Conecte-se conosco
Insider - Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

Computadores

Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

A build 17063, lançada hoje (19), traz a aguardada função Timeline, mudanças visuais e também ajustes para os desenvolvedores

O programa Windows Insider, que antecipa as novidades veremos no Windows 10 em atualizações futuras, acaba de ganhar uma nova build: anunciada hoje (19) pela Microsoft, a versão 17063 chega com novidades para a Cortana, para desenvolvedores e alguns ajustes visuais.

Na parte que interessa aos usuários, o Timeline, recurso que foi anunciado pela empresa há alguns meses, finalmente apareceu funcionando para os Insiders. A Microsoft garante que, com ele, você terá mais controle sobre o seu histórico de atividades durante o dia.

Timeline

f7fe8fcba69fc3c1aa2f0e2f29e176b9 720x480 - Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

O Timeline pode sincronizar as ações dos seus smartphones Android ou iOS, além de vários computadores Windows. Ao acessá-lo, você pode ver os programas em uso (como quem dá um Alt+Tab) e também pode ‘voltar no tempo’, acessando aplicativos exatamente no ponto onde os fechou.

Num exemplo trivial, digamos que você feche o seu navegador com vários sites em execução. Mesmo abrindo o navegador novamente e iniciando outra atividade, você sempre pode acessar o Timeline e reabrir o software da mesma forma como o fechou antes.

Segundo a Microsoft, o recurso já funciona com páginas do navegador Edge, documentos do Office, incluindo o OneNote, além de aplicativos mais simples do Windows 10, como o Clima, Notícias, Esportes e Mapas. Para que o recurso funcione com programas de terceiros, será necessário que os desenvolvedores adaptem seus códigos para o uso do Timeline.

Atividades

8372a37cb2cb41a687dda579968bbcb9 720x536 - Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

A Microsoft explica que o Timeline funciona a base de Atividades. As atividades, por sua vez, são fruto do contexto entre um programa e um arquivo. Sempre que o programa é fechado, o Timeline memoriza o que estava sendo executado, salva os arquivos da forma como estão, e passa a exibir aquela atividade como um card em sua interface.

Ao clicar no card, tcharam! Tudo está de volta.

70d80dc78ced7ae42a3a8dd3ed1811e2 720x458 - Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

Os usuários que quiserem personalizar as suas linhas do tempo, poderão escolher quais dispositivos desejam sincronizar, quais programas devem aparecer no Timeline e até mesmo qual das contas Microsoft cadastradas serão utilizadas no serviço. É importante notar que, para funcionar entre vários computadores, o Timeline exigirá uma conta hotmail comum a estes aparelhos.

Dentre as demais mudanças que envolvem o recurso, a Cortana será capaz de sugerir atividades de outros dispositivos, e a chamada ‘Visão de Tarefas‘, que aparece ao pressionar a tecla do Windows e o botão Tab, também exibirá suas atividades mais recentes.

Sets

Disponível para alguns Insiders, apenas, o Sets é um recurso inédito anunciado para o Windows 10. De acordo com o que promete a Microsoft, ele permitirá que diferentes ações sejam realizadas num só aplicativo.

Digamos que você esteja com um documento aberto no Word, por exemplo. Caso você precise utilizar informações de um outro arquivo, será possível abrir uma segunda aba no próprio Word, procurar no armazenamento do PC, na web ou até em outros softwares, e então adicionar o arquivo desejado ao seu documento atual.

Ainda segundo a empresa, a funcionalidade se manterá restrita a alguns testadores por motivos de pesquisa. A Microsoft quer ver quantos utilizarão o recurso e como ele será útil em certas situações.

Cortana

fb747bc793f3658bd9f1f01d4dfc87c4 720x382 - Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

Em sua versão em inglês, a Cortana passa a suportar músicas, podendo reproduzir faixas e playlists do Spotify. Para fazer o recurso funcionar, basta chamá-la com um ‘Hey, Cortana‘, e dar comandos como ‘Toque músicas de natal no Spotify’. É importante lembrar que os comandos só funcionam em inglês.

A assistente virtual também está mais organizada, agora unindo listas e coleções numa só seção. O caderno da Cortana, parte que mostra as anotações e lembretes da assistente, é onde se encontra a maior parte das atualizações.

Mudanças visuais e mais

Um dos alicerces do novo Windows 10 será o Fluent Design, conceito que pretende unir o visual de diferentes softwares do sistema. Aplicativos como a Calculadora e o Bloco de Notas, que até então são bem diferentes, ganharão interfaces translúcidas e com uma só aparência.

Por enquanto, a Microsoft tem adotado o seu novo design gradativamente. A atualização lançada hoje traz o Fluent Design, como é chamado, para as interfaces do Menu Iniciar e da Central de Ações, que fica acessível no canto inferior direito da barra de tarefas.

d6f72640ab53b75d93ecc0c0e9382683 720x465 - Nova build do Windows 10 Insider Preview traz Timeline e novos recursos

A tela de Configurações também mudou: agora, as seções de configuração estão mais divididas, exibindo opções que, até então, estavam dentro de outros ajustes. O menu hambúrguer localizado à esquerda das configurações também foi mudado, ganhando a mesma aparência translúcida do Fluent Design.

Embora estas sejam as principais mudanças da nova build, sempre há diversos ajustes debaixo do capô: para os desenvolvedores, a Microsoft trouxe novos recursos para o subsistema do Windows para Linux.

Em sua página dedicada ao anúncio da atualização, a empresa detalha todas as mudanças feitas internamente, bem como os bugs já conhecidos desta nova versão.

 

Continue lendo
Advertisement

19 anos, brasiliense, acadêmico de Direito e apaixonado por tecnologia, informação e entretenimento.

Comentários

Dica

Advertisement

Mais Lidas

Reviews

IMG 20180104 150731762 HDR - Review - Samsung Galaxy J5 Pro

Reviews

Review – Samsung Galaxy J5 Pro

Por 11 de Fevereiro de 2018
Review - Review HyperX Alloy Elite

Computadores

Review HyperX Alloy Elite

Por 10 de Fevereiro de 2018

Cultura Geek

Tutoriais

Advertisement
Subir