O primeiro balanço depois da mudança das regras para o envio de e-mails que entrou em vigor no começo deste ano mostra resultados importantes. O Brasil saiu das primeiras posições na lista de países que mais enviam spams, de acordo com as estatísticas da lista CBL (Composite Blocking List), que atualiza diariamente dados referentes a IPs que enviaram spam nos últimos 10 dias.
Em 2009, o Brasil era o primeiro colocado, com mais de um milhão de IPs, que correspondiam a 17% de todos os IPs listados. Hoje, aparece na 12ª posição, com menos de 200 mil IPs, o que representa apenas 2% dos IPs listados.
A melhora da posição do País no ranking é um dos objetivos do programa de Gerência de Porta 25. Lançado pelo Comitê Gestor da Internet em 2005, o programa contempla uma série de acordos que visam a redução de envio de spams.
Uma das ações mais importantes foi implantada em dezembro de 2012 com o bloqueio da principal saída de spams pelas prestadoras de telecomunicações.
“Estamos acompanhando os dados e nos últimos seis meses a evolução foi muito boa, claramente influenciada pela fase final da adoção da medida”, afirmou Henrique Faulhaber, coordenador do Projeto da Gerência de Porta 25.
A expectativa é que o Brasil continue caindo no ranking. Uma ótima notícia para quem vivia com a caixa de entrada do e-mail cheia de mensagens indesejadas! E você, já sentiu diferença na quantidade de spams que recebe ? Deixe seu comentário!
Adicionar Comentário