Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

bitcoins - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor
A moedas vituais já estão sendo usadas para ajudar instituições após catástrofes, facilitar doações e mudar a vida de pessoas em necessidade.

bitcoin future of money 720x464 - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

Bitcoin, a moeda virtual, vem se tornando um assunto cada vez mais frequente em todo o mundo. Neste ano, houve uma valorização impressionante da criptomoeda, tornando-a um assunto cada vez mais em alta, principalmente aqui no Brasil.

Um dos atrativos dessa forma de monetização é a tecnologia blockchain envolvida em suas transações. Com ela, os registros dessas operações são feitos de forma descentralizada, sem a necessidade de um banco para geri-las, e com isso praticamente impossível de ter seus dados alterados de forma imperceptível.

Mas como essas moedas virtuais podem ser utilizadas de uma forma benéfica, tornando o mundo um lugar melhor? Listamos aqui 6 exemplos claros de que isso é possível. E está mais perto do que se imagina.

bitcoin emerging markets 720x444 - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

Doações digitais para instituições de ajudas humanitárias

As mudanças climáticas infelizmente vêm se tornando mais frequentes em todo o mundo, e uma das grandes consequências disso são catástrofes que acabam surgindo em diferentes países. Elas causam grandes danos, milhares de pessoas acabam se ferindo, muitas morrem, e por isso ajuda é mais do que necessária nessas horas.

Acontece que atualmente, muitas instituições de ajudas humanitárias que tomam a frente dessa missão aceitam doações em bitcoins. Isso faz com que qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo possa doar e ajudar com facilidade e principalmente, rapidez.

Dificultando a ação de criminosos

bitcoin thief 720x405 - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

A tecnologia blockchain ainda é alvo de algumas controvérsias, já que o anonimato das transações acaba facilitando com que as pessoas possam comprar coisas ilegais. Infelizmente esse tipo de coisa também acontece com dinheiro. Mas a tecnologia já está sendo estudada por alguns acadêmicos da área, no intuito de tornar possível trilhar o caminho das negociações e identificar as partes responsáveis, segundo Sarah Meiklejohn.

O artigo também mostra que os pesquisadores já estão encontrando formas de mapear as transações e identificar os endereços de IP associados a elas. Ainda não é um sistema perfeito, mas está caminhando para ser eficaz, tanto que já começa a chamar a atenção do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos.

Fazendo o bem e olhando a quem

Project 256 720x479 - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

Uma das iniciativas mais louváveis no uso de bitcoins para tornar o mundo o lugar melhor é, sem dúvidas, a do Projeto 256. A organização sem fins lucrativos contrata alguns artistas voluntários para fazer um retrato desenhado de pessoas sem-teto nas ruas. Os modelos recebem um aparelho já equipado com uma carteira digital bitcoin.

Cada retrato desenhado ganha um código QR, e é através deles que os transeuntes podem acessar informações adicionais sobre a pessoa que está sendo retratada e até mesmo realizar doações. Essas doações são imediatamente transferidas para os modelos da arte, que são sempre indivíduos que passam necessidades. Não é preciso ter tido contato ou experiência com as bitcoins previamente, os próprios voluntários ensinam tudo o que é preciso fazer.

Facilidade para quem não tem contato com bancos

Segundo o World Economic Forum, mais de dois bilhões de pessoas no mundo não possuem vínculo ou conta em nenhum banco. A maioria delas são mulheres e vivem na África ou na Ásia. O uso de bitcoins nesse quesito seria uma melhora na vida dessas pessoas.

Aparelhos móveis apresentam uma barreira menor a ser quebrada para o contato com a globalização e a economia. A interação e relação com uma instituição bancária financeira pode ser tornar algo muito mais complicado de ser alcançado, até porque em muitos locais sequer existem agências bancárias. Pagamentos e transações com as moedas virtuais são mais fáceis, rápidas e baratas para trabalhadores independentes. Sem contar que facilita o envio de dinheiro entre pessoas que não estão no mesmo país.

Ajudando as mulheres

portraits of afghani women imprisoned for moral crime body image 1431942082 720x480 - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

Como visto, a maioria das pessoas que não têm qualquer relação com bancos é composta por mulheres. Exatamente por isso, as bitcoins já estão sendo utilizadas para ajudar essa população vulnerável a fazer parte da economia global.

Segundo um podcast publicado pela Forbes Unchained, a CEO Roya Mahboob já tem um projeto onde ela paga escritoras afegãs em bitcoins. Isso facilita com que essas mulheres possam não apenas gerar lucros e uma renda própria mas também ter o controle disso.

Lutando contra a hiperinflação

3397290181 fb6d5992f0 z resize md - Bitcoins podem ser usadas para tornar o mundo um lugar melhor

Zimbabwe é um exemplo concreto para o assunto. Por lá já estão sendo utilizadas bitcoins como forma de lidar com uma escassez recente dos dólares americanos. Desde 2009 os dólares americanos são utilizados na economia local para lidar com a inflação do dólar próprio do país.

Agora, muitas pessoas estão investindo nas moedas virtuais, já que elas são relativamente livres de inflações desse nível.

Salvar

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via