Review: beta de back 4 blood confirma que jogo é sucessor espiritual de left 4 dead.

REVIEW: Beta de Back 4 Blood confirma que jogo é sucessor espiritual de Left 4 Dead

Avatar of gabriel benzi
Beta de Back 4 Blood serviu de amostra do potencial do jogo de reinventar o formato criado pela franquia de Left 4 Dead.

Back 4 Blood é um jogo que vai ser lançado oficialmente no dia 12 de outubro, desenvolvido pela Turtle Rock Studios e distribuído pela Warner Bros. Games. A desenvolvedora é a mesma responsável pela criação, em parceria com a Valve, da franquia Left 4 Dead. Além da similaridade entre os nomes, jogamos o beta fechado de Back 4 Blood e preparamos uma análise de tudo que o game tem de diferencial e também o que ele mantém das suas raízes.

De maneira geral, o jogo ainda segue o mesmo preceito e formato. O objetivo de Back 4 Blood é matar zumbis e sobreviver a um apocalipse causado por uma infecção mundial. O formato segue os mesmos caminhos, com seus diferenciais no fim. 

Back 4 Blood é Left 4 Dead 3?

Back 4 blood
Back 4 Blood é Left 4 Dead 3?

Para fãs da franquia de Left 4 Dead e da Valve, a ideia de existir um Left 4 Dead 3 foi completamente descartada há muitos anos com qualquer esperança de que a empresa faça uma trilogia das suas franquias principais. 

E dentro da Valve, não havia interesse, de fato, em realizar uma continuação para o game de zumbis; por outro lado, seus criadores tinham esse desejo. Assim, com uma equipe reformulada e alguns poucos remanescentes do projeto de Left 4 Dead, a Turtle Rock Studios começou a desenvolver um novo jogo. Como os direitos do nome pertencem à Valve, eles tiveram que criar uma franquia, dessa vez chamada de Back 4 Blood, mantendo o estilo do jogo original.

Para a Valve, que ainda ganha bastante dinheiro com Left 4 Dead, não valeria a pena investir em uma nova entrada na franquia. Assim, Back 4 Blood pode ser muito semelhante aos jogos de 2008 e 2009, mas eles não têm nenhuma relação e sequer pertencem à mesma história.

Gameplay

Review: beta de back 4 blood confirma que jogo é sucessor espiritual de left 4 dead. Beta de back 4 blood serviu de amostra do potencial do jogo de reinventar o formato criado pela franquia de left 4 dead.
Gameplay de Back 4 Blood.

O jogo conta com dois modos principais e recebemos uma grande amostra do potencial de ambos durante o beta fechado. O mais conhecido é o modo campanha. Nele, até 4 jogadores participam cooperativamente em missões para sobreviver e escapar de hordas de zumbis, que no game são chamados contagiados.

O principal diferencial entre Back 4 Blood e Left 4 Dead entra nas mecânicas envolvidas com os personagens e como eles podem ser usados. Em Left 4 Dead, só podíamos jogar com os mesmos personagens e não havia diferença nenhuma entre as habilidades deles. Já em Back 4 Blood, foram 8 personagens mostrados até agora, cada um com uma história diferente e habilidades especiais que vão ser importantes na hora de montar sua equipe.

Durante o beta pudemos jogar em 8 missões da campanha, em cenários graficamente muito bonitos e variados. O jogo ainda segue a premissa de um avanço linear, em que você só progride na missão indo para frente. Algumas fases contam com algumas tarefas que quebram o estigma de que o jogo é só para atirar em zumbis. Quase todos os momentos finais de uma missão tem uma tarefa como: explodir um navio, carregar uma artilharia de mísseis, descarregar um caminhão de areia para abrir passagem. Esses momentos, além de aumentar a tensão e a dificuldade da progressão, quebram a o ritmo frenético de correr em linha reta o tempo todo, dando um respiro interessante para a gameplay. 

Além da variedade de layout dos mapas e diferentes desafios para progredir, outro acerto de Back 4 Blood é a variedade de contaminados. Além dos zumbis comuns, também existem zumbis com mutações que devem ser tratados com mais atenção — e balas. Cada mutação de zumbi tem habilidades diferentes e precisam ser eliminados utilizando estratégias diferentes.

