Conecte-se conosco
pexels photo 586340 - Bateria: como fazer ela durar mais no smartphone

GADGETS

Bateria: como fazer ela durar mais no smartphone

Saiba como manter uma rotina para que seu smartphone esteja sempre carregado e pronto para uso

O uso dos smartphones tem se tornado cada dia mais indispensável na rotina diária de muitas pessoas. Suas funções podem ser inúmeras, a ponto de ser preciso tê-los sempre em mãos, e sempre prontos para uso. Exatamente por isso, a medida que os smartphones se tornam mais úteis, a corrida para uma bateria mais duradoura acaba se tornando também extremamente necessária.

Muitos modelos mais atuais chegam com grande capacidade de bateria para que ela tenha uma duração mais longa, entretanto ainda não é um problema resolvido. Querendo ou não, mesmo os aparelhos mais novos também precisam estar sempre plugados em uma fonte de energia para garantir o uso contínuo. Por sorte existem alguns truques e dicas que podem ajudar a fazer com que essa rotina de recarga seja mais eficaz.

Onde realizar a recarga?

Algumas pessoas podem preferir deixar para carregar seus smartphones quando estão em casa, durante a noite, ou em qualquer horário que possa garantir ao menos um pouco mais de energia para o aparelho. Mas uma dica importante é facilitar para que essa recarga possa acontecer em diversos lugares, ou ao menos lugares onde você está com frequência.

http  mashable.com wp content gallery 8 external battery packs for mobile devices 2.20Innergie20PocketCell 720x492 - Bateria: como fazer ela durar mais no smartphone

No trabalho, por exemplo, é interessante garantir um cabo ou um local para aproveitar um pouco de recarga enquanto realiza uma atividade. Outra dica é para quem tem carro com tomada para recarga, que pode aproveitar um pouco de energia do veículo durante os passeios ou deslocamentos diários. Carregadores portáteis também são uma ótima opção, mas é importante lembrar de mantê-los sempre as mãos e de recarrega-los logo após o uso assim que houver oportunidade.

Investimentos importantes

Uma rotina para recargas diversas e mais fáceis requer um investimento. O principal deles é adquirir vários cabos USB e adaptadores, mas atenção: apenas carregadores e fios de qualidade, se possível os oferecidos pela própria fabricante. Isso porque é mais fácil deixá-los nos lugares certos como alguns cômodos da casa ou no trabalho, mas é preciso ter qualidade no carregamento ou ao invés de apenas garantir manter o seu aparelho carregado, poderá danificar a bateria.

Assim além de evitar ter que andar com um carregador ou cabo em mãos ou na bolsa a todo momento, também funciona como um lembrete para colocar o smartphone para carregar.

s - Bateria: como fazer ela durar mais no smartphone

Para quem mora com outras pessoas, também é importante que cada um tenha seu carregador. Ou ao menos que haja um carregador em cada cômodo principal da casa, assim sempre terá um a postos de quem precisar. Outro investimento interessante para quem realmente precisa do smartphone sempre carregado é o dos já citados carregadores portáteis. A desvantagem é a necessidade de leva-los consigo sempre, a vantagem é que a recarga pode ser feita em lugares sem tomada ou energia.

Hora de recarregar

Esse assunto ainda levanta alguns questionamento e dúvidas em grande parte dos usuários de smartphones. É comum ouvir que não se deve deixar que o smartphone chegue a 100% de carga ou manter o aparelho carregando depois que ele alcance a carga total, pois pode prejudicar a bateria. Essa informação era válida no passado, mas atualmente elas já não sofrem com esse problema de memória. Já é comprovado que deixar o smartphone carregando na tomada mesmo depois de chegar aos 100% não estraga ou “vicia” a bateria.

Mas é importante ficar atento ao fato de que deixar que toda a carga se esgote, ou seja, deixar que o nível chegue a 0%, não é aconselhável. O ideal é carregar quando ele já estiver na faixa entre 10 a 20%. Ou seja, mantenha a bateria sempre com carga.

Cuidados essenciais

Outra dica importante para fazer com que ela dure mais é caso for desligar ou manter o smartphone guardado, certifique-se que ele tem pelo menos 50% da bateria, assim a manutenção mínima de energia não fará com que ela se esgote rapidamente.

E lembre-se, se o smartphone esquentar durante a recarga, é aconselhável tirá-lo da tomada para que ele esfrie. Normalmente o ato de reiniciar o aparelho e esperar alguns minutos fará com que ele volte a sua temperatura ideal. Não tomar medidas quando isso acontece, seja recarregando ou até mesmo fazendo uso do aparelho, diminui a vida útil da bateria.

Bateria no fim?

battery 2 - Bateria: como fazer ela durar mais no smartphone

Se a bateria do smartphone já está no vermelho, existem formas de fazer com que ela consiga durar um pouco mais. Muitos aparelhos já contam com modos para salvar a bateria, que geralmente se apresentam como uma opção viável em conjunto com a mensagem sobre a baixa carga do aparelho. Esse modo irá limitar as atualizações de alguns aplicativos e os downloads automáticos. Ele também poderá diminuir o brilho da tela e até aumentar o tempo para que ela seja desligada quando não está sendo usada.

Existem outras formas de garantir que a bateria dure mais, como por exemplo manter o brilho mais baixo a menos que não incomode a vista, ou até mesmo dar uma geral nos aplicativos e desinstalar os que não estão sendo usados. Muitas vezes um jogo esquecido, por exemplo, mantém atualizações automáticas constantes e consome bateria do aparelho sem necessidade.

Como diminuir o tempo de recarga

Uma dica simples é manter o smartphone no modo avião enquanto estiver carregando. Isso fará com que essa recarga seja mais rápida e consequentemente gaste menos tempo. A dica é valiosa nos momentos em que se tem pouco tempo para ganhar um pouco de carga antes de ter que sair, ou até mesmo se estiver carregando em um lugar público, o que evita o recebimento de mensagens e até ligações. Outra opção é desligar o aparelho durante a recarga, que tem praticamente o mesmo efeito.

now cbb8b197 2536 47ec bc7a 701865162f3b 1210 680 720x405 - Bateria: como fazer ela durar mais no smartphone

Claro que, apesar de todos os cuidados, eventualmente a bateria do smartphone vai acabar desgastando. Não há como evitar isso. É possível garantir que isso demore mais a acontecer, e ao menos garantir que só aconteça quando chegar a hora de trocar ou aposentar o aparelho. Em último cenário o máximo que pode acontecer é ter que trocar a bateria, o que felizmente não é um bicho de sete cabeças.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Continue lendo
Advertisement

Apaixonada por tecnologia e amante em tempo integral de livros, séries e filmes. Biomédica por formação, aquariana por natureza e vanguardista por escolha.

Comentários
Subir