Batatinhas do McDonalds podem esconder o segredo para a cura da calvície

calvicie masculina - Batatinhas do McDonalds podem esconder o segredo para a cura da calvície
Composto químico utilizado no óleo das batatas fritas é componente chave em uma pesquisa para tratamento de calvície humana

Cientistas japoneses descobriram que um dos produtos químicos utilizados no processo de preparo das batatas fritas do McDonalds também pode ser utilizado para curar a calvície.

Em um estudo sobre tratamento para a perda de cabelos em humanos, pesquisadores da Universidade Nacional de Yokohama descobriram que o componente, chamado de dimetilpolisiloxano, pode ajudar na produção de folículo capilares.

A importância do composto

O químico, também conhecido como óleo de silicone, é adicionado ao óleo para fritar as batatas da rede de fast food McDonalds. Ele foi utilizado pelos cientistas e segundo Junji Fukuda, professor da universidade e um dos pesquisadores, foi a chave para a produção em massa desses folículos, utilizado como substrato da cultura feita em laboratório.

A pesquisa foi publicada no periódico Biomaterials e nela os cientistas afirmam que conseguiram gerar cerca de 5.000 células germinativas de folículos capilares simultaneamente, um dos grandes obstáculos na medicina de regeneração capilar.

Resultados promissores

Ratos foram utilizados como cobaias e nos animais que tiveram os folículos transplantados em sua pele houve um crescimento de cabelos pretos nos locais.

ratos 720x390 - Batatinhas do McDonalds podem esconder o segredo para a cura da calvície
Ratos que tiveram os folículos transplantados apresentaram crescimento capilar

Vale ressaltar, entretanto, que o composto que é encontrado nas batatas fritas foi utilizado como um dos componentes importantes para a pesquisa, ou seja, ele sozinho não causa crescimento capilar. Isso que dizer que comer batata frita no McDonalds não é uma solução para quem está sofrendo perda de cabelos, infelizmente.

Fukuda está confiante que em pouco tempo esse método poderá ser utilizado em humanos para o tratamento da calvície. “O método é simples, mas robusto e promissor. Nós esperamos que a técnica vá melhorar a terapia capilar regenerativa para tratar perda de cabelo como a alopecia andrógena”.

calvicie masculina - Batatinhas do McDonalds podem esconder o segredo para a cura da calvície

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via