Conheça as sentinelas

Evangelo de back 4 blood
REVIEW: Beta de Back 4 Blood confirma que jogo é sucessor espiritual de Left 4 Dead

Como dito antes, um dos diferenciais de Back 4 Blood é a variedade das sentinelas, os personagens jogáveis do game. Essa variedade permite que cada jogatina difira dependendo da sua estratégia e combinação de personagens da sua equipe. Então, vamos conhecer os personagens do jogo.

  • Hoffman: Ele perdeu a mãe no meio da infecção e encontrou nos outros personagens uma nova família. Suas habilidades especiais são: gerar munição a cada morte de zumbi, espaço extra para armazenar utilitárias ofensivas e mais capacidade de munição para equipe.
  • Walker: Ele é um ex-militar de poucas palavras e respeitado pelos seus companheiros. Tem como habilidade aumentar o dano e a vida da equipe, assim como a cada baixa crítica dele, a precisão aumenta.
  • Doutora: É a mais racional e pragmática da equipe, que tem como habilidades curar aliados com pouca vida mesmo sem itens de cura; gerar mais vida que os outros ao usar itens de cura e aumentar a resistência de trauma da equipe. 
  • Mãe: Ela é a ‘mãezona’ da equipe: desafiadora e líder. Ela tem como habilidade poder reanimar companheiros de equipe instantaneamente, iniciar as campanhas com vida extra e tem um slot extra de utilitárias de suporte. 
  • Holly: A luz da equipe, que traz sempre bom humor e otimismo. Ela tem como habilidades especiais recuperar vida com baixas corpo a corpo, mais resistência a dano e aumentar o vigor da equipe. 
  • Evangelo: É o mais jovem e inexperiente do grupo, mas também um dos mais dedicados. Suas habilidades especiais são: aumentar a velocidade de movimento da equipe, aumentar a regeneração de vigor e ele também consegue se soltar de agarrões com mais facilidade. 
  • Karlee: Ela é o lobo solitário da equipe. Tem como habilidade poder detectar inimigos, um slot extra no inventário e aumentar a velocidade de uso de itens da equipe. 
  • Jim: Ele conhece como ninguém os arredores de onde se passa a campanha. Tem como habilidade aumentar a velocidade da mira, aumentar o dano crítico da equipe e também a cada morte por dano crítico, o dano é aumentado.

Sistema de cartas

Review: beta de back 4 blood confirma que jogo é sucessor espiritual de left 4 dead. Beta de back 4 blood serviu de amostra do potencial do jogo de reinventar o formato criado pela franquia de left 4 dead.
REVIEW: Beta de Back 4 Blood confirma que jogo é sucessor espiritual de Left 4 Dead

Para aumentar a rejogabilidade do game, a equipe de desenvolvedores criou o sistema de cartas. Para cada partida você deve montar um deck de cartas que conta com buffs e cartas de corrupção. As primeiras dão bônus para sua equipe, já as cartas de corrupção tentam afetar o jogo para torná-lo mais difícil.

A partir do seu deck, o jogo vai te dar algumas opções e cada jogador vai escolher suas cartas, fazendo com que cada partida tenha combinações e estratégias completamente diferentes, devido às combinações das cartas.

Até agora, o sistema de cartas se mostrou muito interessante em modificar a dinâmica de cada partida, apesar de ser confuso logo de cara. Durante o beta, o jogo não apresenta um tutorial de como utilizar o sistema e isso pode ser confuso para a maioria das pessoas. 

As cartas de bônus variam desde armas melhores e específicas, até habilidades especiais, como aumentar seu vigor. Vale falar aqui que nesse jogo você não pode correr eternamente, seu jogador tem vigor, que aparece como uma barra na tela, que, quando esgotada, impede a corrida da personagem, tal qual o fôlego mesmo.  Além disso, você vai sofrer dano e provavelmente cairá durante a partida. Quando algum companheiro usar itens médicos em você, você vai sempre ter um dano permanente, chamado trauma.

Somado a todos esses detalhes, Back 4 Blood ainda tem o diretor de jogo, a inteligência artificial do game. Ela vai manipulando os mapas da campanha conforme a sua gameplay. Assim, quando você jogar pela segunda vez uma fase, ela não vai ser mais igual: portas vão mudar de lugar, spawn de zumbis e itens vão ser diferentes. Tudo isso para aumentar a rejogabilidade, proposta principal da equipe da Turtle Rock Studios.

