Melhor filme oscar 2024 (5)

Veja quem são os candidatos a “Melhor Filme” do Oscar 2024

Avatar de carlos soares
Lista completa inclui grandes favoritos, destaques internacionais e possíveis zebras para a maior premiação do cinema

Faltam poucos meses para um dos momentos mais aguardados pelos fãs de cinema espalhados pelo mundo. No próximo dia 10 de março será realizada a premiação do Oscar 2024, evento que contempla as melhoras produções voltadas para a sétima arte lançadas ao redor do mundo no último ano. Separado em 23 categorias, existe uma em especial pela qual todos anseiam, a de melhor filme.

Alguns dos principais candidatos para faturar essa categoria já foram lançados há alguns meses, enquanto muito outros tiveram sua data de estreia agendadas para mais perto da premiação. No entanto, a lista de possíveis vencedores como melhor filme em 2024 é extensa e passa a abrigar um bela disputa entre grandes produções. Confira agora:

Lista completa de candidatos ao Oscar de melhor filme em 2024

Para se tornar o melhor filme de um ano inteiro, não basta apenas qualidade. Quem já acompanha o Oscar há algumas edições sabe que a premiação também leva em conta um bom trabalho de campanha. Ou seja, o filme não deve só ser visto, ele tem de ser lembrado, discutido, falado e compartilhado.

Ben Affleck é o grande responsável por esta história corporativa sobre os bastidores da parceria da Nike com Michael Jordan, quando a empresa de calçados fez uma grande aposta no então novato jogador de basquete, criando a agora onipresente linha de tênis Air Jordan. Matt Damon vive Sonny Vaccaro, o executivo da empresa que tenta convencer o atleta em ascensão a assinar um grande acordo, enquanto Viola Davis entrega mais uma forte performance, desta vez como coadjuvante como a mãe de Jordan.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 93%
  • Onde assistir: Prime Video

All of Us Strangers

O drama metafísico de Andrew Haigh, que foi adaptado do romance Strangers, de Taichi Yamada, de 1987, é estrelado por Andrew Scott interpretando um roteirista londrino que começa um relacionamento com um misterioso vizinho interpretado por Paul Mescal. Lutando para escrever um filme inspirado em seus falecidos pais, ele é atraído de volta à casa de sua infância – apenas para descobrir que sua mãe e seu pai vivem como se não tivessem morrido em um acidente de carro há 30 anos.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 96%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 22 de dezembro

American Fiction

O vencedor do Emmy Cord Jefferson (Watchmen) faz sua estreia na direção com a adaptação de Erasure, de Percival Everett. Jeffrey Wright lidera um conjunto impressionante como um romancista que luta pela sua carreira de escritor que está estagnada, além de sofrer com ciúme profissional, enquanto também navega por sua família disfuncional. A comédia ganhou o prêmio do público no Festival Internacional de Cinema de Toronto deste ano.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 96%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 15 de dezembro

Anatomy of a Fall (Anatomia de uma queda)

Sandra Hüller estrela este suspense jurídico como uma mulher acusada de empurrar o marido pela janela do sótão. O filme vencedor da Palma de Ouro da diretora Justine Triet abraça a ambiguidade no momento em que casamento assume o papel central no julgamento do assassinato da esposa, ao passo que seu filho luta com suas próprias questões morais enquanto a morte de seu pai e a possível culpa de sua mãe pesam sobre ele. Um título promissor para o Oscar de melhor filme.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 96%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 22 de fevereiro de 2024

Asteroid City

O mais recente filme do aclamado diretor Wes Anderson é outro banquete estilístico para os olhos, com um conjunto impressionante de seus atores habituais (incluindo Jason Schwartzman, Liev Schreiber, Tilda Swinton e Jeffrey Wright), acompanhado por alguns recém-chegados (Scarlett Johansson e Tom Hanks) para uma comédia sobre uma pequena cidade deserta que é visitada por uma presença extraterrestre em meados da década de 1950. A obra corre por fora na briga pela estatueta de melhor filme em 2024.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 75%
  • Onde assistir: NOW

