Avaliando a mudança de operadora

operadoras
Vou contar pra vocês porque mudei da TIM para a operadora Vivo...
Anúncio
Avaliando a mudança de operadora

Avaliando a mudança de operadora

Mudei de operadora de telefonia celular. Fui fiel à mesma operadora desde 1999. Foram 12 anos com o mesmo número. Apesar da tentação de várias promoções da concorrência, dos “pula-pulas” e outras firulas ao longo dos anos, sempre me mantive com a mesma. Mas chegou a hora de mudar, de ser crítico com o que me é entregue, valorizar o dinheiro gasto em contas de telefonia, tanto em termos do serviço prestado quando da assistência dada pela operadora. Vou contar pra vocês porque mudei da TIM pra Vivo.

Ano passado, meu irmão acabou excedendo no valor da conta em um determinado mês, e entrou em contato com a TIM, sua então operadora, para parcelar o valor e diluir nas contas subsequentes. É uma prerrogativa dele, já que esta condição de pagamento é oferecida pela operadora. Foi pagando tranquilamente as contas, com o valor consumido no mês mais a parcela daquela conta grande, até que um belo dia o telefone foi cortado. Pra variar, contrariando o que a Anatel determina, sem aviso prévio. Entrando em contato com o atendimento, descobre-se que o telefone foi cortado em função do não pagamento de uma conta, que seria aquela que foi parcelada. Ao ser informada sobre o parcelamento, a atendente informou que esse parcelamento não consta no sistema. Então meu irmão buscou todas as contas pagas, foi até a loja da TIM para mostrar que havia pago o parcelamento, para então ouvir a surpresa: “seu número foi cancelado, nao é mais seu!“.

Foi o que bastou para que ele mudasse para a Vivo: pagando o mesmo tanto, e ainda de lambuja recebendo um iPhone 4 por um valor extremamente reduzido.

Em janeiro, ao ir pra praia, levei meu modem da TIM. Passei raiva, pois quando muito conseguia conexão EDGE, o normal era a GSM simples, com velocidade baixíssima. Até que meu irmão falou “olha meu telefone, sinal da Vivo cheio em 3G“. Raiva.

No trabalho, não tenho acesso à internet liberado, então uso meu modem 3G. A conexão durava uns 5 minutos e caía. Meu colega com modem da Vivo ficava o dia inteiro conectado. Não tive dúvida, troquei pela Vivo, mantendo o mesmo valor mensal e levando um modem novinho de graça.

Tenho um Nokia N8 (que comprei direto da Nokia, pois a TIM não me oferecia nenhum desconto, nenhuma vantagem. Mesmo com mais de 10 anos como cliente). Conectividade com a internet é requisito fundamental, mas todo dia eu tinha problema para navegação ou uso de aplicativos que demandam conexão de dados. Fora as inúmeras vezes que não efetuava ligação por erro de conexão ou rede indisponível, ou ainda, a ligação caía sem mais nem menos. Foi o que me bastou para semana passada ir até uma loja da Vivo e comprar uma linha deles. E ainda levar um Motorola Defy por R$149,00. E sem ter que esperar 1 hora pra ser atendido, que é o tempo padrão pra atendimento na loja da TIM.

Resumo das vantagens que percebi até agora:

  • Tenho uma cobertura 3G superior à que eu tinha;
  • Percebi melhoria na qualidade da ligação por voz;
  • Percebi aumento na velocidade da conexão, tanto do modem quanto do telefone;
  • Recebi vantagens para a aquisição de um novo aparelho – a TIM argumenta que sua política é voltada para
  • planos, e não aparelhos;
  • Por ser cliente de linha de voz e linha de dados, recebo desconto no valor da linha de dados;
  • Acumulo pontos para redução do valor na compra de aparelhos novos.

 

O que mais vou sentir falta, com certeza, é a gratuidade em ligações para meus contatos da TIM, que são vários. Mas a grande beleza de se ter um smartphone é a comunicação via internet, que já percebi ter se sobressaído, no meu caso, às ligações por voz. Quem sabe estes meus contatos também não percebam que não adianta ligação gratuita sem ter serviço de qualidade?

Convido a todos que avaliem se o serviço pago é realmente satisfatório, e se não há na concorrência alternativas que atendam melhor cada necessidade.