Modo competitivo PvP

Competitivo de back 4 blood
REVIEW: Beta de Back 4 Blood confirma que jogo é sucessor espiritual de Left 4 Dead

O modo PvP (player versus player ou jogador contra jogador, em tradução literal) é bem similar também ao PvP de Left 4 Dead 2, formado por partidas de 8 jogadores divididos em 2 equipes. Cada equipe vai assumir um lado, seja como sentinelas ou contaminados.

A equipe de sentinelas tem 3 minutos para se armar e fortificar o seu posicionamento com itens do chão e os zumbis vão ter que coordenar um ataque à outra equipe para matar eles o mais rápido possível.

Assim que a equipe de sentinelas morrer, o tempo será marcado e as equipes vão trocar de lado; agora as sentinelas jogam de zumbi e vice-versa. A equipe que sobreviver por mais tempo no final das trocas vence a rodada. As partidas no beta eram decididas em esquema de melhor de 3, ou seja, a equipe que vencer 2 rodadas, vence o jogo. 

Assim como na campanha, você tem itens customizáveis por meio do sistema de cartas para os sentinelas e também para os zumbis, as modificações sendo mutações que alteram a gameplay de cada categoria de zumbi.

NVIDIA DLSS mostra seu potencial

Para os jogadores de PC com placas de vídeo da linha RTX da Nvidia, a experiência com Back 4 Blood tem todo o potencial para ser maximizada. Isso se dá por conta da tecnologia DLSS da Nvidia, que aumenta a performance do jogo.

O DLSS é uma ferramenta de upscaling, que nada mais é que renderizar a cena do jogo em uma qualidade menor e utilizar inteligência artificial para aumentar a resolução final. Por exemplo, se sua placa de vídeo não roda Back 4 Blood 4k 30 fps nativamente, ao ativar o DLSS, ele vai renderizar o jogo à 1080p e usar da IA para chegar no 4K.

A tecnologia da NVIDIA tem sido atualizada constantemente e são mais de 60 jogos que possuem compatibilidade com o DLSS, incluindo Back 4 Blood, que já recebeu a função neste beta aberto.

Back 4 Blood vai substituir Left 4 Dead?

Durante o beta, além de poder finalmente testar o modo PvP e novos mapas da campanha, o game finalmente mostrou a que veio, com uma jogabilidade boa e pouquíssimos problemas de bugs e de interface, o que é um ótimo sinal para um beta.

Porém, é difícil cravar que o jogo vai cumprir seu potencial de substituir Left 4 Dead. Apesar de ser muito divertido e contar com muitas melhorias em comparação ao game de 2009, Back 4 Blood peca em um detalhe: a monetização.

Left 4 Dead 2 é jogado diariamente por uma base gigantesca de fãs e bate 20 mil jogadores simultâneos facilmente na versão para PC. Sabendo que o jogo é infinitamente mais barato e ativo, será que essa base de fãs vai se mover para um jogo que vai ser lançado a R$279,90? Além do preço cheio de um jogo triple A, Back 4 Blood vai ter conteúdo dividido em temporadas, DLCs com mapas e mecânicas novas que podem separar logo de cara a base de players do jogo.

Com tudo isso em vista, é preciso ressaltar também que o game tem pontos positivos de sobra para atrair os fãs de Left 4 Dead e também novos jogadores. Além da facilidade de encontrar partidas online, o jogo é crossplay, permitindo que você possa jogar com pessoas de qualquer plataforma.

O que nos resta agora é aguardar o lançamento do jogo e entender como será a programação de conteúdo pago adicional do jogo. Back 4 Blood tem tudo para ser o sucessor espiritual de Left 4 Dead, mas pode ser ofuscado por um planejamento financeiro agressivo da WB Games.

Se quiser dar uma olhada num PC que aguenta esse jogo com facilidade, veja o review do Showmetech sobre o computador NAVE Orbita IA20.

Veja também

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Simcityb 01

SimCity Buildit agora para Android e iOS

SimCity é uma franquia de jogos de simulação extremamente famosa, seu primeiro título foi lançado em 1989 e a série faz sucesso até hoje. E se você gosta de jogos mobile e de construir e administrar sua cidade pode ficar feliz agora porque a EA anuncionou o SimCity Buildit para dispositivos Android e iOS.
Avatar of erika barreto
Leia Mais