Barbie

Greta Gerwig é o nome deste grande projeto, considerado um dos favoritos ao Oscar de melhor filme e que liderou a bilheteria mundial – arrecadando mais de US$ 1 bilhão em todo o mundo – estrelando a produtora Margot Robbie como a boneca Barbie que é lançada em uma crise existencial quando as fronteiras entre a Barbielândia e o mundo real se rompem. A reviravolta de Ryan Gosling no filme, como Ken, pode render ao ator uma terceira indicação na carreira.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 88%
  • Onde assistir: NOW

The Bikeriders

Jodie Comer e Austin Butler assumem este drama de época escrito e dirigido por Jeff Nichols, inspirado no livro de 1967, do fotógrafo Danny Lyon, sobre um clube de motociclismo com sede em Chicago. Tom Hardy co-estrela como o líder fictício do clube que luta para manter o controle sobre seus membros à medida que a popularidade do grupo cresce e adota um estilo violento e fora da lei durante a ascensão da contracultura americana da década de 60.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 85%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 1º de dezembro

The Color Purple (A Cor Púrpura)

Oprah Winfrey – indicada ao Oscar por seu papel coadjuvante na adaptação de Steven Spielberg, em 1985, do romance vencedor do Prêmio Pulitzer, de Alice Walker, atua como produtora nesta adaptação musical estrelada por Fantasia Barrino (que fez sua estreia na Broadway em The Color Purple) no papel principal de Celie, uma jovem negra que atinge a maioridade no sul rural dos Estados Unidos. Com certeza, forte candidato ao prêmio de melhor filme em 2024.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: ainda sem avaliações
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 4 de janeiro de 2024

Dream Scenario

Nicolas Cage é o protagonista do inventivo filme de fantasia do escritor e diretor Kristoffer Borgli, atuando como um infeliz professor universitário cuja vida se transforma em um caos quando um fenômeno global o vê aparecendo nos sonhos de outras pessoas. O que começa como uma comédia hilária se transforma em uma sátira social sombria.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 92%
  • Onde assistir: ainda sem previsão de estreia no Brasil

Dumb Money

Diretor de Eu, Tonya (2017), Craig Gillespie comanda este olhar dirigido por um conjunto sobre as pessoas comuns que ameaçaram o poder de Wall Street durante o short squeeze da GameStop, que ocorreu em janeiro de 2021. Paul Dano lidera o filme como o YouTuber que inicia uma revolução no mercado de ações, enquanto America Ferrera, Shailene Woodley, Pete Davidson, Nick Offerman, Seth Rogen, Anthony Ramos e Sebastian Stan completam o elenco repleto de estrelas.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 84%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 2 de dezembro

Fair Play (Jogo Justo)

Phoebe Dynevor e Alden Ehrenreich estrelam o suspense psicológico da escritora e diretora Chloe Domont, contando como um jovem casal mantém seu relacionamento em segredo dos colegas. Mas quando Emily de Dynevor é promovida em vez de Luke de Ehrenreich, sua dinâmica se transforma completamente, ameaçando seu trabalho e suas vidas pessoais.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 86%
  • Onde assistir: Netflix

Ferrari

Duas vezes indicado ao Oscar, Adam Driver protagoniza a emocionante cinebiografia de Enzo Ferrari, o fundador da fabricante italiana de carros esportivos que equilibra lutas pessoais e profissionais ao entrar em sua equipe no mundo do automobilismo. A vencedora do Oscar Penélope Cruz co-estrela o drama de Michael Mann, interpretando Laura, a ex-esposa e sócia de negócios de Ferrari, cujos temores sobre a sucessão da empresa a abalam profundamente.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 73%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 8 de fevereiro de 2024

The Holdovers

O diretor Alexander Payne se reúne com Paul Giamatti para uma comédia ambientada em 1970, sobre um professor rabugento em uma elegante escola preparatória de New England, com a tarefa de cuidar dos alunos que não podem voltar para casa com suas famílias nas férias de Natal.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 96%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 11 de janeiro de 2024

The Iron Claw

O roteirista e diretor Sean Durkin comanda este drama sobre os irmãos Von Erich, uma família de lutadores profissionais em busca de fama e fortuna. Vivenciando tragédia e triunfo durante a década de 1980, viviam sob a sombra de seu pai e treinador. Zac Efron, Jeremy Allen White e Harris Dickinson estrelam como o jovem Von Erichs, enquanto Holt McCallany interpreta o dominador patriarca da família.

  • Aprovação do Rotten Tomatoes: ainda sem avaliação
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 22 de dezembro

Killers of the Flower Moon (Assassinos da Lua das Flores)

Na briga pelo Oscar de melhor filme em 2024, o mais recente épico de mais de três horas de Martin Scorsese, baseado no aclamado livro de David Grann, é parte romance e parte filme de gângster, ao examinar o “Reinado do Terror”, no qual membros da rica tribo Osage foram sequencialmente assassinados para que os seus vizinhos brancos pudessem assumir o controle dos seus direitos petrolíferos.

  • Aprovação do Rotten Tomatoes: 93%
  • Onde assistir: hoje nos cinemas

Maestro

Bradley Cooper estrela como o compositor e maestro Leonard Bernstein em seu mais recente trabalho como diretor, examinando a carreira do profissional através dos olhos de sua esposa, a atriz Felicia Montealegre (Carey Mulligan). Aliás, essa quem recebe o material mais interessante para trabalhar, já que o filme se concentra no casamento às vezes difícil entre a dupla de artistas, um estranho e o outro consciente, mas descontente.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 84%
  • Onde assistir: na Netflix a partir de 19 de dezembro

May December

Mais um forte título para melhor filme, aqui o diretor Todd Haynes e a estrela Julianne Moore marcam sua quinta colaboração com este melodrama perturbador sobre uma atriz (Natalie Portman) que embarca em uma viagem de pesquisa para se preparar para interpretar uma mulher infame, que chocou sua comunidade unida quando foi revelada que abusou sexualmente de um menino da sétima série. Charles Melton oferece um apoio impressionante como vítima – agora com quase 30 anos e pai de três dos filhos.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 94%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 18 de janeiro de 2024

Memory

Peter Sarsgaard ganhou a Taça Volpi no Festival de Cinema de Veneza de melhor ator por interpretar Saul, um homem com demência, no drama de Michel Franco. Vencedora do Oscar, Jessica Chastain interpreta Sylvia, uma mulher que lida com seus próprios demônios, exacerbados quando Saul entra em sua vida.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 91%
  • Onde assistir: ainda sem previsão de estreia no Brasil

Napoleon (Napoleão)

Ridley Scott volta a trabalhar com Joaquin Phoenix para este filme biográfico épico sobre a ascensão do líder militar francês e imperador Napoleão Bonaparte, emoldurado pelo relacionamento volátil com sua esposa, a imperatriz Joséphine, interpretada por Vanessa Kirby. A obra é uma verdadeira incógnita na corrida pelo Oscar de melhor filme em 2024.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 67%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 22 de novembro

Nyad

Quatro vezes indicada ao Oscar, Annette Bening pode adicionar uma quinta indicação à sua lista, talvez até ganhando o prêmio de melhor atriz por sua interpretação da nadadora de maratona Diana Nyad, enquanto a mesma faz várias tentativas na missão quase impossível de cruzar de Cuba para a Flórida em águas abertas e infestadas de tubarões.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 85%
  • Onde assistir: Netflix

Oppenheimer

Forte candidato para o Oscar de melhor filme, Cillian Murphy lidera um elenco de estrelas (que inclui Matt Damon, Emily Blunt, Robert Downey Jr., Florence Pugh e Benny Safdie) como J. Robert Oppenheimer em uma história épica do escritor e diretor Christopher Nolan sobre a criação do Projeto Manhattan e a bomba atômica. Desvendando múltiplas linhas do tempo, a obra de Nolan retrata os esforços de Oppenheimer para aproveitar a energia atómica, as suas relações complexas e a queda final como ativista após o bombardeamento de Hiroshima.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 93%
  • Onde assistir: hoje nos cinemas e disponível para aluguel digital

Origin

A indicada ao Oscar Ava DuVernay escreveu e dirigiu a cinebiografia da jornalista Isabel Wilkerson (Aunjanue Ellis-Taylor) enquanto ela embarca em uma missão intelectual para compreender a desigualdade racial e de classe em todo o mundo e na história – conectando as sombrias realidades do sistema de castas indiano, o mundo global o comércio de escravos e o Sul da era Jim Crow, e a perseguição aos judeus na Alemanha nazista.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 85%
  • Onde assisitr: nos cinemas a partir de 8 de dezembro