E você, leitor, qual sua opinião? Já passou por problemas com a operadora? O que te levaria a trocar de operadora?

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

16 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Recentemente também saí da TIM por causa do sinal, que é muito fraco em Brasília, a ponto de eu não conseguir usar o celular em casa. Troquei pela Claro, que tem o plano sob medida e Peguei um Galaxy S por R$ 700,00. Na vivo, num plano equivalente, o Galaxy S sairia por R$ 1000,00 por isso optei pela Claro. Até agora não tenoh nada a reclamar, e o sinal lá em casa está ótimo. TIM, você sem sinal.

    • Eu também estou surpreso com a VIVO. Contratei o plano de dados deles para usar no tablet Motorola Xoom, ao invés de comprar um plano adicional junto à operadora do meu telefone, a TIM.

      Com isso, posso comparar a diferença de velocidade e qualidade do sinal de cada uma delas. E a VIVO está ganhando de lavada nos testes!

      Só é uma pena que a TIM realmente cobre bem mais barato pelos serviços. Senão já teria trocado para a VIVO.

  • Também tive um problema com a TIM. Mudei de endereço, mas 5 meses depois e várias ligações, inclusive para a ANATEL, meu endereço continuava o antigo. Por isso minhas contas não chegavam nunca. Fiquei mto irritado e no primeiro dia de portabilidade na ANF 31 eu mudei pra VIVO. Nunca tive problema, nunca passei raiva. Hoje tenho um modem e um plano de dados ótimo e não fico sem internet hora nenhuma. O serviço é realmente caro, mas prefiro pagar caro e ter qualidade a pagar barato e ter um serviço lixo, como o da TIM.

  • Opa,

    Passei por esse mesmo problema do teu irmão, só que com a Claro, no último mês do parcelamento cortaram minha linha e mesmo realizando inúmeras tentativas via telefone de solucionar o meu problema, pulando de atendente para atendente, não consegui solucionar, cancelei minha linha e mandei eles enfiarem os “pontos” do Claro Clube e alguns anos de fidelidade!

    Hoje não tenho uma linha pessoal, ainda estou analisando qual a melhor operadora, estou só com o celular do trabalho que é TIM e já sofri muito, inclusive cancelei o plano 3G que, pelo menos aqui em Maceió, o 3G da TIM é uma enorme piada de péssimo gosto!

    Abraço!

  • Realmente, sou cliente da TIM a muitos anos, não lembro exatamente desde quando… Depois que a TIM colocou esses planos agressivos de internet a 50 centavos e ligações gratuitas tudo degringolou, a internet ficou uma porcaria e as ligações também…
    Com relação a sinal eu não tenh muito o que reclamar, sempre tem sinal, só que não serve pra nada… Porque ter sinal mas não conseguir usar a internet e nem fazer ligações nao adianta de nada….
    Realmente a TIM esta desapontando, e essa política de nao dar desconto em apareelhos também é ridícula, nao consigo entender mesmo…
    Estou analisando os planos dos incoerentes pra ver pra onde eu vou, porque ligações gratuitas pra TIM (que nem uso tanto assim) e internet por 29,90 que nao funciona ta complicado…

  • Ola Amigo, atualmente tenho um plano da claro 3g (100mb) estava pensando em ir pra TIM por causa do plano de dados (sem limites) porem estou com medo agora se por ai o pessoal ta reclamando do sinal.. imagina aqui em MT

  • Ja tive problemas com a TIM e resolvi no Juizado Especial, e ainda estou aguardando outra causa referente a uma conta que, segundo a promoçao, eram 6 meses de internet gratis, via um aparelho, Xpress Music 5800, Nokia. Contudo, depois do prazo para validar a promoçao, que era de ate 95 horas. Apos 150 horas, passei a utilizar a internet pelo smarphone, e no mes seguinte veio a bomba, cerca de 2 mil reais pelo serviço. Imediatamente acionei minha advogada e ela abriu processo contra a referida operadora, a causa esta estimada em 20 mil. Seria interessante se a Vivo, aqui na regiao Nordeste, tivesse essa politica, que nao tem ainda, precisando e muito de investimentos na parte de infraestrutura para ser ter qualidade em qualquer lugar que seja, pois aqui, a melhorzinha que tem, por ruim que seja a operadora, ainda é tim, pois pega em qualquer lugar, o que nao ocorre com a Vivo, e Claro. Desse modo, mudar para uma pior, no sentido de operar na maior parte das localidades, nao tem logica. O negocio é esperar que a Vivo melhore e intensifique seus investimentos na NE, para assim, eu tambem possa migrar pra ela.

  • Olá, interessante o texto. Eu tenho Oi e penso em mudar sempre porque muitas vezes o sinal me deixa na mão em São Paulo. Ainda não o fiz porque eles sempre me oferecem desconto, o plano de dados é bom (2GB) e a velocidade também (em testes que fiz bateu a TIM).

    A Vivo é uma opção, mas minha preocupação é justamente com o plano de dados. Quanto eu não vou ter que pagar para poder ter 2GB por mês, pelo menos?

  • Sem falar que a qualidade nas ligaçoes, (quando se conseguia completar a chamada) caiu e muito, tanto que a Justiça Federal, aqui em Natal, suspendeu a venda de novas linhas pela TIM, ate que a mesma mostrasse que estava fazendo investimentos na ampliaçao da area que ela abrangia, durou cerca de 30 dias. Apesar disso tudo, de todas as broncas, ainda se consegue uma area maior, em relaçao as outras, que, ainda estao engatinhando.

  • A TIM não me deixou saudade.
    Mudei há cerca de um ano para a Oi aproveitando a PORTABILIDADE (continuei com o número antigo) porque o atendimento ao cliente da TIM é péssimo.
    Eu era cliente pós e uma das contas veio com valor incorreto, liguei para a TIM e de pronto emitiram uma nova fatura, mas passei a ser cobrado por uma empresa de cobrança da fatura errada, entrei em contato com a TIM e ela disse que eu devia ignorar aquelas cobranças porque não constava débitos em seu sistema (???!!!). Ocorre que agora recebi uma notificação extrajudicial informando que meu nome está no SERASA por uma conta que não devo porque foi paga.
    Estou entrando com uma ação judicial de indenização moral contra a TIM no juizado especial.

  • Pelos comentários recebidos, percebo duas coisas:
    – O serviço das operadoras apresenta diferenças regionais; o que é bom em uma região, pode deixar a desejar em outra.
    – A qualidade de serviço e atendimento é inversamente proporcional ao valor pago por eles. Entendo isso como um problema cultural: o povo brasileiro está sempre em busca de vantagens a custo baixo, e isso nivela por baixo a qualidade de serviços e produtos. Caso clássico: as montadoras de veículos oferecem ao consumidor brasileiro veículos com padrões de qualidade mais baixos em relação aos fabricados no exterior, bem como uma gama menor de equipamentos e, também, modelos defasados. Na telefonia é a mesma coisa: pra oferecer plano de dados a R$0,50/dia, a qualidade do serviço é precária. E o pior: o cliente pós pago, que PAGA MAIS CARO, padece com a indisponibilidade e baixa qualidade.

  • Também mudei. Chega de TIM. Só raiva. 1h pra atendimento. Entrei na Vivo e em menos de 30 minutos já saía de lá com aparelho na mão, funcionando. Outro mundo.

  • Também mudei. Chega de TIM. Só raiva. 1h pra atendimento. Entrei na Vivo e em menos de 30 minutos já saía de lá com aparelho na mão, funcionando. Outro mundo.

  • Bem amigos mesmo vendo as reclamacoes mais estou tentado a ir pra TIM principalmente pelo plano de dados que nao precisa pagar pelos MB´s excedidos.
    A Vivo tbm esta com essa promoção porem a franquia de dados da vivo é só 50mb´s depois disso cai a velocidade para 32kbps já na TIM é 300mb´s e depois disso a velocidade cai pra 50kbps (Tim tem maior franquia e maior velocidade após a franquia)

    Só lembrando que pra mim NÃO vale muito a velocidade do plano só quero deixar o smatphone ligado direto na net pra alimentar meus feeds… atualizar twiits … e etc.

  • Saí da TIM faz anos a tim precisa falir pq a muito deixou de prestar algum serviço, vive exclusivamente de favor dos prés pagos que são os minutos mais caros do mundo.

Assine nossa Newsletter