Conecte-se conosco
Bitcoin: Descubra sua história e momentos marcantes

Ciência e Tecnologia

Bitcoin: Descubra sua história e momentos marcantes

Conheça a história do Bitcoin, a moeda virtual de maior circulação do mundo.

Bitcoin: Descubra sua história e momentos marcantes

Bitcoin evoluiu rapidamente desde seu lançamento em 2007

A história do bitcoin começa em 2007-2008. Quase uma ironia, a primeira grande moeda virtual do mundo dá os primeiros passos na mesma época da quebra do Lehman Brothers e de uma das maiores crises financeiras da história. O fato é que em 2007 Satoshi Nakamoto começou a desenvolver o conceito de Bitcoin (rumores davam conta que o nome designa um grupo, e não uma pessoa em específico).

Em 2008, o site Bitcoin.org é registrado de forma anônima e o projeto é lançado também no Sourceforge.net, plataforma para distribuição e desenvolvimento de softwares open-source.

Início do bitcoin foi em 2007/2008

O Bitcoin deu os primeiros passos na mesma época em que o Lehman Brothers dava os seus últimos

As primeiras transações

Em janeiro de 2009 foi lançado a versão Bitcoin 0.1 e no final do mesmo ano a segunda versão, a Bitcoin 0.2, já seria liberada também. Este ano marcou a primeira transação de moedas feita na história do Bitcoin, entre Nakamoto e Hal Finney. A taxa de câmbio entre a moeda virtual e o dólar foi estabelecida pelo New Liberty Standard como USD 1 = BTC 1.309,03 (isso mesmo, BTC é a abreviação de bitcoin). Lembre-se desse valor ao chegar ao final do texto.

Em 2010, o mercado para esta moeda digital já estava estabelecido e já era possível comprar e vender Bitcoins. A primeira compra real de um produto com a moeda virtual foi feita na Flórida, e consistiu nada mais nada menos do que na compra de uma bela pizza.

Pizza comprada com bitcoin

Primeiro produto real comprado com Bitcoins foi uma deliciosa Pizza, em 2010, na Flórida, pelo programador Lazslo Hanyecz

Crescimento e evolução

Em julho de 2010, a versão Bitcoin 0.3 foi lançada e em novembro o valor total negociado no mercado ultrapassa 1 milhão de dólares (a coisa começa a ficar grande). Dois momentos cruciais em 2010 foram também:

  • Em agosto, uma falha no sistema do Bitcoin foi descoberta e usada para criar 184 bilhões de bitcoins. Foi a primeira grande vulnerabilidade que o sistema enfrentou;
  • Em dezembro, foi lançado o Bitcoind, primeiro aplicativo para transações bitcoin em sistemas mobile.

Se a primeira compra real foi uma pizza, em 2011 um australiano colocou a venda o seu carro por três mil bitcoins e pela primeira vez a moeda virtual alcançou a paridade com o dólar. Daí em diante o crescimento foi vertiginoso. Em 2013, ano do lançamento da versão 0.8, o valor total de mercado do Bitcoin ultrapassou 1 bilhão de dólares e em San Diego, Flórida, o primeiro ATM para Bitcoins foi instalado.

Bitcoin

O Bitcoin evoluiu rapidamente e em 2013 já era amplamente conhecido

Ainda em 2013 foi lançada a Black Friday de Bitcoins, uma Black Friday apenas de transações com a moeda virtual (a primeira foi realizada em 29 de novembro). Outra marca para a popularização da moeda foi a aprovação pela Universidade de Nicósia, no Chipre, de Bitcoins como forma de pagamento das mensalidades escolares.

Nem tudo são flores

Apesar de sua rápida popularização e crescimento acelerado, a história do bitcoin teve percalços importantes. Em 2011, no início do crescimento do bitcoin, foi lançada a Silk Road um mercado de bitcoins para negociação de drogas e produtos ilícitos. Esse mercado paralelo foi fechado em 2013, mas um relatório do FBI vazado em 2012 ressaltava preocupações com o uso da moeda na compra de armas e narcóticos.

Outro golpe duro foi o veto do Banco Central da China em 2013 para que as instituições daquele país realizassem transações com bitcoins. O Baidu, uma das maiores empresas de serviços digitais da china parou de aceitar bitcoins após o veto do Banco Central Chinês.

Apesar dos eventuais usos negativos, o Bitcoin foi regularizado também na Europa e se expandiu para todo o mundo entre 2009 e 2015. A Bitcoin Foundation é responsável por regular e monitorar os mercados de Bitcoin ao redor do mundo.

Casacius

O Bitcoin também começou a ser cunhado fisicamente com o nome de Casacius

Do mundo digital para o mundo real e atualidade

O sucesso do bitcoin foi tanto que ainda em 2011 a moeda extrapolou o mundo digital e começou a ser cunhada de fato. Mike Caldwell foi o primeiro a cunhar bitcoins fisicamente, nomeando-as “Casacius coins“.

No dia da redação deste texto (27/05), 1 bitcoin estava cotado a incríveis R$ 9.238,70 (sim, nove mil e tantos reais!). Em dólar o cotação estava em BTC 1 = USD 2.038,57 (lembra da cotação inicial que você viu no início do texto?). Uma moeda forte, bem forte. Por conta de seu preço salgado, geralmente as negociações são feitas com frações de bitcoins.

Várias empresas e lojas já aceitam bitcoins em suas transações e a moeda tende a se popularizar cada vez mais à medida que vence resistências culturais entre consumidores e empresas. E você? O que achou de conhecer a história do bitcoin?

Para saber mais: The entire history of Bitcoin  e Bitcoin Foundation.

Engenheiro eletro-eletrônico. Apaixonado por eletrônica, programação e ciências em geral. Escritor e redator por paixão à escrita.

Comentários

Mais de Ciência e Tecnologia

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Advertisement

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Subir