Past Lives (Vidas Passadas)

A dramaturga Celine Song faz sua estreia em direção com um drama comovente sobre dois namorados de infância na Coreia do Sul que se reencontram décadas depois na cidade de Nova York. Greta Lee e Teo Yoo interpretam a dupla, que transitam pelas emoções complexas um pelo outro no comovente filme sobre identidade cultural e destino.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 97%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 15 de fevereiro de 2024

Poor Things (Pobre Criaturas)

Yorgos Lanthimos se junta a Emma Stone para esta versão distorcida da história de Frankenstein. Stone interpreta uma mulher que é reanimada por uma figura paterna-cientista (Willem Dafoe), que desafia os limites, apenas para ser usurpada por um pretendente devasso (Mark Ruffalo), que leva a jovem impressionável em uma viagem pela Europa. Um dos favoritos para melhor filme.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 95%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 1 de fevereiro de 2024

Priscilla

Logo após o indicado ao prêmio de melhor filme da última temporada 2023, Elvis, chega a adaptação de Sofia Coppola de Elvis and Me, o livro de memórias da esposa do Rei do Rock ‘n’ Roll, Priscilla Presley. Cailee Spaeny ganhou a Taça Volpi em Veneza por interpretar a jovem homônima cuja vida virou de cabeça para baixo pela ascensão meteórica de seu famoso marido, vivido por Jacob Elordi.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 83%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 26 de dezembro

Rustin

Colman Domingo estrela como o ativista dos direitos civis Bayard Rustin na emocionante cinebiografia de George C. Wolfe, sobre o líder da justiça social que ajudou a organizar a Marcha de 1963 em Washington. Coestrelado por Chris Rock, Jeffrey Wright e Audra McDonald, o filme retrata a história muitas vezes não contada dos esforços de Rustin ao lado de Martin Luther King Jr.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 87%
  • Onde assistir: Netflix

Saltburn

Vencedora do Oscar, Emerald Fennell retorna com outra sátira explosiva e provocativa estrelada pelo indicado ao Oscar Barry Keoghan como um jovem que é convidado por um colega de escola de Oxford (Jacob Elordi) para passar um verão na elegante propriedade inglesa de sua família. Mas nada é o que parece neste suspense sinuoso que se inspira na literatura gótica.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 73%
  • Onde assistir: Em breve no Prime Video (ainda sem previsão)

Spider-Man: Across the Spider-Verse (Homem-Aranha: Através do Aranhaverso)

Quatro anos depois de seu antecessor levar para casa o Oscar de melhor filme de animação em 2019, a sequência de Spider-Man: into the Spider-Verse vê Miles Morales embarcar em outra aventura que abrange o multiverso e apresenta 280 variações do super-herói da Marvel.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 96%
  • Onde assistir: HBO Max

The Taste of Things

O drama romântico de Tran Anh Hùng – a apresentação francesa para longa-metragem internacional – é estrelado por Benoît Magimel sendo um gourmet francês que compartilha a paixão pela comida francesa com sua dedicada chef Eugénie, que há anos prepara pratos para seu empregador. À medida que entram na meia-idade e refletem sobre seus vários anos de colaboração na cozinha, a ligação romântica do casal fica mais forte.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 97%
  • Onde assistir: ainda sem previsão de estreia no Brasil

The Zone of Interest (A Zona de Interesse)

O roteirista e diretor Jonathan Glazer eliminou os elementos ficcionais do romance de Martin Amis de 201, ambientado na administração de Auschwitz. Ao invés disso dedicou tempo de exibição ao verdadeiro comandante de Auschwitz, Rudolf Höss (Christian Friedel), e sua família enquanto eles tentam viver uma vida feliz. Forte nome para o Oscar de melhor filme em 2024.

  • Aprovação no Rotten Tomatoes: 92%
  • Onde assistir: nos cinemas a partir de 2 de fevereiro de 2024

Veja também

Retratos Fantasmas será o representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2024

Fonte: The Hollywood Reporter, JustWatch

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim (21/11/23)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados