informações sobre disponibilidade e pacotes promocionais de aulas - caso seja oferecido. Reprodução: lucas gomes, showmetech
Ao selecionar um professor para ter suas aulas de Excel, você poderá conferir todo o seu perfil: desde competências profissionais até algumas informações sobre disponibilidade e pacotes promocionais de aulas – caso seja oferecido. Reprodução: Lucas gomes, Showmetech

É interessante ressaltar que alguns desses profissionais preferem trabalhar com base nas fórmulas e ferramentas, enquanto outros dão foco à prática logo na primeira aula de Excel.

Também é possível ter acesso a exemplos reais, a partir de metodologias individualizadas ou socializadas, esta última, porém, para quem está em busca de algum curso de Excel que desenvolva no aluno a habilidade em grupo.

Superprof reforça que cada professor trabalha de acordo com sua própria metodologia – e com certeza haverá uma pela qual você se identificará

Solicite sua aula

Ficou convencido de que aquele professor será a melhor opção para você? Então, ao lado direito, clique em “Pedir aulas” e, em seguida, escolha a forma pela qual você gostaria de realizar o login na plataforma: pela sua conta do Facebook, Google, e-mail ou através da própria conta do Superprof. Assim que escolher como quer se conectar ao site, outra tela será aberta, com diversos itens que serão utilizados como um convite seu ao professor para que as aulas particulares aconteçam.

Assim que o professor é selecionado, aparecerá uma nova tela contendo algumas opções pelas quais ajudarão o profissional a entender como você quer que suas aulas particulares sejam lecionadas. Após este preenchimento, aparecerá a tela para pagamento. Reprodução: lucas gomes, showmetech
Assim que o professor é selecionado, aparecerá uma nova tela contendo algumas opções pelas quais ajudarão o profissional a entender como você quer que suas aulas particulares sejam lecionadas. Após este preenchimento, aparecerá a tela para pagamento. Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Nessa tela, primeiramente, há um campo em que o site já disponibiliza um breve texto de introdução para que o professor entenda suas intenções — mas que pode ser editado por você. E logo abaixo há algumas opções que você deve marcar, sendo elas como você quer que suas aulas sejam ministradas (presenciais ou por webcam), para quem será a aula (você mesmo ou para outra pessoa), quando será a primeira aula (o quanto antes ou organizando uma data) e também seus dados de contato (e-mail e número de telefone).

Após preencher esses dados, aparecerá uma tela sugerindo a assinatura do Passe Aluno. Escolha o modo de pagamento e digite seu CPF para validá-lo — caso o pagamento seja via PayPal, a validação do CPF não será necessária. Após inserir seu CPF e clicar para validá-lo, os modos de pagamento aparecerão apropriadamente. Após o pagamento, basta acompanhar todas as orientações que serão enviadas ao seu e-mail! Se ainda tiver dúvidas sobre as aulas de Excel, confira também a página específica do Superprof sobre o assunto.

Lecionando

Ficou interessado na proposta do site e quer lecionar também? Conecte-se, escolha a disciplina que você domina e prossiga com as orientações seguintes! Reprodução: lucas gomes, showmetech
Ficou interessado na proposta do site e quer lecionar também? Conecte-se, escolha a disciplina que você domina e prossiga com as orientações seguintes! Reprodução: Lucas Gomes, Showmetech

Se você se interessou pela premissa do site e quer lecionar — Excel ou qualquer outro assunto –, basta acessar o Superprof, realizar login e na parte superior direita, clique em “Dar aulas“. Agora basta seguir as orientações para se juntar à equipe.

E você, o que achou do Superprof? Uma iniciativa para aulas particulares bem legal, não é? Conta pra gente nos comentários quando você começará suas aulas de Excel!

Veja também:

Confira os cursos profissionalizantes de tecnologia com certificado do Google!

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
21
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados