British Airways bate recorde com o voo subsônico mais rápido entre NY e Londres

British Airways
Com ajuda da tempestade Ciara, Boeing 747 da British Airways fez uma viagem de Nova York para Londres em apenas 04h56

A companhia aérea do Reino Unido, British Airways, bateu um recorde no último domingo (10). A empresa conseguiu realizar o mais rápido voo transatlântico subsônico do mundo. O Boeing 747 partiu de Nova York (Estados Unidos) e chegou a Londres em apenas 04 horas e 56 minutos. Geralmente, uma viagem como essa leva 06h13. 

O Boeing 747 ainda decolou com 17 minutos de atraso e só conseguiu atingir o recorde por conta da tempestade Ciara, que se aproxima do Reino Unido. O Ciara vem com intensidade, provocando ventos de até 140 quilômetros por hora. Mais de 60 voos foram cancelados no domingo e, de acordo com o Instituto Real Meteorológico Belga, há “risco elevado de estragos” no país. 

Tempestade Ciara
Tempestade Ciara pode provocar ventos de até 140 quilômetros por hora

Dois detalhes explicam o recorde da British Airways. Durante o trajeto, o Boeing 747 atingiu uma velocidade máxima de incríveis 1.327 km/h, com relação ao solo. A intensidade do vento da tempestade Ciara também ajudou na velocidade, impulsionando a aeronave. Vale lembrar que outro recorde havia sido feito em janeiro de 2018. Na ocasião, o voo foi concluído em 5h13min. 

“A corrente de ar sobrealimentada também é responsável por alimentar a tempestade Ciara, que trouxe rajadas de vento e ondas enormes ao Reino Unido, Irlanda e outras partes do norte da Europa neste fim de semana. O jato é um ‘rio de ar’ em movimento rápido, alto na atmosfera, em torno da altura que os aviões comerciais voam”

Brandon Miller, meteorologista sênior da CNN. 

Segundo a plataforma Flightradar24, site que monitora voos em tempo real, o Boeing 747 da British Airways chegou às 04h43 no aeroporto de Heathrow, em Londres (1h43 pelo horário de Brasília). Isso significa que avião chegou duas horas antes do que era previsto. Em sua conta no Twitter, a Flightradar24 demonstrou surpresa com o recorde. 

“Se não estamos enganados, a BA [British Airways] conquistou agora o recorde da viagem subsônica mais rápida entre Nova Iorque-Londres”

disse a Flightradar24 em sua conta oficial no Twitter. 
Boeing 747
Boeing 747 da companhia aérea British Airways

Procurada, a British Airways comentou que está sempre priorizando a segurança “frente a recordes de velocidade”. Os pilotos da companhia aérea – altamente treinados – realizaram o máximo para que os passageiros do Boeing 747 chegassem a Londres “à frente do tempo”, completou a empresa. 

De acordo com a CNN, embora a velocidade do voo da British Airways em relação ao solo tenha superado a velocidade do som no ar (1.224 km/h), a aeronave não quebrou a barreira do som, pois estava sendo empurrada pelo ar à sua volta. A barreira do som seria quebrada apenas se a aeronave estivesse mais rápida que a velocidade do som no ar à sua volta.

Fontes: BBC; CNN.


Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter