Balões do Google irão prover conexão para todo o Sri Lanka

Project-Loon
O Project Loon do Google será responsável por oferecer internet banda larga de baixo custo para toda a população do Sri Lanka.
hot air ballooning at ranthambore national park1 720x540 - Balões do Google irão prover conexão para todo o Sri Lanka
O Project Loon do Google será responsável por oferecer internet banda larga de baixo custo para toda a população do Sri Lanka.

Dois anos depois do primeiro anúncio, o Project Loon do Google irá enfrentar o seu maior desafio: prover conexão para todo o Sri Lanka. A ilha possui 65.610 km² de extensão e pouco mais de 21 milhões de habitantes. A novidade foi anunciada após o governo do país e a empresa fecharem um acordo.

Mangala Samaraweera, ministro da tecnologia da informação da ilha disse ao Lanka Business Online que “como resultado do acordo, toda a ilha do Sri Lanka – todos os vilarejos, desde o Dondra até Point Pedro – terá cobertura de uma internet banda banda larga acessível, utilizando a tecnologia dos balões do Project Loon.”

Essa é a primeira vez que o Google irá expandir o seu projeto para milhões de pessoas. Até então, pequenos testes vinham sendo feitos na área rural da Nova Zelândia. Para efeitos de comparação, a toda a Nova Zelândia possui pouco mais de 4 milhões de habitantes, menos de um quarto da população do Sri Lanka.

Os provedores precisam se ligar na rede através das “torres flutuantes” que utilizam a tecnologia LTE, é justamente isso que ajuda a reduzir os custos operacionais. Espera-se que 13 balões sejam soltos nos próximos meses, cada um deles chega a ficar no ar por mais de 100 dias.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via