Conecte-se conosco

Microsoft

Build 2017: conheça tudo o que já foi anunciado pela Microsoft

Com várias novidades para o Windows, o evento agradou não só aos desenvolvedores como também aos fãs da empresa

Microsoft - Build Logo

(Imagem/Reprod.: Concurrency Inc.)

A Microsoft parece mais animada do que nunca: poucos dias depois de anunciar o Surface Laptop e o polêmico Windows 10 S, a companhia sediada em Redmond fechou a segunda keynote da Build 2017, seu evento para desenvolvedores, com uma série de novidades para os fãs – atualizações do Windows, novidades para a Cortana e outras implementações foram anunciadas.

As novidades mais tangíveis mencionadas no evento dizem respeito ao Windows: de acordo com a Microsoft, o SO já roda em 500 milhões de dispositivos e ganhará mais uma atualização em breve. Batizada como ‘Fall Creators Update’, a novidade será um adendo a atualização feita em abril e focará na criação de conteúdo, além de trazer uma nova linguagem de design.

Um design mais consistente

 

Basicamente, o que a Microsoft quer é unificar as suas plataformas e criar um padrão estético para todos os seus produtos, começando pelo Windows na próxima atualização. A empreitada ganhou o nome de Fluent Design e promete ser uma nova vida à antiga Metro UI – inicialmente apresentada no Windows 8 e que vimos crescer gradativamente no Windows 10.

O que isso muda? Bom, bastante coisa. A nova UI é baseada em cinco preceitos gráficos, listados pela Microsoft como: luz, profundidade, movimento, material e escala. Juntos, todos esses parâmetros entregam uma aparência mais intuitiva, bonita e unificada. Com isso, o Fluent Design não é só bonito aos olhos, mas também é prático e funcional – uma resposta à altura do Google e da sua identidade visual.

Surface Laptop

(Imagem/Reprod.: Microsoft)

Pelo que podemos ver nos últimos lançamentos, todos os conceitos do Fluent Design estão sendo realmente aplicados pela empresa. O cuidado é tanto que até o logotipo da companhia, nos dispositivos mais recentes, se encaixa perfeitamente no novo padrão, já percebeu?

Criadores de conteúdo, cheguem mais

 

Também para virem com o próximo update, uma série de funções para consumir e produzir conteúdos foi anunciada: além de termos o iTunes disponível na Loja do Windows até o fim do ano, foi prometido também o Story Remix, um editor de vídeos inteligente que é capaz de criar sozinho os melhores recortes das suas filmagens.

Funciona assim: você filma e captura algumas fotos, adiciona tudo ao vídeo que você quer criar e voilá – com o toque de um botão o Remix faz tudo pra você. É claro que é possível ajustar alguns parâmetros e tudo mais, mas se você não quiser fazer isso, o Windows vai fazer sem te pedir ajuda.

iTunes on Windows

(Imagem/Reprod.: Mobile Syrup)

A Microsoft vem fazendo um enorme esforço para tornar a Loja do Windows o ponto referência para o download de aplicativos. Além de ser mais segura, o ambiente criado pela loja contribui muito para a união de plataformas e para padronizar o visual de novos programas, o que é sempre vantajoso,

Não pare o que você está fazendo

Microsof - Graph

(Imagem/Reprod.: The Verge)

Um dos lançamentos mais bacanas realizados hoje foi Microsoft Graph, que vai funcionar tanto no Windows quanto noutros SOs. Basicamente, ele será como a Continuidade presente no MacOS, permitindo que ações iniciadas em um dispositivo possam se concluídas ou continuadas em outro.

Ao escrever um documento no seu PC, por exemplo, você poderá continuar aquele texto mesmo se sair do computador e for para o seu smartphone ou tablet, independente do sistema operacional que ele executar. É tudo em tempo real e a Cortana é quem faz a transição, perguntando se você quer continuar quer aquela ação num outro aparelho disponível.

A função não estará limitada ao Office, afirmou a Microsoft. Até o momento, a Cortana pode sincronizar a reprodução de vídeos, documentos, páginas da web e até serviços de terceiros entre o seu smartphone e o seu computador. Sempre que trocar de um para o outro, você continua exatamente de onde parou.

Copie e cole tudo em qualquer lugar

Microsoft - Clipboard

(Imagem/Reprod.: The Verge)

Um dos planos do Microsoft Graph é integrar entre vários dispositivos, de várias plataformas, uma só área de transferência. Sendo assim, o ‘copiar e colar’ de todos esses aparelhos vira um só. O que é copiado em algum deles pode ser colado em todos. Uma função bem bacana, não é?.

A função é muito similar ao que o Pushbullet já oferece no Android, mas o real responsável por tudo isso será o teclado Swiftkey, adquirido pela MS em meados do ano passado. Sendo assim, é possível que para ter a função seja necessário instalar o aplicativo.

Uma timeline no Windows

Microsoft - Windows Timeline

(Imagem/Reprod.: The Verge)

Tanto a continuidade quanto o recurso ‘Timeline‘ fazem parte do Microsoft Graph e promovem interações entre o Windows, sistemas móveis e a assistente Cortana. Nesta função em específico, o usuário poderá ‘voltar no tempo’ e conferir, numa espécie de hub, todos os softwares, sites e arquivos que acessou em determinado período do dia, em qualquer dispositivo pareado.

Tudo vai funcionar como um novo multitarefas, a diferença é que em vez de exibir cada coisa num lugar diferente, o Windows vai unir os programas abertos, softwares de outros dispositivos e instâncias da área de trabalho em utilização. Tudo vai ficar numa tela e mais acessível para você.

Novos métodos de entrada

Microsoft - Pen

(Imagem/Reprod.: Digital Trends)

A Microsoft tem investido pesado em novos métodos de entrada, e um dos propósitos do Fluent Design é justamente abranger toques, caneta, gestos, mouse e teclado, praticamente todos os métodos de entrada possíveis atualmente. A nova interface aceita melhor os comandos por meios diferenciados e já é preparada para a realidade mista, que une objetos reais e virtuais num mesmo campo de visão.

Corroborando com isto, as atualizações do Windows 10 irão te permitir desenhar e anotar em qualquer tela do SO, desde que você utilize uma caneta própria para isso, aparentemente. A MS não detalhou muito bem a nova feature, mas espera-se que ela seja muito parecida com o que vemos em phablets e tablets da linha Note, da Samsung.

Cortana

Microsoft - Cortana in a Car

(Imagem/Reprod.: ONMSFT)

Naturalmente, a Cortana está mais inteligente e agora conversa com mais aplicativos de terceiros, mas o que se destacou mesmo durante a apresentação foi vê-la em testes num modo carro, parecido com o Apple CarPlay e o Android Auto. Em parcerias com a Renault, Nissan e a BMW, a assistente deve chegar aos carros com quase todas as funções de seus concorrentes, o que não sabemos com nenhuma certeza é exatamente quando isso vai acontecer.

Novidades para desenvolvedores

Microsoft - Xamarin Live Player

(Imagem/Reprod.: The Verge)

O evento não foi só para nós, meros mortais: os desenvolvedores também tiveram seus interesses abordados e eles falam de um aspecto muito importante para o futuro da Microsoft: a unificação de plataformas. Primeiro mostraram todo o poder do XAML Standard 1.0, que agora tem libraries compatíveis com o Android, iOS e Windows – isso quer dizer que, se antes já era possível usar o .NET Framework para compartilhar códigos entre esses três sistemas, agora é possível compartilhar também o design das interfaces.

Com isso, a MS não só aproxima os devs de si, como ganha alguns pontos na hora de influenciar a criação de aplicativos que vão ser utilizados fora do seu ecossistema. É uma estratégia ambiciosa da empresa e que, se der certo, pode fazer da Apple e do Google, plataformas promissoras para o Windows.

Xamarin Live Player

Xamarin Live Player

(Imagem/Reprod.: Xamarin)

Agora você não precisa mais de um Mac para desenvolver para o iOS: o Xamarin Live Player é uma espécie de add-on do Visual Studio que permite testar, executar e depurar aplicativos do iOS, além de também construí-los em #C. O software é um app instalável em qualquer iPhone e que pode ser acessado via PC, utilizando o próprio aparelho para testar e emular as funcionalidades. Legal né?

Mas e você, o que achou das novidades do evento? Lembre-se de comentar conosco a sua opinião e ficar ligado aqui no Showmetech, amanha tem mais Build 2017 e nós traremos todas as novidades para você!

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Mais de Microsoft

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

Cultura Geek

Tutoriais

Recomendado para você



Subir