Botas VR chegam para aumentar a imersão em Half-Life Alyx e outros games

A Ekto VR desenvolveu um par de botas VR para auxiliar a jogatina em realidade virtual.
JÁ pensou em usar botas VR para se locomover em videogames? Estamos a um passo disso...
Anúncio
Botas VR chegam para aumentar a imersão em Half-Life Alyx e outros games

Óculos de realidade virtual já estão virando um acessório mais acessível para os gamers, mas e se incrementássemos essa experiência com botas VR? Foi isso que os engenheiros da Ekto VR pensaram ao desenvolver um par de botas robóticas para serem usadas nos games.

É comum para muitas pessoas se sentirem enjoadas ao jogarem games em realidade virtual, justamente pelo fator movimento, assim como em jogos em primeira pessoa. O “motion sickness” como é conhecido, acomete grande parte dos jogadores, mas as botas VR prometem sanar esse problema, uma vez que as utilizaremos para nos movimentar sem sair do lugar.

Por mais utópico que possa parecer, a companhia disponibilizou um vídeo para demonstrar a façanha no game Half-Life Alyx, lançado recentemente, e embora seja hipnotizante e aparentemente “perfeito”, o projeto está longe de chegar às prateleiras. A Ekto VR ainda precisa de alguns anos para terminar o aparelho e aperfeiçoá-lo, visto que existem alguns empecilhos para o seu pleno funcionamento.

Por mais que as botas VR estejam cumprindo a sua proposta, de movimentar o jogador no game e fisicamente na vida real sem se locomover realmente, o aparelho é acoplado aos seus pés e pode pesar na movimentação. Isso é um grande problema, pois muitos jogos de realidade virtual necessitam de respostas rápidas por parte de quem joga, seja para escapar de uma perseguição ou reagir a uma ação.

Ademais, as calçados VR fazem com que o jogador fique mais alto, podendo gerar desequilíbrios acidentais. Pense no que poderia acontecer ao levar um susto em um game de terror e cair no chão, sem a possibilidade de se orientar.

Entretanto, as botas VR devem solucionar o motion sickness e garantir, de fato, mais imersão ao jogador. Elas funcionam de um modo bem simples, pois conforme a pessoa empurra o pé para a frente a bota exerce um movimento contrário para trás, reduzindo o espaço físico do local em que nos locomovemos e escalonando para a tela.

As botas VR podem formar um conjunto perfeito com outros aparelhos de realidade virtual
As botas VR adicionam mais um componente para aumentar a imersão em games

Na prática e de acordo com o vídeo isso realmente acontece, e pode ser um ponto positivo para quem não tem muito espaço em casa e não quer sair por ai esbarrando nos móveis ou em sua televisão.

Com a popularização da realidade virtual para games como Beat Saber, Astro Bot: Rescue Mission, Superhot, Resident Evil 7 e o recente Star Wars Squadrons, é possível que outras empresas também comecem a trabalhar nas suas próprias botas VR e tornar esse tipo de produto mais acessível ao consumidor.

Para saber mais sobre calçados de realidade virtual fique ligado no Showmetech.

Fonte: Ekto VR

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter