Amd epyc: entenda os benefícios do processador para aplicações na nuvem. Alta segurança, melhor performance e facilidade de migração de aplicações na nuvem. Conheça detalhes sobre o amd epyc, que foi desenvolvido para servidores.

AMD Epyc: entenda os benefícios do processador para aplicações na nuvem

Avatar of victor pacheco
Alta segurança, melhor performance e facilidade de migração de aplicações na nuvem. Conheça detalhes sobre o AMD Epyc, que foi desenvolvido para servidores.

Em coletiva de imprensa fechada para jornalistas, a AMD apresentou as novidades do processador AMD Epyc, linha de semicondutores focados para servidores e aplicações na nuvem. Os destaques ficam por uma fácil migração, segurança e alta performance.

Confira todos os detalhes e porque você deve ponderar a utilização de servidores com processadores da AMD agora mesmo.

História do AMD Epyc

Apesar do nome do processador estar mais frequente nas pautas dos veículos de tecnologia nos últimos três anos, o AMD Epyc foi introduzido em 2017 no mercado mundial. Os brasileiros possuem pouco conhecimento de que a linha existe devido a um maior investimento ter sido realizado apenas em maio de 2021.

Dados sobre todos os modelos de processadores amd epyc
Opção da AMD sempre entregou melhor performance para empresas (Foto: AMD)

Inicialmente, os microprocessadores possuíam arquitetura x86-x64, e seguem entregando segurança para dados, alta performance e suporte à nuvem e inteligência artificial (IA).

O AMD Epyc possui a melhor performance por socket, apresentando velocidade 57% mais rápida do modelos da Intel. A performance de núcleos também é 23% mais rápida do que a concorrência.

AMD sobre a performance do processador AMD Epyc em relação aos concorrentes

Desde o lançamento, já foram lançadas três gerações do processador AMD Epyc e atualmente a litografia é de sete nanômetros (possuía 12 nanômetros quando foi lançado no mercado). A empresa fez questão de lembrar que o Intel Xeon Ice Lake, principal concorrente no mercado, ainda possui tecnologia de fabricação de 10 nanômetros.

Melhor TCO

O custo total de propriedade, também chamado de TCO (sigla para Total cost of ownership) foi aprimorado pela AMD na hora de desenvolver a terceira geração de seu processador. Na prática, isso significa que custa menos para que os servidores, laptops e desktops sejam fabricados e o preço também diminui no momento de passagem para o cliente final.

A empresa também ressalta que todos os demais benefícios do processador não serão deixados de lado, por mais que o valor de produção sejam menores em relação à geração anterior. Não há como negar que as empresas estão se reerguendo e opções mais baratas são completamente bem aceitas.

Processador amd epyc para aplicações na nuvem
AMD garante que TCO menor poderá ser repassado para cliente final (Foto: AMD)

Entre maio e novembro de 2020, durante o pico da primeira onda de COVID-19, cerca de 8 milhões de pessoas aderiram ao home office. O modelo de trabalho adotado de forma definitiva por algumas empresas também fez sucesso com os funcionários: 78% deles gostariam de trabalhar apenas de casa.

A transformação digital foi outro fenômeno que cresceu durante a pandemia, com 87,5% das empresas aderindo a pelo menos uma iniciativa para deixar os processos mais inteligentes com o apoio da tecnologia.

Alta performance

Anunciado como o “processador de servidor de maior desempenho do mundo”, o AMD Epyc também possui liderança e desempenho por soquete e núcleo, para que as empresas consigam trabalhar da melhor forma possível.

Ao citarmos dados que comprovam todo este poder de eficiência, a terceira geração da opção da AMD consegue ser 57% mais rápido na hora de analisar a performance por watts do modelo da Intel.

Dados de performance da amd epyc
Modelo é mais rápido do que principal concorrente (Foto: AMD)

A terceira geração do Intel Xeon Ice Lake possui 36 núcleos, enquanto o AMD Epyc possui 64 núcleos para entregar uma maior eficiência que faz diferença no dia a dia. O modelo da Intel conta com dois soquetes e o da AMD tem apenas um soquete.

Dados de performance da amd epyc
Apenas duas CPUs são suficientes para entregar melhor performance (Foto: AMD)

Facilidade na migração

Se sua empresa nunca realizou o uso de um servidor instalado na nuvem ou não tem conhecimento sobre aplicações na nuvem, a plataforma da AMD está pronta para ser utilizada assim que todos os devidos detalhes de contratação forem fechados.

Dados de performance da amd epyc
Migração de aplicações da nuvem podem ser feitas de forma facilitada (Foto: AMD)

A empresa ressaltou que há mais de 400 instâncias cobrindo zonas de disponibilidade em todo o mundo para que as empresas que oferecem soluções de servidores para aplicações na nuvem darem suporte ideal para seus clientes.

Segurança em primeiro lugar

A AMD sabe que mesmo sendo adeptas do trabalho home office ou no modelo híbrido, os dados sensíveis sobre todos os projetos e da empresa não devem correr nenhum risco. É por este motivo que o processador AMD Epyc possui criptografia de memória segura, isolamento de convidado de hypervisor e geração de chave de criptografia na inicialização. A fabricante de processadores também lembra que recursos para parceiros estão disponíveis.

Benefícios de segurança do processador da amd para servidores
AMD não deixou segurança de lado na hora de desenvolver novo processador (Foto: AMD)

A plataforma também é unificada, aberta e otimizada para computação de alto desempenho, para que clientes possam ter liberdade para fazer criação de diversos projetos com total liberdade.

Amd epyc: entenda os benefícios do processador para aplicações na nuvem. Alta segurança, melhor performance e facilidade de migração de aplicações na nuvem. Conheça detalhes sobre o amd epyc, que foi desenvolvido para servidores.
CPU e GPU são otimizadas (Foto: AMD)

A CPU e GPU também são otimizadas para que todos os trabalhos sejam realizados com a maior qualidade possível.

Desktops ainda são essenciais em empresas?

Fechando os detalhes sobre o processador que é indicado para aplicações na nuvem, a AMD compartilhou uma previsão de que 45 milhões de unidades de desktops ainda estarão ativos em empresas, mesmo com muitas pessoas realizando o uso de notebooks. O uso nos últimos anos caiu, mas os dados indicam uma esstabilidade. Confira:

Dados sobre desktops mundiais em empresas de todo o mundo
Desktops ainda serão utilizados por muitos anos (Foto: AMD)

É importante lembrar que apesar de muitos modelos de computadores portáteis já possuírem a mesma potência (ou passar disso), os computadores desktop ainda são e continuarão sendo bastante utilizados por empresas de diversos portes. Isso pode ser explicado pela possibilidade das atualizações de hardware serem feitas com uma maior facilidade.

O que achou de todos os benefícios do processador AMD Epyc? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira detalhes sobre o processador AMD Ryzen 6000, que é 2x mais rápido que a linha AMD Ryzen 5000.

Fonte: AMD

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados