Mistério no Pará: Baleia jubarte aparece no meio da floresta

Mistério no Pará: Baleia jubarte aparece no meio da floresta 3
A Secretaria do Meio Ambiente ainda não sabe explicar o aparecimento da baleia. Laudo da necropsia pode demorar dez dias para sair

Nessa sexta-feira (22), algo bem fora do comum aconteceu na ilha de Marajó no estado do Pará. Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada em área de mata da praia do Araruna, litoral do munícipio de Soure.

Biólogos do Instituto BichoD’Agua foram ao local na manhã desse sábado e coletaram amostras biológicas para fazer a necropsia da carcaça e identificar a causa da morte da baleia. O laudo pode demorar até dez dias para ficar pronto.

Aparecimento da baleia gera dúvidas

A Secretaria Municipal de Saúde, Saneamento e Meio Ambiente (Semma) informou que a baleia foi encontrada morta e mede 11 metros de comprimento por 6 metros de largura. Jubarte é uma das maiores espécies que existem. Segundo a Secretaria, o aparecimento na região ainda é um mistério.

baleia jubarte encalha no Pará
Baleia jubarte encontrada morta em mangue paraense

Para a bióloga Renata Emin, presidente do instituto, a hipótese mais provável é que a carcaça do animal foi levada pela maré para dentro da floresta de mangue. Ela também acredita que se trata de uma baleia filhote que acabou de ser deixada pela mãe e pode ter se perdido. “A pergunta é o que um jubarte está fazendo no mês de fevereiro em plena costa norte do Brasil? É inusitado”, declarou ao portal G1.

As jubartes ficam na Bahia de agosto a novembro para reprodução e depois seguem para a Antártida para se alimentarem. O último caso registrado de encalhe no Pará foi há 3 anos.

A equipe do instituto também está identificando marcas no corpo da baleia, se ficou presa em rede, se bateu em embarcação, entre outras informações. Algumas análises serão enviadas para o laboratório da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Castanhal.

O esqueleto da animal será encaminhado para a coleção de mamíferos do Museu Goeldi, em Belém, para estudos futuros.

Já pode liberar a música do Arquivo X? Fica ligado aqui no Showmetech quando sair uma atualização do caso. 

Fonte: G1

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via