Birdwatch chega para combater a desinformação no Twitter

Birdwatch combate a desinformação no twitter
No esforço para frear a desinformação no Twitter, o Birdwatch é o nova ferramenta da plataforma para combater fake news com ajuda dos usuários

Continuando os esforços para reduzir a desinformação no Twitter e as fake news, agora a plataforma lança o projeto Birdwatch, um recurso da plataforma onde os usuários poderão escrever avisos sobre certos tweets, visando assim avisar que a informação tem detalhes falsos ou incorretos.

Inicialmente disponível apenas nos EUA, o recurso irá permitir que usuários avisem a plataforma sobre postagens que potencialmente estejam espalhando desinformações, e permite que verificadores autorizados escrevam notas que ficam visíveis sobre essas postagens, com os fatos corretos.

Combate a desinformação no Twitter

Desinformação no twitter
Ao clicar no botão “Contribuir para o Birdwatch”, o usuário pode escrever uma nota sobre o tweet.

O Twitter vem sendo nos últimos anos uma das plataformas onde mais as Fake News se espalham, chegando ao ponto que durante a crise política nos EUA no começo de janeiro desse ano a plataforma baniu o então presidente Donald Trump como uma medida para combater a desinformação e a violência.

O Birdwatch será uma proposta mais abrangente, permitindo que os próprios usuários possam ter um certo controle e ciência das informações divulgadas na plataforma, dando ferramentas para eles combaterem a desinformação no Twitter. Inicialmente, as notas feitas pelos usuários para os tweets só serão visíveis clicando em um botão especifico, mas a intenção da plataforma é que quando o Birdwatch esteja já disponível no mundo inteiro, com a visão de vários usuários checando as informações, eles mostrem diretamente na postagem, sem necessidade de clicar em qualquer botão.

Birdwatch combate a desinformação no twitter
O Birdwatch aparece como um pequeno ícone no formato de óculos

Segundo o Twitter, após checagem com um grupo pequeno com toda a variedade de opinião que constrói o espectro político da plataforma, todos reagiram bem a ideia do Birdwatch, principalmente pelo fato de o alerta de desinformação não ser dado pelo Twitter em si, mas sim pelos usuários.

Como se tornar um verificador do Birdwatch

O Birdwatch por hora só está disponível para um grupo pequeno de testes nos EUA, mas na página do programa você pode acompanhar informações sobre o registro e sobre o lançamento. O site, porém, já mostra os pré-requisitos para poder se registrar no programa, que são ter telefone e e-mails verificados no Twitter, não ter violado as regras e termos de uso do site recentemente, autenticação de dois fatores ligada e, a última, muito provavelmente específica dos EUA nesse teste, ter uma operadora de celular confiável. Ficamos na torcida que essa nova ferramenta seja efetiva no combate a desinformação no Twitter.

Fonte: Twitter

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário